Inglaterra
Tendência

Acusações contra Mason Greenwood são retiradas, mas Manchester United fará investigação própria

Greenwood foi afastado do elenco do Manchester United em janeiro do ano passado e detido pela polícia

As acusações de tentativa de estupro, agressão e comportamento coercivo e controlador contra o atacante Mason Greenwood, 21 anos, foram retiradas na última quinta-feira, segundo o Serviço da Promotoria da Coroa e a Polícia da Grande Manchester. No entanto, o Manchester United, clube com o qual o jogador tem contrato, anunciou que abrirá uma investigação própria antes de decidir os próximos passos – como reintegrá-lo ao elenco.

Greenwood foi afastado do elenco do Manchester United em janeiro do ano passado e detido pela polícia. As acusações eram todas relacionadas à mesma mulher que, na época, chegou a colocar áudios e vídeos que dizia serem sobre o caso nas redes sociais antes de deletar a publicação. O jogador sempre negou as denúncias e estava se preparando para o julgamento quando o processo foi retirado porque, segundo a promotoria, algumas testemunhas retiraram seu depoimento. Além disso, ainda de acordo com a promotoria, “novo material” veio à tona.

“Temos um dever de manter os casos sob contínua análise. Neste caso, uma combinação entre a retirada de testemunhas chaves e novo material que veio à luz significa que não havia mais uma perspectiva realista de condenação. Nessas circunstâncias, temos o dever de interromper o caso. Explicamos a nossa decisão a todas as partes. Nós sempre encorajamos todas as potenciais vítimas a denunciar à polícia e vamos processar sempre que nosso teste legal for cumprido”, disse a promotoria.

Em um comunicado, Greenwood disse estar “aliviado que este assunto agora está encerrado e gostaria de agradecer minha família, entes queridos e amigos pelo apoio”. Acrescentou que não fará mais comentários neste momento. A diretora de relações públicas da Polícia da Grande Manchester, Michaela Kerr, também se manifestou: “Dada a cobertura significativa da imprensa sobre o caso, é justo que compartilhemos a notícia de que o homem de 21 anos que foi preso e acusado em conexão com a investigação aberta em janeiro de 2022 não está mais sendo criminalmente processado em relação a isto”.

“A equipe de investigação manteve contato regular com a equipe legal, fornecendo atualizações relevantes, então entende a lógica de descontinuar o processo neste momento, e que essa decisão não foi tomada de qualquer jeito. Eu, no entanto, gostaria de usar esta oportunidade para reiterar o compromisso da Grande Polícia de Manchester de investigar acusações de violência contra mulheres e meninas, e apoiará os afetados, independente das circunstâncias, por um período que pode ser duro para elas”, completou.

Em uma nota, o Manchester United afirmou que “notou a decisão do Serviço de Promotoria da Coroa de que todas as acusações contra Mason Greenwood foram retiradas”. Acrescentou que “conduzirá o seu próprio processo antes de determinar os próximos passos. Não vamos fazer mais comentários até esse processo ser completado”. Segundo o Guardian, o inquérito interno olhará em detalhes as alegações contra o atacante e a decisão da promotoria de retirar o caso.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo