Ao assumir o Birmingham, Wayne Rooney desafia estatística da Premier League
Aos 37 anos, Rooney terá a sua segunda oportunidade como técnico na Inglaterra e tentará ser um dos raros ingleses a chegar à Premier League

Wayne Rooney está de volta à Inglaterra. Aos 37 anos, ele foi confirmado como treinador do Birmingham City, na Championship, segunda divisão inglesa, com contrato de três anos e meio até junho de 2027. Ele chega para substituir John Eustace, demitido na segunda-feira. Será a sua segunda chance como técnico na Inglaterra na carreira, depois de iniciar a carreira, ainda como jogador, no Derby County. Seus desafios passam por conseguir subir o time para a Premier League. Além disso, tentará ser um técnico inglês a trabalhar na Premier League, o que é uma minoria atualmente.
A Premier League é badalada como a melhor liga do mundo, com muitas razões. Apesar do alto nível técnico, quando se fala em treinadores ingleses, porém, eles são raros mesmo na liga local. São apenas cinco ingleses entre os 20 técnicos da Premier League e quase sempre nos times menores ou mais fracos.
Os cinco técnicos ingleses que dirigem equipe na Premier League são: Roy Hodgson, do Crystal Palace; Sean Dyche, do Everton; Eddie Howe, do Newcastle; Paul Heckingbottom, do Sheffield United; e Gary O’Neil, do Wolverhampton. Deste, o maior destaque é Eddie Howe, que comanda uma equipe que chegou à Champions League após a ótima campanha na temporada passada.
Na Championship, Rooney será o 12º técnico inglês entre os 24 clubes participantes (sendo um deles interino). É uma proporção muito maior que a Premier League, mas também mostra o quanto o espaço do treinador inglês tem sido complicado. Os que conseguem chegar à Premier League, de maneira geral, são técnicos que sobem das divisões inferiores com seus times, o que pode ser o caso de Rooney — e é o objetivo do clube.
CEO do Birmingham: “Quando a oportunidade se apresenta, você age”
“Wayne é um vencedor nato. Acreditamos, com o apoio da sua comissão técnica, do clube e dos nossos torcedores, ele levará os Blues adiante no próximo estágio da nossa jornada. Sua filosofia de jogo irá ajudar a realizar as ambições que estabelecemos para o Birmingham City”, afirmou o coproprietário e presidente do conselho do Birmingham, Tom Wagner.
“Wayne está se preparando para uma oportunidade como essa desde que ele embarcou em sua educação como técnico ainda como jogador do Manchester United. Ele e sua comissão técnica dão suporte total à diretoria e a todo mundo no clube”, continuou Wagner.
“Estamos incrivelmente empolgados pela chegada de Wayne. Quando a oportunidade se apresenta para escolher um treinador que compartilhe sua ambição e seja ao mesmo tempo um estudante e um grande jogador, então você age. Isto é o que fizemos”, afirmou o CEO do Birmingham, Garry Cook.
“Estamos confiantes que, com essa escolha, apoiada pela sua comissão técnica escolhida a dedo, irá culminar em um time jovem, com mentalidade ofensiva que irá empolgar nossos torcedores. O momento da contratação irá permitir a Wayne avaliar os jogadores e trabalhar com Craig Gardner nas necessidades de recrutamento do elenco parta a janela de transferências de janeiro e do verão (europeu, em julho do próximo ano). Este é um movimento definidor do clube”.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Rooney: “Construí minha carreira para me preparar para estar oportunidade”
“Estou absolutamente encantado por vir para o Birmingham City em um momento tão emocionante. Está muito claro que eles têm um plano e estão comprometidos em realizar a sua ambição pelo clube. Estamos totalmente alinhados no que esperar. Eu tenho construído a minha carreira como técnico, me colocando em ambientes desafiadores, para me preparar para esta oportunidade. É um projeto que nos dá um senso de propósito e mal posso esperar para começar”, disse o jogador.
“Temos alguns jogadores jovens empolgantes no elenco e alguns que ainda estão para chegar ao time principal, junto com uma base de profissionais experientes. Eu tenho um caminho claro que eu quero que o time jogue e minha comissão técnica e eu trabalharemos duro para implantá-la. Iremos criar uma cultura vencedora aqui com uma identidade que faça os torcedores dos Blues ficarem empolgados”.
“Joguei no St. Andrew’s e os torcedores do Birmingham City são sempre barulhentos e apaixonados pelo seu time. Foi um lugar realmente difícil de vir como adversário e agora terei a experiência de como é ter isso a favor. Meu trabalho é elevar o clube ao próximo nível e mal posso esperar para começar. Eu sei quais são as expectativas e nosso trabalho é entregar isso”, finalizou Rooney.
Birmingham está em boa posição na tabela
Wayne Rooney assume um time que está em uma boa posição. O Birmingham está em sexto lugar, com 18 pontos, na zona de classificação aos playoffs da Championship. O líder, Leicester, tem 30 pontos, enquanto o segundo colocado é o Ipswich Town, com 28. Os dois têm uma distância grande para o terceiro colocado, Preston North End, que tem 20 pontos.
A janela de jogos internacionais, a popular data Fifa, será um tempo usado por Rooney para treinar e conhecer bem o time antes do próximo jogo. O Birmingham volta a campo no dia 21 de outubro, quando enfrentará o Middlesbrough, no Riverside Stadium, casa do adversário. O Middlesbrough vem de cinco vitórias seguidas e embalado. O primeiro jogo de Rooney como técnico do Birmingham em casa será no dia 25 de outubro, uma quarta-feira, quando o time receberá o Hull City.
O Birmingham tem um time com média de idade de 25,5 anos. Tem alguns jogadores jovens importantes, como o centroavante Jay Stansfield, de 20 anos, que tem três gols. Outros destaques são mais experientes, como Siriki Dembélé, escocês de 27 anos que atua na ponta esquerda, tem três gols, e o meia ofensivo Koji Miyoshi, japonês de 26 anos, além do meio-campista e líder do time, Gary Gardner, de 31 anos.