Guardiola recebe pior notícia possível sobre lesão de Rodri no Manchester City
Um dos alicerces do Manchester City de Pep Guardiola, Rodri machucou o joelho no jogo contra o Arsenal, pela Premier League
Após se machucar ainda no 1º tempo do empate entre Manchester City e Arsenal por 2 a 2, no Etihad Stadium, pela 5ª rodada da Premier League, Rodri proporcionou a pior notícia possível para Pep Guardiola.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Segundo a ESPN, exames detectaram a ruptura do ligamento cruzado do joelho direito do volante, que agora deve passar por cirurgia. Com isso, a tendência é que o espanhol de 28 anos perca o restante da temporada nos Citizens.
No último domingo (22), Rodri desabou no gramado levando as mãos ao joelho e precisou ser substituído aos 21 minutos. No lance, o volante espanhol tropeçou e caiu no chão enquanto perseguia Thomas Partey em um escanteio.
A avaliação médica do Manchester City determinou a gravidade da lesão, mas novos exames serão realizados em Barcelona. Ainda não há uma previsão oficial para o retorno de Rodri, porém, fontes ligadas aos Citizens acreditam que ele não deve mais jogar em 2024/25.
No momento da contusão, o volante saiu de campo caminhando acompanhado por dois membros do departamento médico do Manchester City. Mateo Kovacic foi o substituto do espanhol na partida contra os Gunners.
Fato é que a ausência de Rodri é um verdadeiro pesadelo para o técnico do Manchester City. O volante espanhol é um dos alicerces dos Citizens nas últimas temporadas — e substituí-lo é uma tarefa praticamente impossível.
Quão importante Rodri é para o Manchester City?
Quando se pensa em Manchester City, talvez as primeiras figuras que venham a sua mente são Kevin De Bruyne ou Erling Haaland, protagonistas com Pep Guardiola. Entretanto, Rodri é ainda mais importante para os Citizens.
O primeiro volante é responsável por iniciar a transição da defesa para o ataque, passando a bola com qualidade de um setor para o outro. Mais do que isso, o espanhol é um exímio defensor quando o Manchester City não tem a bola.
Rodri fala sobre disputa com Vini Jr pela Bola de Ouro e cita Xavi e Iniesta
Para ter uma ideia do quão essencial Rodri é para os Citizens, ele alcançou um recorde na história do futebol de clubes. O volante espanhol teve uma sequência de 74 jogos de invencibilidade quando esteve em campo pelo Manchester City.
Segundo a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), Rodri ultrapassou as marcas de Paolo Maldini e Demetrio Albertini — ambos do Milan — que ficaram 73 partidas consecutivas sem derrotas.
A série invicta do volante espanhol nos Citizens se encerrou na final da Copa da Inglaterra de 2023/24, quando o Manchester United ficou com o título ao vencer Guardiola e companhia por 2 a 1, em Wembley, no dia 25 de maio.
Antes disso, o Manchester City perdeu com Rodri em campo para o Tottenham por 1 a 0, fora de casa, pela 22ª rodada da Premier League 2022/23, no dia 5 de fevereiro do ano passado. Desde então, o volante raramente foi desfalque nos Citizens.
Aliás, esse é um possível agravante da lesão do espanhol. O excesso de jogos nos últimos anos levaram Rodri a seu limite físico, tanto que ele chegou a admitir seu cansaço e que precisava de um descanso na reta final de 2023/24.
Calendário apertado e possibilidade de greve dos jogadores
Contando Manchester City e seleção espanhola, Rodri jogou 50 partidas na última temporada — incluindo a Eurocopa, disputada entre junho e julho. Ou seja, o volante teve suas férias encurtadas. Ao todo, foram 4.327 minutos dentro de campo.
Para 2024/25, o planejamento dos Citizens trazia ainda mais jogos, já que a alteração no formato da Champions League e a criação do novo Supermundial de clubes tornaram o calendário ainda mais apertado.
Não à toa, Rodri foi um porta-voz da insatisfação dos atletas profissionais e, em coletiva na semana passada, defendeu a possibilidade de uma greve como forma de protesto à Fifa e Uefa pela sobrecarga de jogos: