O que o Birmingham espera ganhar com Tom Brady como um dos donos
Um dos maiores nomes da história do esporte, a lenda da NFL Tom Brady levará muita mídia ao Birmingham e o clube espera capitalizar nisso e no seu conhecimento em outras áreas também

Um dos maiores jogadores da NFL de todos os tempos, Tom Brady, se tornou sócio minoritário do Birmingham City, clube da segunda divisão inglesa. Vencedor de sete Super Bowls na carreira, o lendário jogador do New England Patriots e Tamba Bay Buccaneers fará parte da invasão americana a clubes da Europa, algo que tem sido cada vez mais constante.
Brady se aposentou da NFL em 2022, depois de incríveis 23 anos jogando profissionalmente. Nascido em Junipero, na Califórnia, fez a faculdade em Michigan e foi apenas a 199ª escolha no draft de 2000. O time que o escolheu, New England Patriots, se tornou o maior vencedor da história da liga, com seis títulos. Ele defendeu a equipe de 2000 até 2019.
Brady ainda conquistaria outro troféu da NFL em 2020, já atuando pelo Tampa Bay Buccaneers. Ele jogou três temporadas pela franquia da Flórida até se aposentar em 2022 como um dos maiores atletas de todos os tempos. Com esse tamanho e esse currículo, é de se imaginar que a sua chegada cause mesmo um impacto, no mínimo midiático. E o Birmingham contará com isso.
A Knighthead se tornou oficialmente dona do Birmingham em julho, depois de um acordo para a compra ser aprovado ainda em junho. Ao assumirem os Blues, o co-fundador e co-CEO da Knighthead, Tom Wagner, afirmou que sua empresa irá trabalhar em melhorias no estádio do clube, o St. Andrew’s, assim como nas instalações dos times feminino e de categorias de base.
Uma das promessas era trazer profissionais de diversas áreas esportivas para levarem seu expertise para o Birmingham. Tom Brady oferece uma oportunidade única nesse sentido: é extremamente midiático, o que causará impacto em todo o mundo, e também leva o que ele acumulou de conhecimento que pode ser de fato bastante útil. Além, é claro, de ser uma imensa oportunidade comercial que o Birmingham certamente tentará capitalizar – e Tom Brady também, claro, como um dos donos do clube.
Brady mandou mensagem empolgada aos torcedores
No anúncio que se tornou parte do Birmingham como um dos donos, Tom Brady deu uma declaração bastante animadora para os torcedores. Falou sobre o que ele pode levar ao clube e ressaltou algo que ninguém pode negar que ele tenha: mentalidade vencedora.
“Estou oficialmente no Birmingham no Birmingham City Football Club. E talvez você esteja perguntando: ‘O que você sabe sobre futebol inglês, Tom?’. Bem, vamos apenas dizer que eu tenho muito a aprender. Mas eu sei algumas coisas sobre vencer. E acho que elas podem ser traduzidas muito bem”, disse Brady.
“Eu sei que sucesso começa quando com o trabalho quando o mundo não está vendo. Eu sei que um time não é nada sem a cidade que aparece e apoia. E mais importante, eu sei que gosto de ser uma zebra”.
“O caminho tem sido longo para o Birmingham, mas esses torcedores nunca pararam de acreditar. Temos uma música que diz que não importa o que aconteça, você continua em frente no caminho. E eu estarei nesse caminho com vocês. Vejo vocês no St. Andrews em breve. É hora de trabalhar. Vamos nessa”.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Qual será o papel de Tom Brady no Birmingham?
Brady recentemente se tornou parceiro da Knighthead Capital Management LLC, empresa que comprou o Birmingham em julho. Assim, ele se torna presidente do Conselho Consultivo do clube. É claro que tem toda essa coisa de mentalidade vencedora, mas na prática, Tom Brady tem investido muito tempo e dinheiro em outros aspectos que deve levar para o clube inglês.
Nesse papel, Brady irá, nas palavras do comunicado divulgado, “trabalhar diretamente com a diretoria do clube e membros da liderança do Birmingham City Football Club”. Segundo informado pelo Birmingham, Brady irá trabalhar “em esforços globais de marketing e na identificação de novas oportunidades comerciais”.
“O Birmingham City é um clube icônico com muita história e paixão e ser parte dos Blues é realmente uma honra para mim. Birmingham City Football Club é construído com trabalho em equipe e determinação e estou empolgado em trabalhar junto com a diretoria, a gestão e os jogadores para tornar nosso segundo clube na cidade não ser segundo de ninguém”, continuou Brady. “Eu fiz parte de times incríveis na minha época e estou ansioso para aplicar a minha perspectiva para criar o mesmo sucesso aqui em Birmingham”.
