Espanha

Rodri fala sobre disputa com Vini Jr pela Bola de Ouro e cita Xavi e Iniesta

Volante espanhol exaltou brasileiro, mas falou em 'sonho' de ganhar o troféu de melhor jogador do mundo

A cerimônia da Bola de Ouro de 2024 será realizada no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. E diferente das últimas temporadas, quando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo disputavam cabeça a cabeça o prêmio, a edição deste ano carrega muitas dúvidas. Afinal, quem é o favorito a levar o troféu?

Bom, na opinião de muitos, Vinicius Junior foi o principal destaque da temporada 2023/24 e, por isso, merece ser eleito o melhor jogador do mundo. Em contrapartida, há aqueles que apostam em Rodri, muito em virtude de sua regularidade atuando por Manchester City e seleção espanhola.

Em entrevista à ESPN, o volante dos Citizens se disse honrado e orgulhoso em disputar o título com o craque brasileiro.

As pessoas falam que vou brigar com o Vinicius, que é um jogador que admiro. Acho que ele é um grande jogador. Como já disse antes, só de estar na conversa já me deixa muito orgulhoso do trabalho que fiz. Vai depender um pouco do que as pessoas valorizam, do que acreditam. É claro que honestamente existem muitos jogadores que merecem isso e veremos o que decidem — pontuou Rodri.

Vale destacar que, ao todo, são 30 os finalistas à Bola de Ouro 2024. Além de Rodri e Vini Jr., outros jogadores apontados como favoritos são Jude BellinghamErling Haaland e Kylian Mbappé. 

Rodri e Vini Jr. disputam a bola em Real Madrid x Manchester City
Rodri e Vini Jr. disputam a bola em Real Madrid x Manchester City (Foto: IMAGO Images)

Credenciais de Rodri

Enquanto Bellingham perdeu força, Rodri se fortaleceu na briga pela Bola de Ouro após a Eurocopa. Campeão com a Espanha, o volante de 28 anos foi eleito o melhor jogador da competição.

Homem de confiança de Pep Guardiola, Rodri talvez seja a peça mais importante do poderoso e estrelado Manchester City. Liderança, resiliência, vigor físico, passe preciso e chute potente. São muitas as valências do camisa 16 que, ano após ano, esbanja regularidade e elegância dentro das quatro linhas.

O título da seleção espanhola na Euro não só coroou Rodri como o melhor jogador do torneio, bem como fez o volante mudar sua visão sobre a Bola de Ouro. Se antes, ele dizia não se importar tanto com o prêmio, após a conquista de La Roja o discurso passou a ser outro.

— Sim, é claro que para mim seria um sonho. Há muita gente que diz ‘como é que o Rodri vai ganhar se, por exemplo, Iniesta ou Xavi não ganharam'. Eu concordo parcialmente. Foram jogadores que marcaram uma época, alguns dos melhores da história, mas é verdade que no final viveram numa geração em que Messi e Cristiano estiveram.

— Acho que seria uma fonte de orgulho para mim e para todo o meu país. Ter um representante espanhol capaz de ganhar a Bola de Ouro enriquece a todos, os espanhóis e a mim.

Rodri em ação pelo Manchester City
Rodri em ação pelo Manchester City (Foto: IMAGO Images)

Em 2023/24, Rodri alcançou um feito histórico com a camisa do Manchester City. Ele emplacou 74 jogos seguidos de invencibilidade pela equipe, o que representa a maior série invicta individual de todos os tempos no futebol de clubes.

No mais, marcou nove gols, distribuiu 13 assistências e conquistou dois títulos — Premier League e Eurocopa.

Credenciais de Vinicius Junior

Champions League: eis o principal motivo que coloca Vinicius Júnior na dianteira da corrida pela Bola de Ouro 2024. Afinal, o histórico é claro: para vencer o prêmio, é necessário um desempenho acima da média na principal competição de clubes do planeta. Vini teve.

O atacante brasileiro foi o grande nome da campanha vencedora do Real Madrid. Além de ter balançado as redes na decisão contra o Borussia Dortmund, marcou também nas oitavas diante do RB Leipzig e na semifinal contra o Bayern de Munique (2x).

Vini Jr. em ação pelo Real Madrid
Vini Jr. em ação pelo Real Madrid (Foto: IMAGO Images)

No geral, Vini fez a melhor temporada da carreira, ainda que tenha sofrido com algumas lesões. O camisa 7 merengue encerrou 2023/2024 com 24 gols e nove assistências em 36 jogos oficiais pelo clube madridista. Só considerando a Champions, foram seis tentos e quatro assistências em 10 partidas.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo