Pochettino cita muitas mudanças e alerta Chelsea a “não cometer os mesmos erros”
O treinador argentino também deu apoio ao jovem Nico Jackson, criticado após sua atuação na derrota do Chelsea para o Brentford no fim de semana
Novembro começou. Em dois meses, os clubes europeus podem contratar e vender jogadores novamente, o que deve deixar todo mundo envolvido com o Chelsea muito nervoso. As duas janelas sob a administração de Todd Boehly foram frenéticas, com dezenas de jogadores contratados e vendidos e centenas de milhões de libras investidas. Nenhuma condição para formar um time coeso ou ter algum tipo de continuidade. O técnico Mauricio Pochettino não entrou em detalhes, mas citou o excesso de mudanças para alertar que o Chelsea precisa aprender com seus erros.
Essas mudanças não foram apenas no elenco, mas também no banco de reservas. O Chelsea teve três técnicos na última temporada. Thomas Tuchel foi demitido na primeira oscilação de resultados, apesar do que havia conquistado nos anos anteriores, e Frank Lampard terminou a campanha como interino após a inevitável demissão de Graham Potter, o mais afetado pelo constante vai e vem de jogadores, principalmente a partir de janeiro.
– As coisas acontecem contra você. Você tem que tentar resistir a elas e tentar sobreviver. Você tem que ficar em silêncio e ser forte. E não perder o equilíbrio porque é fácil culpar ou dizer algo que afetará outras pessoas e levará a uma divisão no clube. O importante é confiar nas ideias, no julgamento e análise e por que algumas coisas não aconteceram. Ajudar a organização a melhorar e não cometer os mesmos erros novamente. O mais importante é aprender com os erros – disse.
Pochettino não entrou em detalhes sobre quais são esses erros, mas não precisa ser um Sherlock Holmes para desvendar o mistério – até porque ele citou as mudanças logo em seguida.
– No momento, eu acho que somos um time jovem e um time jovem significa muitas mudanças no verão (europeu) por causa das circunstâncias e estamos sofrendo. Algumas vezes bons resultados e resultados ruins, mas os desempenhos são consistentes – afirmou.
Apoio a Nico Jackson
Um desenvolvimento chocante é que, após £ 1 bilhão em reforços, o Chelsea ainda não tem um goleador confiável. É um problema antigo, na verdade, e entrou na boca do povo como uma maldição. Centroavantes de calibre constantemente chegam a Stamford Bridge e perdem o mapa das traves, como Romelu Lukaku, Gonzalo Higuaín e outras tentativas menos baladas. A bola da vez é Nico Jackson, embora a situação seja bem diferente.
Jackson foi uma aposta para o futuro. Tem 22 anos e foi contratado após uma única temporada no time principal do Villarreal. O senegalês marcou apenas três gols em 11 partidas, perdeu algumas chances inacreditáveis, às vezes de maneira grotesca, e se tornou foco de muitas das críticas ao começo irregular do Chelsea, com apenas 12 pontos após 10 rodadas da Premier League. Mas equipes jovens necessariamente exigem paciência.
– Eu acho que Nico, se você olhar para o jogo contra o Liverpool ou contra o Borussia Dortmund na pré-temporada, ou o Luton, ele estava fazendo o que a análise dizia e o que esperamos. Mas, por circunstâncias diferentes, Nico não está no seu melhor agora. Por diferentes circunstâncias, ele precisa recuperar o jogador que era – afirmou.
A atuação de Jackson na derrota por 2 a 0 em casa para o Brentford no último fim de semana foi escrutinada pelo comentarista e ex-jogador Alan Shearer, que questionou o desejo e a habilidade do senegalês de se colocar nas posições certas.
– É muito perigoso, esse tipo de análise, porque é um único jogo. Não posso mentir. Não foi o seu melhor, mas precisamos ser justos. Se você assistir ao jogo contra o Luton, contra o Dortmund na pré-temporada, contra o Liverpool, você verá um jogador. No jogo contra o Brentford, foi outro jogador. Eu concordo com a análise, mas não é justo dizer que ele não é capaz de fazer o que esperamos dele.
– Eu acredito nele. O único problema é tempo. Não quero dar exemplos, mas ele chegou no Chelsea em uma situação que não é fácil para ele. Talvez jogadores com mais tempo que Nico, eles não estão atuando da maneira que esperamos. Precisamos dar tempo. Com certeza ele tem as condições. Nico é jovem, chegou nesta temporada, as circunstâncias não o ajudaram a jogar no seu melhor. O que podemos fazer? Jogá-lo fora e dizer que ele é inútil? Precisamos lhe dar confiança – encerrou.