Antony é afastado pelo United para se defender das acusações de agressão
O Manchester United anunciou a decisão em comum acordo com Antony e o jogador deixará as atividades da equipe
O Manchester United anunciou neste domingo o afastamento do atacante Antony. O brasileiro é acusado de agressão pela ex-namorada, a DJ Gabriela Cavallin. Outras duas acusações contra o jogador também vieram à tona nos últimos dias, feitas por mulheres diferentes. Por conta do episódio, Antony foi cortado da seleção brasileira, após a convocação inicial do técnico Fernando Diniz. Já neste domingo, o United divulgou nota oficial em que confirma que o atacante não voltará aos treinos, após uma decisão em comum acordo, para que lide com seus problemas pessoais.
“O Manchester United reconhece as acusações feitas contra Antony. Os jogadores que não participaram da Data Fifa voltam aos treinos na segunda-feira. Entretanto, entramos em acordo com Antony que ele adiará seu retorno até novo aviso, para responder as alegações. Como clube, condenamos atos de violência e abuso. Reconhecemos a importância de salvaguardar todos os envolvidos nessa situação e reconhecemos o impacto que estas alegações têm sobre os sobreviventes de abusos”, declarou o Manchester United, em sua nota.
Antony também se manifestou sobre a decisão e disse concordar com o clube neste momento: “Entrei em acordo com o Manchester United para tirar um período ausente, no qual responderei as acusações feitas contra mim. Essa foi uma decisão mútua para evitar a distração aos meus companheiros e controvérsia desnecessária para o clube. Quero reiterar minha inocência sobre as acusações e cooperarei totalmente com a polícia para ajudá-la a alcançar a verdade. Espero voltar a jogar o mais rápido possível”.
As acusações contra Antony
Na última quarta-feira, o Manchester United havia se manifestado pela primeira vez sobre os casos de agressão envolvendo Antony. O clube confirmou que estava ciente, mas disse que iria aguardar as informações das investigações antes de fazer novos comentários. A pressão sobre uma atitude mais contundente do clube aumentou depois que foram divulgados detalhes das acusações. Antes que os Red Devils decidissem como agir, a CBF optou por cortar Antony da Seleção na última quinta-feira. Só então o clube resolveu afastá-lo.
As acusações contra Antony se iniciaram ainda em junho de 2023. Apesar disso, o Manchester United se manteve em silêncio e a CBF também o convocou sem restrições – antes do corte da Seleção, o técnico Fernando Diniz declarou em coletiva que as acusações ainda eram incipientes e que os órgãos competentes avaliariam o caso. O atacante iniciou a temporada normalmente com os Red Devils e se manteve como titular na equipe de Erik ten Hag. Ele disputou as quatro primeiras rodadas da Premier League no 11 inicial e esteve em campo inclusive no último domingo, durante a derrota para o Arsenal. Entretanto, desde a última semana, novas informações sobre o caso policial vieram à tona.
Na segunda-feira, uma reportagem do UOL divulgou o material presente no inquérito. As mensagens foram trocadas entre Antony e Gabriela Cavallin, sua ex-namorada, com ameaças e acusações de agressão. O caso é investigado pela Polícia Civil e também há uma denúncia realizada na Inglaterra. Existem fotografias de ferimentos sofridos pela DJ durante as supostas brigas com o atacante do Manchester United. Um dos ataques teria acontecido quando Gabriela estava grávida de Antony. Em entrevista ao UOL, a ex-namorada declarou inclusive que fugiu da Inglaterra por medo. Na última semana, o jogador também veio a público se defender, através de nota oficial e também numa entrevista ao SBT.
Na esteira do caso com Gabriela Cavallin, outras duas mulheres acusaram Antony. Ambos os episódios teriam ocorrido em 2022. Uma das denúncias foi realizada por uma bancária. O atacante teria a agredido por se recusar a ter relações com ele. O outro episódio envolveu uma estudante de direito, que registrou boletim de ocorrência em São Paulo. A suposta vítima teria sido agredida dentro de um carro por Antony e também por Mallu Ohana, esposa de Dudu, do Palmeiras.
Como o United agiu com Greenwood
A situação vivida por Antony não é inédita em Old Trafford. O Manchester United adotou uma postura parecida no momento em que as acusações contra o atacante Mason Greenwood, acusado por agressão e tentativa estupro contra a ex-namorada, vieram à tona em 2022. Posteriormente, a promotoria pública do Reino Unido desistiu de indiciar o jogador, com as acusações retiradas. No entanto, o clube realizou uma investigação interna a partir dos indícios apresentados e, no último mês de agosto, anunciou que o ponta deixaria os Red Devils. O United foi bastante criticado pela condução do caso, sobretudo depois que a imprensa britânica revelou que o técnico Erik ten Hag e o diretor de futebol John Murtough consideravam reintegrá-lo.
Apesar da posição do Manchester United, o clube ainda não decidiu romper o contrato de Mason Greenwood em definitivo. O atacante acabou emprestado no final da janela de transferências e defenderá o Getafe nesta temporada. O anúncio feito pelo clube espanhol gerou uma enxurrada de críticas, especialmente pelo espaço que os Azulones oferecem a um atleta com denúncias tão sérias contra si. Por enquanto, o jogador de 21 anos ainda não foi relacionado em partidas de La Liga.
Greenwood foi acusado de tentativa de estupro, comportamento coercitivo e agressão contra a então namorada em janeiro de 2022. Na época, imagens e áudios foram publicados nas redes sociais pela mulher, mas pouco depois acabaram apagados. O material indicava que Greenwood tentara forçar o ato sexual com sua companheira. Greenwood foi afastado pelo Manchester United e a polícia local iniciou as investigações. O atacante chegou a ser detido preventivamente para depoimento.
Já em fevereiro de 2023, a acusação formal contra Greenwood foi encerrada depois que testemunhas retiraram seus depoimentos. Diante disso, e de novo material encontrado pela investigação, a promotoria decidiu interromper o caso. O Manchester United, todavia, manteve o afastamento do atacante e realizou uma investigação interna para averiguar as informações. Em agosto, veio a decisão final de optar pela saída do jogador na última janela de transferências.
“Fui criado para saber que violência ou abuso em qualquer relacionamento é errado e não fiz as coisas pelas quais fui acusado e, em fevereiro fui inocentado de todas as acusações. No entanto, aceito plenamente que cometi erros no meu relacionamento e assumo minha parcela de responsabilidade pelas situações que levaram à postagem nas redes sociais”, declarou Greenwood, naquele momento. “A decisão de hoje foi parte de um processo colaborativo entre o Manchester United, minha família e eu. A melhor decisão para nós todos é que eu continue minha carreira longe de Old Trafford, onde minha presença não seja uma distração para o clube. Eu agradeço o apoio do clube desde que cheguei, aos sete anos. Uma parte de mim sempre será United”.
Violência doméstica é crime
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Com 46 artigos distribuídos em sete títulos, ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (art. 226).
Se você foi vítima de violência doméstica ou conhece alguém que esteja em situação de risco, disque 180. A Central de Atendimento à Mulher presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgão competentes.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.