Inglaterra

Sterling é escanteado por Enzo Maresca e cria crise precoce no Chelsea

Atacante foi barrado por Enzo Maresca da estreia do Chelsea na Premier League e ficou na bronca com o técnico

A temporada mal começou e o Chelsea já vive sua primeira crise. Raheem Sterling foi escanteado por Enzo Maresca na estreia da Premier League 2024/25 e cobrou um posicionamento mais claro do técnico dos Blues.

O atacante sequer foi relacionado pelo italiano na derrota para o Manchester City por 2 a 0, neste domingo (18), em Stamford Bridge. A ausência do inglês de 29 anos não foi bem aceita e colocou seu futuro no Chelsea em dúvida.

Em contato com o The Athletic, o staff de Sterling revelou sua surpresa com a escolha de Maresca deixar o jogador de fora da lista dos 20 convocados dos Blues para a partida, apesar da boa pré-temporada:

Ele (Raheem Sterling) está empenhado, como sempre, em entregar ao mais alto nível ao Chelsea e os torcedores — que ele tem em alta conta — e dada a sua inclusão no material oficial pré-jogo do clube esta semana, nossa expectativa era que Raheem estivesse envolvido no jogo deste fim de semana de alguma forma. Sempre tivemos um diálogo positivo e garantias do Chelsea em relação ao futuro de Raheem no clube, por isso esperamos obter clareza sobre a situação

Contratado em 2022 junto aos Citizens por 47,5 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões à época), Raheem Sterling tem contrato com o Chelsea por mais três temporadas. Contudo, esse imbróglio criou um mal-estar com o recém-chegado treinador.

Por que Maresca não relacionou Sterling no Chelsea?

Os pontas titulares do Chelsea no jogo contra o Manchester City foram Cole Palmer e Christopher Nkunku. No banco, Enzo Maresca tinha à disposição Mykhailo Mudryk, Noni Madueke e Pedro Neto — esse último sendo reforço vindo junto ao Wolverhampton.

Aqui cabe ressaltar que Raheem Sterling jogou todos os seis amistosos preparatórios dos Blues antes do pontapé oficial da temporada. Outro detalhe é que o atacante não está lesionado e poderia ser pelo menos opção frente aos Citizens.

Em meio a esse cenário, a pergunta que não quer calar é: por que Maresca deixou Sterling de fora do Chelsea? O próprio treinador italiano esclareceu essa dúvida em coletiva pós-jogo, deixando claro que foi uma decisão técnica:

Foi apenas uma escolha tática, nada mais a declarar. Treinadores são pagos para tomar decisões, e às vezes os jogadores não gostam.

Elenco inchado é um problema

Maresca admitiu que o elenco inchado do Chelsea é um problema, o que deixa o futuro de Sterling ainda mais incerto. Após investir mais de R$ 1 bilhão em reforços nesta janela de transferências, os Blues contam com mais de 43 jogadores no time principal.

Foto: (Imago) - Enzo Maresca, técnico do Chelsea
Foto: (Imago) – Enzo Maresca reconhece o excesso de jogadores no elenco do Chelsea

Na Premier League, por exemplo, apenas 25 atletas podem ser inscritos no campeonato — sendo oito deles formados na Inglaterra. Há exceção para jogadores de 21 anos ou menos no início da temporada e que sejam formados no clube.

Esse não é o caso do atacante ex-seleção inglesa. Contra os Citizens, o treinador italiano também deixou de convocar Connor Gallagher e Ben Chilwell, ambos fora dos planos de Enzo Maresca no Chelsea de 2024/25.

Resta saber se Raheem Sterling também será negociado. Na última temporada, o atacante disputou 43 jogos com Mauricio Pochettino. Recentemente, o jogador de 29 anos expressou seu sonho de voltar a ser chamado pela seleção inglesa.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo