InglaterraPremier League

Mahrez, Kanté, Vardy, Özil, Kane, Payet: quem é o melhor da temporada na Premier League?

O Leicester domina os indicados para melhor jogador do ano na Premier League, na premiação oferecida pela Associação dos Jogadores de Futebol (PFA). Riyad Mahrez, N’Golo Kanté e Jamie Vardy estão na lista, o que é muito justo. Os três são os principais jogadores do time que faz uma campanha histórica.

LEIA TAMBÉM: O choro de Ranieri diante do inacreditável: o Leicester está na Champions League

Vardy se tornou sensação ao bater o recorde de gols marcados em jogos consecutivos, que era de Ruud van Nistelrooy. Foram 11 jogos consecutivos marcando o gol. Só que muito além disso, Vardy tem sido fundamental ao marcar gols e participar bem dos jogos. São 21 gols até aqui, muitos deles decisivos. Os dois últimos foram os da vitória por 2 a 0 sobre o Sunderland. Aos 29 anos, ele é nome certo para estar entre os convocados para a seleção inglesa que vai à Eurocopa.

Mahrez, que joga no lado direito do meio-campo, começou a temporada como artilheiro do time, marcando gols e dando assistências. O argelino, de 25 anos, tem 16 gols e 10 assistências na Premier League, em 32 jogos. Canhoto e dono de um bom chute, é também um destaque da seleção argelina. O jogador veio do Le Havre, da França, que estava na segunda divisão. Assim como o Leicester, quando Mahrez chegou, em 2012.

Já Kanté é o grande destaque defensivo do time do Leicester. O volante é quem mais fez desarmes na Premier League, 146. É também quem mais fez interceptações, com 134. É também um jogador pouco faltoso, com 1,4 falta por partida, em média. Mais do que tudo isso, é um jogador que participa muito do jogo, está em diversas partes do campo e tem uma resistência enorme para correr o tempo todo pelo time.

Além dos jogadores dos Foxes, estão indicados também Mesut Özil, do Arsenal, Harry Kane, do Tottenham, e Dmitry Payet, do West Ham. Os três fazem uma grande temporada e estiveram, ao longo do ano, entre os favoritos para serem indicados ao prêmio.

Özil é o líder em assistências da Premier League com 18, sendo o jogador mais criativo do Arsenal. Ele também marcou seis gols e é um jogador fundamental para o Arsenal novamente ficar entre os quatro primeiros colocados na tabela de classificação, com mais uma vaga à Premier League.

O West Ham não é uma surpresa tão grande quanto o Leicester, claro, mas também faz uma campanha fantástica. O time é o sexto colocado no momento, mas briga por uma das quatro vagas na Premier League. Ele tem se destacado por seus gols de falta, além das ótimas atuações. São oito assistências e nove gols em 24 jogos.

Harry Kane é o artilheiro da Premier League até aqui com 22 gols. Depois de uma excelente temporada em 2014/15, quando foi um dos destaques do Tottenham. Foram 21 gols em 34 jogos da Premier League (31 gols em 51 jogos em todas as competições), o que despertou a curiosidade para saber se ele conseguiria manter o ritmo na temporada seguinte. Conseguiu. Kane já marcou 22 gols na Premier League em 33 jogos, além de 25 em 45 jogos até aqui na temporada.

Pelo site Whoscored, o jogador com a melhor média de notas é Riyad Mahrez, com 7,81.

Melhor jovem do ano

Além do prêmio de melhor jogador do ano, Harry Kane também concorrerá ao prêmio de melhor jogador jovem do ano, categoria para jogadores até 23 anos no começo da temporada. O problema dessa premiação é que o limite de idade é alto demais para os padrões atuais de jogadores.

Lukaku, por exemplo, um dos concorrentes, é profissional desde os 16 anos e jogou Champions League pelo Standard Liège antes mesmo de ser maior de idade. Philippe Coutinho está na Europa desde que completou 18 anos, vindo do Vasco, e já acumula muitos anos de experiência nas costas aos 23 anos. Sem falar no próprio Harry Kane, vencedor da última temporada, quando tinha 21 anos, e agora novamente concorrente, aos 22.

Veja os indicados nesta categoria:

  • Harry Kane (Tottenham, 22 anos)
  • Dele Alli (Tottenham, 20 anos)
  • Jack Butland (Stoke, 23 anos)
  • Philippe Coutinho (Liverpool, 23 anos)
  • Romelu Lukaku(Everton, 22 anos)
  • Ross Barkley (Everton, 22 anos)

A premiação da PFA será no dia 24 de abril, em Londres.

E para você, quem é o melhor jogador da Premier League?

MAIS LEICESTER: 
– [Vídeo] Chegar à Champions? Após segundo jogo na temporada, Ranieri riu e disse: “Não é possível”
– De Laet pode ser campeão da Premier League e da Championship nesta temporada
– Ranieri revela que objetivo do Leicester era não cair e como uma pizza mudou a história do time
– Um ano depois de virar ponto turístico, Leicester é o centro das atenções do futebol inglês
– O dia em que Cruyff foi anunciado como reforço do Leicester
– 
Como o Leicester, torcedor com câncer desafiou probabilidades e luta também para se ver campeão
– Ranieri renasceu com o trabalho surpreendente no Leicester e enxerga muito bem como fez isso
– Do roupeiro ao monge, como os homens por trás do Leicester ajudam na campanha histórica
– A última vez que o Leicester sonhou com o título inglês: A história dos Reis do Gelo
– Jogador por jogador, como o Leicester montou o time que surpreende na Premier League

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo