Inglaterra

‘Ele pode fazer o que quiser em campo’: Guardiola está apaixonado

Técnico elogiou o desempenho de Phil Foden na goleada do City sobre o Aston Villa nesta quarta-feira

O Manchester City goleou o Aston Villa pelo placar de 4 a 1 nesta quarta-feira (3) em jogo válido pela 31ª rodada da Premier League. Destaque do jogo com três gols, Phil Foden foi muito elogiado pelo técnico Pep Guardiola em coletiva de imprensa pós-confronto. O espanhol afirmou que o craque inglês pode “fazer o que quiser em campo”. Jogando mais centralizado, o meia atacante foi fundamental para o nascimento da goleada. Foden criou, mas também competiu muito pelo domínio da bola, como no quarto gol, quando recuperou a posse ainda no campo de ataque e acertou um belo chute.

Números de Phil Foden na goleada do City sobre o Aston Villa

  • Além dos três gols marcados, Foden acertou 93% dos passes que tentou (50 em 54), deu três passes decisivos, venceu seis dos 11 duelos pelo chão que disputou e acertou três finalizações no gol em quatro tentativas;
  • O hat-trick marcado diante do Aston Villa nesta quarta-feira rendeu a nota dez de desempenho ao meia atacante do City segundo o site de estatísticas Sofascore;
  • Na temporada, Foden é o jogador com mais participações em gols na atual temporada da Premier League, com 14 gols e sete assistências;

Foden participou de todos os gols do City diante do Villa

No primeiro gol do City, Foden recebeu passe pela direita e acionou Doku na linha de fundo. O belga, por sua vez, deu um passe rasteiro dentro da área e Rodri, de primeira, mandou a bola para o fundo do gol. Já no final do primeiro tempo, quando o jogo estava empatado por 1 a 1, o craque inglês marcou seu primeiro gol no jogo em cobrança de falta aos 41 minutos da etapa inicial.

Já no segundo tempo, aos 16 minutos, Foden recebeu passe de Rodri na entrada da área e com categoria acertou o canto esquerdo do goleiro Olsen, marcando o terceiro do Manchester City no confronto. No quarto e último gol dos donos da casa, Phil Foden perdeu a posse de bola ao ser derrubado na entrada da área, mas imediatamente se levantou, conseguiu recuperá-la e acertou um lindo chute, no ângulo do goleiro do Aston Villa para fechar o placar no Eithad Stadium.

Foden é o melhor jogador da atual temporada da Premier League?

A atuação contra o Aston Villa demonstrou a capacidade do inglês em se adaptar aos mais diversos cenários do jogo. Atuando fora de sua posição original pelo lado direito, o inglês demonstrou boa sinergia com Doku, flutuando pelo centro, ou caindo pelos flancos do campo, gerando superioridade numérica e facilitando o trabalho de criação do time de Guardiola.

Tal capacidade de influenciar na partida faz do jogador um dos principais nomes da Premier League nesta temporada. A nota média de Foden, ainda segundo o Sofascore é de 7,75, a segunda maior entre todos os atletas que disputam a competição (o primeiro é Rodri com 8.05). A Trivela fez um levantamento detalhado com a opinião de seus integrantes explicando os motivos que fazem do inglês um dos melhores jogadores da liga inglesa nesta temporada (leia aqui). 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo