Virada heroica contra Newcastle faz Milan bater na trave das oitavas, mas garante vaga na Liga Europa
Milan sai atrás, busca a virada em pleno St. James' Park, mas fica fora das oitavas da Champions League

Em um St. James' Park lotado, o Milan conseguiu fazer o mais difícil. Saiu atrás do Newcastle em um confronto direto pela última rodada do Grupo F da Champions League e buscou uma virada heroica, construída com gols de Pulisic e Chukwueze após Joeliton abrir o placar. Vencer era imperativo por uma vaga nas oitavas de final. E a equipe italiano saiu com a vitória de virada por 2 a 1 nesta quarta-feira (13). Mas a classificação não veio, ficou com o PSG devido ao critério de desempate.
Menos mal aos rossoneri, que a equipe sai do Norte da Inglaterra com a vaga na Liga Europa como prêmio de consolação. Agora, para os ingleses… O Newcastle chegou a estar classificado durante boa parte da partida. E agora amarga uma dolorosa eliminação.
Newcastle bem que queria que o jogo acabasse no primeiro tempo
Os milhares de ingleses que lotaram o St. Jame's Park nesta quarta-feira gelada no Norte a Inglaterra bem que queriam que a toda a última rodada do Grupo G encerrasse no primeiro tempo. Pois o Newcastle foi para o vestiário classificado às oitavas de final da Champions League. Isso, porque enquanto o PSG tropeçava diante do Borussia Dortmund na Alemanha, a equipe prevalecia sobre o Milan dentro de casa. Aliás, dizer que os Magpies “prevaleceram” é ser sutil.
Porque foi um primeiro tempo avassalador do Newcastle em seu reduto. A equipe teve expressivos 59{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} de posse de bola e empilhou oito finalizações contra um Milan que ameaçou apenas uma vez a meta guardada por Dúbravka. A equipe inglesa começou ameaçando logo cedo com Trippier. E não parou por aí. Joelinton tentou mais duas vezes, e Almirón também obrigou o goleiro Maignan a trabalhar.
E de tanto insistir, o Newcastle alcançou o merecido gol que seria o da classificação – não fosse todo o segundo tempo que estava por vir. Aos 32, o Newcastle construiu toda uma jogada coletiva até a bola chegar aos pés de Joeliton. Da entrada da área, o brasileiro chutou forte para estufar as redes e abrir o placar para os Magpies, que naquele momento colocavam uma mão na tão sonhada vaga nas oitavas.
On the scoresheet in the #UCL. ???
J7. ? pic.twitter.com/tLXMPx2UHS
— Newcastle United FC (@NUFC) December 13, 2023
Milan reage, busca virada heroica e bate na trave por vaga
A vaga do Newcastle parecia ser ainda mais real quando o Dortmund abriu o placar no Signal Iduna Park. E ela seguiu sendo do Newcastle, quando o PSG empatou, minutos mais tarde, com Zaïre-Emery. Mas o gol marcado pelo garoto foi perverso não para os ingleses, mas sim para o Milan em uma noite que foi de emoção crescente à medida que o tempo passava tanto na Inglaterra quanto na Alemanha.
How we needed that ?#NEWACM #UCL #SempreMilan pic.twitter.com/bJo7cVPaK2
— AC Milan (@acmilan) December 13, 2023
Isso, porque o Milan conseguiu não só o empate, como a virada em pleno St Jame's Park. Aos 13, Pullisic aproveitou sobra dentro da área e igualou o marcador, para deixar atônitos todos os presentes nas arquibancadas. Foi a senha para o Newcastle voltar a pressionar (e muito), em busca do gol que seria o da classificação. E ele esteve muito, muito perto. Aos 23 minutos, Bruno Guimarães arriscou em um chute que explodiu na trave. O Milan respondeu na mesma moeda, com Rafael Leão, que também acertou o poste.
Para a equipe inglesa, que tanto pressionava em busca da vaga, a noite teve requintes de crueldade. Foi tudo tão rápido, que até mesmo o autor do gol da virada italiana, Chukwueze, teve dificuldades para assimilar. O atacante entrou em campo aos 37 do segundo tempo. No minuto seguinte, o Newcastle tentava o ataque, quando perdeu a posse de bola. O Milan armou um contra-ataque letal, finalizado pelo nigeriano. Foi o gol da virada e da vaga dos italianos na Liga Europa. Foi o gol da eliminação do Newcastle.
Como ficou o Grupo G?
Desde o sorteio das chaves, o Grupo G era aquele que atraía mais expectativas… E o chamado grupo da morte correspondeu a todas elas. Foi disparado o mais acirrado e o que mais despertou emoções aos torcedores. Não foi à toa que os quatro times chegaram à última rodada com chances de classificação. Ao fim e ao cabo, o Borussia Dortmund garantiu a liderança, e o PSG avançou às oitavas de final na segunda colocação. Ao Milan, a vaga na Liga Europa é prêmio de consolação, enquanto o Newcastle. Bom, o Newcastle agora foca apenas na Premier League.