Inglaterra

Rooney ainda não venceu no Birmingham e time caiu de 6º para 18º na 2ª divisão inglesa

Ainda querendo deslanchar na carreira, Rooney começou mal no Birmingham: quatro derrotas e um empate em cinco jogos

O técnico Wayne Rooney assumiu o Birmingham City em um momento oportuno e comum para troca de treinadores: a Data Fifa. Em 9 de outubro, John Eustace foi demitido e, dois dias depois, Wayne Rooney foi anunciado, tendo pouco menos de duas semanas para os primeiros treinos antes de estrear na Championship, a segunda divisão inglesa. Porém, o resultado que tinha com o treinador anterior, não se manteve com o ex-capitão da Seleção Inglesa, que ainda não venceu após um mês no cargo.

No último sábado (11), quando completou 30 dias no cargo, Rooney comandou os Blues pela quinta vez e foi derrotado, fora de casa, para o Sunderland por 3 x 1. Antes disso, havia sido superado pelo mesmo placar pelo Southampton, por 2 x 0 para o Hull City (no St Andrew's Stadium) e 1 x 0, na estreia, para o Middlesbrough. O único empate aconteceu após abrir dois gols de vantagem e deixar o Ipswich, uma das sensações da segundona inglesa, igualar o marcador.

Quando assumiu o clube, o técnico inglês encontrou a equipe na sexta colocação com 18 pontos, vindo de bom início na Championship – levando em conta o contexto de um time há 13 temporadas na segunda divisão e por vezes lutando para não cair para terceira. Naquele momento eram cinco vitórias, três empates e três derrotas.

Agora, o Birmingham é o 18º colocado, com 19 pontos, a sete do G6 (que garante vaga nos playoffs para o acesso), distância quase igual para o Z3, que é de oito.

À época da troca, o clube justificou a interrupção do trabalho de 15 meses de Eustace, que culminou apenas em uma briga na parte debaixo da tabela da Championship na última temporada, como uma forma de “implementar uma mentalidade vencedora”

– É essencial que o Conselho de Administração e a gestão do futebol estejam totalmente alinhados na importância de implementar uma mentalidade vencedora e uma cultura de ambição em todo o clube de futebol. Com isso em mente, o Birmingham City separou-se do treinador principal, John Eustace.

Quem melhor poderia representar uma “mentalidade vencedora e cultura ambiciosa” do que Rooney, maior artilheiro da história do Manchester United e segundo maior da Seleção Inglesa, além dos ex-jogadores vencedores presentes em sua comissão técnica: Ashley Cole e John O'Shea.

– Wayne é um vencedor nato. Acreditamos que, com o apoio de sua comissão técnica, do clube e de nossos torcedores, ele levará os Blues adiante na próxima etapa de nossa jornada. A sua filosofia de jogo ajudará a concretizar as ambições que estabelecemos para o Birmingham City – confirmou a busca por um “vencedor” o coproprietário e presidente do conselho do Birmingham, Tom Wagner.

Mas não é um mês que um clube, por seguintes temporadas lutando pelo rebaixamento, conseguiria mudar a mentalidade. Agora, Rooney terá uma nova parada para Data Fifa e, quando retornar em 25 de outubro, terá o lanterna Sheffield Wednesday, em casa, para enfim conquistar a primeira vitória do novo técnico.

Leicester e Ipswich sobram na 2ª divisão inglesa

Em 16 rodadas da segunda divisão inglesa na temporada 2023/24, duas equipes sobram completamente e dividem a ponta da tabela com a mesma pontuação: Leicester e Ipswich, ambos com 39 pontos. Os Foxes, recém-rebaixados da Premier League, lideram pela vantagem no saldo de gols (19 a 15) e tem campanha com 13 vitórias e três derrotas.

O modesto Ipswich, campeão inglês em 1961/62 e da Copa da UEFA em 1980/81, é a surpresa da competição. Treinados pelo jovem Kieran McKenna, os Tractor Boys (como é conhecido o clube pela relação da cidade com o setor agrícola) participaram da Premier League apenas cinco vezes, sendo a última na temporada 2001/02. A melhor campanha nesta era moderna da liga foi em 2000/01, quando terminaram em quinto. Diferente do Leicester, a equipe perdeu uma só vez, empatou três e venceu 12.

Atrás dos líderes isolados está o Leeds, com 31 pontos, seguido de perto pelo Southampton – ambos vindos da Premier League.

Rooney ainda tenta decolar na carreira como técnico

Técnico desde o período que ainda divida a função como jogador no Derby County, a partir da temporada 2020/21, Rooney conseguiu livrar a equipe do rebaixamento à terceira divisão na primeira temporada, mas não aguentaria os 21 pontos negativos que iniciou em 2021/22 e se demitiu do cargo após a queda da Championship para League One.

Nesse primeiro trabalho à beira do campo, o inglês mostrou personalidade, liderança e deu um ânimo no clube, que superou os 21 pontos negativos para terminar com 34 de pontuação – apenas sete atrás do Reading, primeiro time fora do Z3 da segunda divisão inglesa. Ele ainda deu uma prova gigante de lealdade ao rejeitar uma entrevista para ser treinador no Everton.

A saída era inevitável e o próximo projeto foi no DC United, onde havia atuado anos antes como jogador. Porém, a passagem como técnico nos Estados Unidos foi de pouco brilho. Em 15 meses, o time da capital dos EUA não se classificou para os playoffs da Major League Soccer, terminando na lanterna em 2022 e como o quarto pior na Conferência Leste nesta temporada.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo