Guardiola identifica grande problema do Manchester City
Com as decisões da temporada cada vez mais próximas, Guardiola sabe o que precisa fazer para salvar o Manchester City
Neste sábado (13), às 11h (horário de Brasília), o Manchester City enfrenta o Luton Town, no Etihad Stadium, pela 32ª rodada da Premier League. Os Citizens sabem da importância da vitória para se manterem na briga pelo título do campeonato, onde ocupam a 3ª posição com 70 pontos, um a menos que o líder Arsenal. Com uma decisão de Champions League em vista, Pep Guardiola identificou o grande problema da equipe.
Isso porque, em entrevista coletiva, o técnico espanhol reconheceu que o Manchester City tem sido afetado pelo cansaço em 2023/24. Após a Tríplice Coroa na última temporada, os Citizens já disputaram 51 partidas até aqui. Como ainda estamos no começo de abril, o calendário cheio tem sido uma preocupação para Guardiola, que já sabe o que precisa fazer para salvar os jogadores de uma sobrecarga.
Practice makes perfect! ?
? @PhilFoden ? pic.twitter.com/siAiniYCeX
— Manchester City (@ManCity) April 12, 2024
A intenção do treinador é poupar alguns jogadores do Manchester City antes da partida de volta contra o Real Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Contudo, o espanhol sabe que precisa rodar o elenco para evitar possíveis lesões por fadiga física. O problema é que, com as decisões da temporada cada vez mais próximas, Pep Guardiola sabe que a tarefa não é nada fácil, já que os Citizens podem pagar o preço dentro de campo:
“Também preciso descansar os zagueiros, mas nos amistosos (da Inglaterra), (John Stones e Kyle Walker) se machucaram e não podem descansar. Estamos em grandes, grandes problemas. Tive a sensação de que estivemos cansados nos últimos jogos”.
O cansaço pode prejudicar o Manchester City
Um exemplo atual de como o cansaço pode prejudicar o Manchester City são as ausências de Kyle Walker e Nathan Aké, ambos machucados. O lateral-direito se lesionou a serviço da seleção inglesa no amistoso contra o Brasil. Por conta disso, os Citizens perderam um de seus pilares defensivos para o duelo dificílimo contra os Merengues pela Champions, além de rodadas cruciais da Premier League.
Ake, Walker e Phil Foden (talvez o grande nome do Manchester City em 2023/23) são dúvidas para o jogo contra o Luton Town. Aqui vale ressaltar que o atacante é o jogador dos Citizens com mais minutos dentro de campo nesta temporada, com 3.560. Quem aparece logo atrás é Rodri, que está invicto há 66 confrontos consecutivos quando atuou pela equipe de Pep Guardiola.
Aos 27 anos, Rodri disputou 41 dos 49 jogos do Manchester City na temporada, todos como titular. ⚽? Ao todo, são 3.498 minutos em campo. Olha só o que Guardiola falou sobre um descanso para o espanhol. #CasaDaChampions pic.twitter.com/ReWTBbqfkH
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) April 12, 2024
As únicas derrotas do Manchester City em 2023/24 aconteceram quando o volante não jogou, seja por lesão, ou suspensão. Contudo, o espanhol já deixou claro que está chegando a seu limite físico, e declarou publicamente que precisa descansar. Perguntado sobre as condições e o papel de Rodri nos Citizens, o técnico valorizou o esforço do atleta, mas deixou um aviso:
“Dê uma olhada em nossos jogos e você perceberá. É simples. Ele (Rodri) é muito importante pela qualidade que nos dá. Mas se você tem um jogador que não quer jogar, ele não joga”.
Dos três postulantes ao título inglês, apenas o Manchester City continua vivo em três competições diferentes. Tanto os Reds, quanto os Gunners, já foram eliminados da Copa da Inglaterra. Os Citizens ainda vão enfrentar o Chelsea pela semifinal da FA Cup. Agora, resta saber se os titulares terão fôlego para aguentar o spint final da maratona do futebol.