Após deixar DC United, Wayne Rooney deve assumir o Birmingham na segundona inglesa
Wayne Rooney deixou o cargo de treinador do DC United, da MLS, após não se classificar para os playoffs da competição
Wayne Rooney está prestes a retornar à Inglaterra como técnico. Aos 37 anos, o ex-capitão da seleção inglesa e jovem treinador é o principal favorito a assumir o Birmingham City. O astro inglês está em negociações com o clube após a demissão de John Eustace, em decisão anunciada nesta segunda-feira (9).
A saída de Rooney do DC United foi anunciada no sábado, após o clube ser eliminado e não ter mais chance de classificação aos playoffs da MLS. Contratado em julho de 2022, o inglês teve um desempenho apenas razoável. Somando todas as competições, foram 53 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 26 derrotas. O DC United ficou fora dos playoffs pelo quarto ano seguido, mesmo vencendo o jogo contra o New York City no último sábado.
“Fiz tudo que podia para colocar este clube nos playoffs. Não foi só uma coisa que aconteceu. Foi questão de timing”, afirmou Rooney após confirmar sua saída. “Falamos com Wayne e concordamos que é o melhor para nós nos separarmos neste momento”, disse Jason Levien, CEO e copresidente do DC United.
Os rumores fortes no Birmingham também acontecem porque estamos em um momento clássico de mudança de técnico: a parada para jogos internacionais, que nos acostumamos a chamar de data Fifa. Enquanto o DC United já acabou o seu calendário, o Birmingham só voltará a jogar no dia 21 de outubro, após essa parada. É um tempo para o novo técnico chegar e se ambientar.
Donos americanos que podem influenciar chegada de Rooney
O Birmingham recentemente recebeu investimentos da empresa americana Shelby Companies, que se tornou sócia e dona de 45,64% das ações da empresa que controla o Birmingham. Os donos do clube são a Knghthead, empresa da qual a Shelby Companies é subsidiária.
Entre as novidades trazidas pelos americanos está a participação de Tom Brady, astro da NFL recentemente aposentado. O ex-jogador de futebol americano, que é uma marca gigantesca por si só, levará a sua experiência em uma espécie de cargo consultivo no clube inglês. A presença dos americanos pode ajudar a explicar todo esse processo de mudança, já que os novos donos assumiram em agosto e não trocaram o técnico. Os novos donos podem querer deixar a sua marca com um técnico escolhido por essa nova gestão. E isso vem sendo cozinhado há tempos.
Os rumores sobre a contratação de Rooney já existiam mesmo antes da sua saída do DC United. Tanto que o treinador foi perguntado sobre isso na sua coletiva em que anunciou a saída. “O que vem pela frente eu não sei. Eu vi matérias na imprensa. Eu voltarei sem nada acertado”, respondeu Rooney, sem responder muito sobre o rumor. “Gostei do meu tempo aqui. Irá me ajudar muito seguindo adiante como técnico. Quero dizer a todos envolvidos, clube, funcionários, jogadores, que sou grato e desejo nada além de sucesso no futuro”.
O Birmingham está em sexto na Championship, segunda divisão inglesa, depois de um bom início de temporada. Em 11 jogos, foram cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas, o que é uma campanha razoável e que mantém o time na zona de classificação aos playoffs neste momento. Inclusive tinha vencido os dois últimos jogos, contra Huddersfield Town (4 a 1) e West Bromwich (3 a 1). Mas isso não foi o bastante para manter o técnico John Eustace.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o clube diz que “é essencial que a diretoria e a gestão do técnico estejam totalmente alinhada com a importância de implementar uma mentalidade vencedora e a cultura de ambição em todo o clube de futebol”. Algo um tanto genérico para se falar sobre um técnico, convenhamos.
E o texto continua: “Com isso em mente, o Birmingham City se separa hoje do técnico John Eustace. Durante o seu tempo em St. Andrew’s, ele galvanizou o elenco para entregar um número memorável de momentos em circunstâncias difíceis. O clube quer agradecer John por sua contribuição. Sua dedicação e ética de trabalho foi evidente em seu tempo aqui e ele sempre será bem-vindo a St. Andrew’s”.
O próprio Eustace já está especulado em outro lugar: no Rangers, que está sem técnico após a demissão de Michael Beale menos de um ano após assumir o cargo. O Rangers perdeu do Aberdeen, em casa, e ficou a sete pontos do Celtic, o principal candidato na disputa pelo título.