“Tom Brady se juntar ao Birmingham City é uma declaração de intenções”, afirmou Tom Wagner, cofundador e co-CEO da Knighthead, que exerce o cargo de presidente da diretoria do clube. “Estamos colocando a barra em nível mundial. Tom está tanto investindo quando comprometendo seu tempo e enorme experiência. Como presidente do Conselho Consultivo, Tom terá um impacto direto no clube. O time masculino, feminino e as categorias de base irão se beneficiar do seu conhecimento”.
O ponto chave vem a seguir. Um dos aspectos que Brady mais ressaltou na metade final da sua carreira foi o quanto a nutrição, saúde e bem-estar tiveram um papel no seu desempenho esportivo. Ele era famoso por ter dietas bastante restritas e que focavam em ser saudáveis e que pudessem potencializar o seu desempenho esportivo. Algo que ele trabalhava muito nas franquias que jogou. E que agora levará ao futebol.
“O objetivo que Tom se comprometeu é fazer do Birmingham City um líder respeitado em nutrição, saúde, bem-estar e recuperação no mundo do futebol. Um compromisso com os torcedores dos Blues na segunda, dia 8 de maio de 2023, em trazer especialistas do mundo do esporte e do futebol para o time, colocando no lugar os alicerces para o futuro”.
“Como Garry Cook como CEO, Hope Powell como diretora técnica do feminino, e agora Tom Brady, nós começamos com um início rápido. Sucesso não vem do dia para a noite. Leva tempo. Mas quando você tem grandes líderes no lugar, isso se torna possível”, finalizou Wagner.
Qual é a situação do Birmingham City atualmente?
O Birmingham foi rebaixado da Premier League em 2011. Desde então, joga a segunda divisão e tenta voltar ao primeiro nível do futebol do país. É o clube há mais tempo na segunda divisão atualmente. E os resultados nos últimos anos não foram bons, com o time mais perto do descenso à terceira divisão do que de um acesso à primeira.
Depois de cair na temporada 2010/11, o Birmingham conseguiu um quarto lugar na sua primeira temporada na Championship, em 2011/12. Foi o melhor resultado da equipe até aqui. Naquele ano, o time foi aos playoffs (dois times sobem direto e do terceiro ao sexto disputam um playoff pela terceira vaga), mas acabou eliminado na semifinal para o Blackpool.
Depois disso, ficou perto do rebaixamento algumas vezes. Na temporada 2013/14, por exemplo, terminou em 21º (de 24 clubes) e só escapou do descenso pelo saldo de gols, graças a um gol agônico de Paul Caddis na última rodada contra o Bolton, que garantiu o empate.
Desde a temporada 2016/17, o clube não ficou acima da 17ª posição na segunda divisão, sendo que ficou em 20º duas vezes. Na temporada passada, 2022/23, terminou em 17º, nove pontos acima da zona do rebaixamento.
Para piorar isso, o grande rival da cidade, o Aston Villa, está na Premier League e terminou a temporada de forma empolgante, se classificando à Conference League. Além disso, tem feito contratações interessantes e monta um time forte. Como toda rivalidade é também um motor, os torcedores do Birmingham esperam que o time melhore e alcance o rival, que parece estar muitos níveis acima.
Quando começa a temporada do Birmingham City?
A temporada 2023/24 do Birmingham começa no próximo sábado (5), quando o time visita o Swansea, na primeira rodada da Championship. Será o 13º ano consecutivo do time na segunda divisão. Será a segunda temporada sob o comando do jovem técnico John Eustace, de 43 anos.
Brady não é o primeiro jogador da NFL a investir no futebol inglês
Uma estrela da NFL investir no futebol inglês não é uma novidade. Antes de Brady se tornar investidor do Birmingham City, o JJ Watt, defensive end que jogou por Houston Texans e Arizona Cardinals, se tornou investidor do Burnley, clube que garantiu acesso na última temporada para a Premier League. O ex-jogador da NFL, de 34 anos, estava presidente no estádio no dia da celebração do título.
Brady tem feito outros investimentos relacionados a esportes
A relação entre Tom Brady e a Knighthead não é nova. Em 2022, Brady se juntou aos donos da Knighthead em um grupo que comprou um time de Pickleball (um esporte que virou moda nos Estados Unidos e que mistura tênis, ping-pong e badminton) e que joga a principal competição do país da modalidade, a Major League Pickleball.
Em março deste ano, 2023, a empresa de roupas de Tom Brady se tornou parceria da equipe Heartz Team JOTA, da WEC (World Endurance Championship), uma das principais categorias de automobilismo do mundo, que faz provas de resistência, como, por exemplo, a mais famosa delas, as 24 horas de Le Mans.