Premier League

A torneira secou? Eddie Howe diz que Newcastle não tem garantia de reforços em janeiro

Antes de tentar superar fase complicada contra o Liverpool, técnico do Newcastle falou sobre as dificuldades para contratar na janela de transferências de janeiro

Após uma temporada sensacional em que conquistou uma vaga na Champions League, o Newcastle enfrenta um 2023/24 muito diferente: a equipe ocupa apenas a 9ª posição na Premier League, já caiu na Champions sem nem conseguir a vaga para a Liga Europa e ainda amarga uma sequência complicada de seis derrotas nas últimas sete partidas por todas as competições.

Parte do desempenho ruim do Newcastle na temporada passa pelo número de lesões que o time acumula. No momento, Eddie Howe tem oito desfalques por diferentes lesões, incluindo o goleiro titular Nick Pope e o ponta Harvey Barnes. Isso sem contar com a maior contratação da última janela: o meia italiano Sandro Tonali segue suspenso por causa do envolvimento com apostas em seu país natal.

Mesmo com todos os problemas no elenco, Howe afirmou em entrevista coletiva que não existe garantia de que não recebeu garantias da diretoria do clube que terá dinheiro para fazer contratações na janela de transferências que acontece no início de 2024.

– Janeiro é sempre um mês difícil. Nós não recebemos essas garantias. Desculpa se parece que eu estou dizendo as mesmas coisas, mas é um mês muito difícil para trazer jogadores de qualidade. E o Fair Play Financeiro continua sendo levado em consideração nas nossas decisões – afirmou o técnico.

Perguntado se o clube está próximo de fazer uma contratação já no início da janela, Howe foi categórico ao dizer que não.

– Nada está próximo – afirmou.

Logo depois, um jornalista insistiu e perguntou sobre Kalvin Phillips, que não tem jogado pelo Manchester City e vem despertando bastante interesse perto da janela.

– Se nada está próximo, não tem como este caso específico estar próximo – completou.

O próximo adversário é ainda mais complicado

Tentando se recuperar de derrotas para Luton Town e Nottingham Forest na Premier League, o Newcastle tem pela frente um adversário ainda mais complicado: o Liverpool, em Anfield. As duas equipes se enfrentam na próxima segunda (1º de janeiro), às 17h (horário de Brasília).

A equipe do Norte da Inglaterra não tem boas lembranças do último confronto em Liverpool. Após abrir o placar com Alexander Isak ainda no primeiro tempo, o Newcastle tomou a virada com gols de Roberto Firmino e Fábio Carvalho. O gol do português veio no oitavo minuto dos acréscimos, acabando com o trabalho defensivo de um time que suportou bastante pressão na etapa final.

Howe relembrou como o jogo que terminou em derrota por 2 a 1 foi duro para a equipe. E aproveitou para falar sobre a partida em casa na atual temporada, que também teve o placar de 2 a 1 em favor do Liverpool.

– O jogo da última temporada, em Anfield, foi muito difícil para nós, particularmente. Nesta temporada não foi mais fácil. De forma positiva, nosso desempenho foi muito bom nos dois jogos e fomos bastante competitivos – ressaltou o técnico.

– Temos que ser quase perfeitos neste jogo. Este é um jogo realmente difícil para nós. Eles vêm atuando muito bem, especialmente dentro de casa. Eles são um time bastante consistente e muito bom. Então nós temos que achar novamente o nosso melhor jogo – afirmou Howe.

O apoio dos torcedores

Howe também falou sobre os torcedores que não estão muito felizes com a data e o horário da partida, já que o dia 1º de janeiro é um feriado e, por mais que Liverpool não seja tão ao Sul quanto outras cidades da Premier League, a oferta de transporte será bastante reduzida.

– Na minha opinião, sempre deveríamos pensar primeiro nos torcedores quando o assunto é data e horário das partidas, mas parece que isso não foi levado em consideração desta vez – afirmou.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo