Inglaterra

Manchester United acerta com Ralf Rangnick como técnico interino, segundo site

Rangnick é um dos técnicos mais influentes do futebol alemão e assumirá como consultor depois do período no banco de reservas

A busca do Manchester United por um técnico interino parece que terminou. Segundo The Athletic, Ralf Rangnick chegou a um acordo com o clube para assumir o cargo e ao final da temporada se tornará consultor do clube por dois anos. Assim, o clube ganha tempo para ter um treinador permanente a partir da próxima temporada e contando com o conhecimento de Rangnick para fazer a transição nesse processo, algo que se acostumou a fazer trabalhando especialmente para a Red Bull. Em 2020, depois do acordo que ele tinha com o Milan ruir, deixou o cargo de diretor dos times da Red Bull e queria voltar a ser técnico. Tornou-se diretor do Lokomotiv Moscou nesta temporada.

Aos 63 anos, Rangnick é considerado uma das mentes mais influentes do futebol alemão nas últimas décadas. Como mostramos nesta matéria feita em parceria com a Red Bull, há uma escola de técnicos altamente influente no futebol alemão e europeu que passa pela Red Bull e foi moldada por Ralf Rangnick. Diversos treinadores passaram pela escola de técnicos dos clubes da marca austríaca e se tornaram bastante importantes. Além disso, Rangnick se tornou uma influência inclusive para nomes como Jürgen Klopp e Thomas Tuchel.

Segundo The Athletic, o acordo ainda depende do atual clube de Rangnick, o Lokomotiv Moscou, concordar de o liberar do seu contrato, onde ele é diretor esportivo. O Manchester United não acredita que será um problema. Ele terá um contrato como técnico de seis meses, até maio de 2022, e depois assume o posto de consultor técnico, um cargo que ele sempre gostou de exercer.

Por questões de permissão de trabalho, Rangnick não deve estar no comando da equipe no jogo contra o Chelsea, no próximo domingo, 28. O treinador é um dos pais do gengenpress, usado e aperfeiçoado por Klopp e Tuchel. Deve ser o estilo que veremos, o que dá uma certa curiosidade para saber como ele irá lidar com Cristiano Ronaldo, um jogador que não pressiona na saída de bola.

Ole Gunnar Solskjaer, que tinha recebido uma renovação em julho, acabou demitido em novembro. A sequência de resultados ruins foi se acumulando, além de um rendimento em campo muito fraco. A gota d’água foi a derrota por 4 a 1 para o Watford.

O United não pretendia demitir Solskjaer. Por isso, o clube estava completamente despreparado para essa situação. Michael Carrick assumiu como interino, mas o clube queria contratar um técnico até o fim da temporada para, então, contratar um técnico permanente na próxima temporada. O nome preferido para o próximo ano é Mauricio Pochettino, atualmente no PSG e ex-Tottenham.

O trabalho no RB Leipzig é o mais notável da carreira de Rangnick, levando das divisões regionais até a Bundesliga – onde o clube já chegou brigando pelas primeiras posições. Ele também comandou o Ulm, no início da carreira, e levou o pequeno clube até a Bundesliga. Trabalhou também em clubes como Hannover, Schalke e Hoffenheim.

Um dos pontos mais importantes que Rangnick traz para o Manchester United é identidade. Ele é um treinador que claramente coloca um estilo de jogo e isso ficou claro nos seus trabalhos. Quem o inspirou em termos de estilo é outro técnico histórico: Valeriy Lobanovskyi, que ele enfrentou em um amistoso contra o Dynamo Kiev, em 1984, quando era treinador do Viktoria Backnang, o seu primeiro trabalho como treinador.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo