Premier League

Na ausência de Jesus, Nketiah resolveu para o Arsenal com um hat-trick contra o Sheffield

Eddie Nketiah foi o substituto do lesionado Gabriel Jesus e marcou três gols do Arsenal na goleada sobre o Sheffield United

A nova lesão de Gabriel Jesus em meio à sua boa fase individual foi motivo de muita preocupação para o Arsenal durante o meio de semana. O substituto imediato do brasileiro, no entanto, não deu tempo para o torcedor sentir saudade do camisa 9. Neste sábado (28), Eddie Nketiah aproveitou a oportunidade e marcou três gols na goleada por 5 a 0 sobre o Sheffield United, no Emirates Stadium, pela 10ª rodada da Premier League. O atacante inglês foi quem fez valer a enorme superioridade dos donos da casa sobre o lanterna, anotando os três primeiros tentos da vitória e mantendo a equipe comandada por Mikel Arteta invicta na competição. Fábio Vieira, de pênalti, e Tomiyasu fecharam o placar.

Com o resultado, o Arsenal vai dormir na segunda posição com 24 pontos, dois a menos que o líder e rival Tottenham. O triunfo não serviu apenas para manter os atuais vice-campeões na briga pelo primeiro lugar, mas também para pressionar o Manchester City, que precisará vencer o clássico contra o Manchester United em Old Trafford no domingo (29) para se manter à frente dos Gunners na tabela de classificação. Já o Sheffield caminha a passos largos para a Championship, estando na última colocação com apenas um ponto conquistado em 10 partidas.

Arsenal com time misto domina o lanterna Sheffield

Vindo de um empate fora de casa com o Chelsea pela Premier League e de uma vitória sobre o Sevilla na Espanha pela Champions League, o Arsenal entrou em campo diante do Sheffield United com um time misto. Gabriel Jesus, diagnosticado com um problema muscular e substituído por Nketiah, foi a única alteração em relação aos dois jogos provocada por lesão. Já o zagueiro Jakub Kiwior e os meias-atacantes Kai Havertz e Emile Smith-Rowe entraram nas vagas de Gabriel Magalhães, Jorginho e Martin Odegaard por opção do técnico Mikel Arteta.

O Sheffield United, por sua vez, utilizou uma escalação muito semelhante da derrota em casa para o Manchester United, no último sábado (21). Mas os titulares do último colocado da Premier League não foram capazes de competir com o Arsenal, que foi muito superior desde o início. Os primeiros 45 minutos foram os menos desequilibrados do confronto, com os visitantes sofrendo “apenas” um gol e finalizando duas vezes, mas nenhuma no alvo.

A pior defesa da competição, agora com 28 gols sofridos, não suportou as investidas mandantes por muito tempo. Aos 27 minutos, Declan Rice recebeu pela direita perto da área e cruzou baixo um pouco atrás da marca do pênalti, onde Nketiah dominou com muita categoria para tirar da marcação e, na cara do gol, tocar na saída do goleiro Foderingham para abrir o placar.

Hat-trick de Nketiah e goleada no segundo tempo

Na segunda etapa, o Arsenal conseguiu converter sua superioridade em gols e massacrou o Sheffield, que não conseguiu finalizar depois do intervalo. Logo aos quatro minutos, Bukayo Saka cobrou escanteio fechado pela direita e Foderingham foi mal ao tentar afastar, deixando a bola viva na pequena área. Melhor para Nketiah, que chutou de primeira e acertou o ângulo esquerdo do goleiro para marcar pela segunda vez.

Mas o grande lance do personagem do jogo ainda estava por vir. Oito minutos depois, Nketiah recebeu Smith-Rowe antes da meia-lua, girou rapidamente e aproveitou a liberdade dada pela defesa para finalizar com muita força e mandar no ângulo direito de Foderingham. O golaço foi o terceiro dele na partida e o quinto na temporada, colocando o camisa 14 como artilheiro do Arsenal na temporada ao lado de Saka.

Na reta final, aqueles que saíram do banco fizeram questão de mostrar serviço. Fábio Vieira, que substituiu Smith-Rowe, sofreu e converteu pênalti aos 42 minutos. O chute foi rasteiro no meio, mas o suficiente para superar Foderingham, que pulou para o lado direito. Pouco depois, nos acréscimos, foi a vez de Tomiyasu, que entrou no lugar de Ben White, aproveitar o bate-rebate na pequena área após desvio de Elneny em escanteio pela direita e dar um toque de pé direito para balançar a rede pela primeira vez com a camisa dos Gunners. Goleada merecida no Emirates Stadium.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo