Inglaterra

Manchester United pode dar chapéu em Milan por sensação holandesa

Após interesse de outros gigantes, Joshua Zirkzee agora é alvo dos Red Devils

Sob nova direção no futebol desde a virada do ano, o Manchester United busca mudar o que vinha sendo feito pela gestão da família Glazer.

Um ponto importante de mudança são as contratações. Agora, segundo discurso do bilionário Sir Jim Ratcliffe, novo dono do United, o clube busca de jovens ao invés de jogadores mais badalados e que custam muito.

O movimento publicado pelo jornal inglês The Athletic nesta segunda-feira (18) entra nessa nova linha da INEOS, empresa de Ratcliffe.

Segundo a informação, o United quer tirar um dos destaques do Bologna, sensação na temporada 2023/24.

Alvo do Milan, Zirkzee agora ganha interesse do Manchester United

O Manchester United estaria “explorando um acordo” para poder tirar o atacante holandês Joshua Zirkzee, diz o The Athletic.

O contato inicial dos ingleses não aconteceu diretamente com a direção dos Rossoblù, buscando falar primeiramente com os empresários do jogador holandês.

A equipe treinada por Erik ten Hag tem vários candidatos para fortalecer o ataque, e vê no camisa 9 do Bologna esse nome para comandar o sistema ofensivo dos Diabos.

Ainda segundo a publicação inglesa, a multa de Zirkzee é de 40 milhões de euros, valor que deixa “a situação mais simples”.

Mesmo com esse preço, precisaria negociar diretamente com os italianos e depois acordar salário e comissões aos agentes do atleta.

Nesse momento, o atacante está a serviço da seleção da Holanda na Eurocopa 2024, chamado após o corte dos meio-campistas Frenkie de Jong e Freun Koopmeiners, e assistiu do banco a vitória por 2 a 1 sobre a Polônia na estreia holandesa.

Jim Ratcliffe, novo dono do Manchester United (Foto: Icon Sport)

A temporada do atacante pelo Bologna

Como o centroavante de um time muito legal de se assistir, Zirkzee não se destacou pela alta quantidade de gols ou assistências.

A importância do jogador ficou acima disso, se mostrando um atacante de qualidade para sair da área e apoiar outros setores.

Ainda mostrou qualidade com a canhota, teoricamente a perna “ruim”, ao marcar metade dos gols com a esquerda.

Com essa qualidade de sair da referência, criou 11 grandes chances no Campeonato Italiano 23/24 e os companheiros aproveitaram menos da metade – o que poderia aumentar as participações em gols.

Números de Zirkzee em 23/24

  • 34 jogos pela Serie A
  • 11 gols
  • 4 assistências

O Bologna então treinado por Thiago Motta (agora na Juventus) não teve um jogador específico despontando.

Era um coletivo azeitado, adaptável ao adversário, que potencializou vários nomes, como Alexis Saelemaekers, Lewis Ferguson e Riccardo Calafiori, além do atacante holandês.

O Rossoblù terminou em na tabela, a frente da dupla mais rica da capital, Roma e Lazio, e foi para primeira Champions League desde a temporada 1964/65.

Por tudo isso, deve perder nomes importantes para próxima temporada. Tirando o United, Zirkzee já teve o nome vinculado a Arsenal, Milan e Bayern de Munique.

Há espaço para Zirkzee no ataque do United?

Zirkzee brilhou no Bologna e encontraria espaço no United (Foto: Icon Sport)

Projetando o que Ten Hag tem hoje no elenco dos Red Devils, o atacante do Bologna só teria basicamente um nome para concorrer por posição, levando em conta que o técnico holandês prefere jogar só com um centroavante.

Rasmus Højlund, de 21 anos, é a única opção para o centro de ataque, considerando que Marcus Rashford tem preferência pela ponta esquerda, apesar de poder ser centroavante.

O jovem dinamarquês, contratado por 73 milhões de euros em 2023, chegou com muitas expectativas e não dá para dizer que cumpriu com perfeição.

Inicialmente, sofreu com a adaptação em um novo país e só foi marcar pela primeira vez na Premier League em dezembro.

Apesar disso, terminou a temporada com bons números, totalizando 16 gols e 2 assistências em 43 jogos.

Pela irregularidade do colega, Zirzkee poderia muito bem ganhar minutos no ataque e, quem sabe, ser o titular da posição.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo