O Arsenal quer ser campeão da Premier League? Então é bom mostrar do que é capaz contra o Aston Villa
Na briga pela liderança da Premier League, o Aston Villa de Unai Emery vem embalado, enquanto o Arsenal de Arteta quer se manter soberano
Neste sábado (9), às 14h30 (horário de Brasília), o Aston Villa enfrenta o Arsenal, no Villa Park, em Birmingham, pela 16ª rodada da Premier League. Os Villans estão embalados no campeonato e ocupam a 3ª posição com 32 pontos, quatro a menos que os Gunners, que lideram a tabela e sonham em erguer a taça, algo que não acontece desde 2003/04, ainda nos tempos de Arsène Wenger.
A equipe de Unai Emery também enfrenta uma seca de títulos no geral, pois a última vez que a torcida pôde soltar o grito de campeão foi em 1995/96, com a Copa da Liga Inglesa. Assim como o adversário, o time de Mikel Arteta é uma das sensações desta temporada. Diferente do que aconteceu em 2022/23, quando perdeu o campeonato para o Manchester City, agora a expectativa é não poder vacilar.
Aston Villa e Arsenal são dois dos melhores times desta Premier League. E um duelo entre os clubes tem tudo para ser animado. O retrospecto das equipes na temporada mostra isso, assim como a importância da partida para o futuro de cada um. No confronto entre os técnicos espanhóis, quem com certeza sairá ganhando é o torcedor que irá assistir ao jogo.
Aston Villa não poderia estar mais embalado
Desde a chegada de Emery, em outubro de 2022, os Villans mudaram da água para o vinha. Após flertar com a parte debaixo da última Premier League, o treinador ainda conseguiu levar o time para a Conference League, onde já garantiu sua classificação à próxima fase do torneio. Vale lembrar que o Aston Villa não chegava a um mata-mata em competições europeias desde 2008/09.
Os Villans não poderiam estar mais embalados para o jogo contra o Arsenal depois do que aconteceu no meio da última semana. Isso porque o time de Unai Emery bateu – com propriedade – o Manchester City, que é um dos favoritos ao título na Inglaterra. Com isso, o Aston Villa provou que merece os louros do bom início de temporada, que tem tudo para ser coroado de forma ainda mais especial do que no ano passado.
Dibu Martínez evitando 2 gols de Haaland em 5 segundos.
Os 2 chutes de Haaland foram as ÚNICAS finalizações do City no jogo.
O Aston Villa venceu e finalizou 22 (!!) vezespic.twitter.com/rbcT9uXbtB
— Sala12 (@OficialSala12) December 7, 2023
Com um dos melhores ataques da Premier League, os Villans contam com o talento de Ollie Watkins. O centroavante inglês já marcou oito gols e distribuiu seis assistências na competição. Quem também está em alta no Aston Villa é Douglas Luiz. O volante brasileiro foi potencializado pelo técnico espanhol, tanto que balançou as redes cinco vezes, deu dois passes para gol e tem sido crucial também para a defesa da equipe.
Fato é que o time de Emery quer se consolidar na zona de classificação à próxima Champions League. E não é exagero dizer que uma vitória contra o Arsenal colocam os Villans como um dos candidatos ao título da Premier League. Pensando um jogo de cada vez, o Aston Villa também abraça sua campanha irretocável jogando em casa – sete vitórias em sete partidas. Por outro lado, os Gunners são osso duro de roer quando estão fora de casa.
Projeto do Arsenal está dando resultado
Melhor visitante da Premier League com 16 pontos em sete rodadas, o Arsenal tem um projeto que está dando resultado. Com Arteta e Edu Gaspar, os Gunners bateram na trave em 2022/23. Só que isso não foi motivo de interromper o trabalho, que era bom e continua sendo. De novo na liderança do campeonato, a equipe tem mostrado muita resiliência para buscar resultados nas retas finais dos jogos.
Last time out at Villa Park ⚪️?pic.twitter.com/nDnJkyrQ8D
— Gooner Chris (@ArsenalN7) December 7, 2023
Com um ataque potente e dividido, pois os goleadores se revezam, o Arsenal também tem a melhor defesa da competição, ao lado do Liverpool, com apenas 14 gols sofridos. E sem uma coisa que não falta nos Gunners são destaques. Saka, Rice, Odegaard, Martinelli, Zinchenko, Jesus… A lista é grande, mas os méritos passam, acima de tudo, pelo treinador espanhol.
Garantido nas oitavas de final da Champions, a equipe de Mikel Arteta parece que renderá frutos – entenda-se título – muito em breve. Com muita paciência e sem oba-oba, o Arsenal segue trilhando seu caminho com um objetivo bem claro: aprender com os erros do passado para continuar em uma crescente. Se o título da Premier League será levantado ao final da temporada, ninguém sabe. Mesmo assim, o sucesso na competição pode passar e muito pelo duelo contra o Aston Villa.