Inglaterra

Em reviravolta, técnico do Liverpool pode ser brasileiro

Clube inglês corre para fechar contratação de substituto de Klopp antes da próxima temporada

O mercado de transferências envolvendo os treinadores do futebol europeu promete reviravoltas até o final da temporada. Em meio a tantas mudanças de planos, o Liverpool pode acabar recorrendo a um brasileiro para substituir Jürgen Klopp no comando do time. A diretoria do clube inglês avalia a possibilidade de contratar Thiago Motta, atualmente no Bologna, após ter demonstrado interesse no português Rúben Amorim, que está no radar do Barcelona e também do Manchester United. 

A concorrência pelo jovem técnico do Sporting fez a diretoria do Liverpool traçar uma nova rota em seu planejamento e encontrou em Thiago Motta uma saída que pode ser interessante, muito por conta do estilo de jogo do treinador. A decisão de Xabi Alonso, que vai permanecer no Bayer Leverkusen por ao menos mais uma temporada, também contou para que o clube inglês se armasse com um plano B.

Outro nome avaliado pela diretoria do Liverpool, é o de Roberto de Zerbi, que faz bom trabalho à frente do Brighton. O italiano já está sendo observado por Chelsea, Manchester United, Barcelona e Bayern de Munique. O nome de Thiago Motta surge como uma opção viável para fugir da concorrência e manter a competitividade do atual líder da Premier League.

Por que o Liverpool cogita contratar Thiago Motta?

  • Xabi Alonso, escolha prioritária do clube inglês para substituir Klopp, afirmou que vai permanecer no Bayer Leverkusen por mais uma temporada;
  • Segunda escolha do Liverpool, Rúben Amorim, líder do Campeonato Português e finalista da Taça de Portugal com o Sporting, é observado de perto pelo Barcelona;
  • Roberto De Zerbi, do Brighton, também é outro treinador que despertou o interesse do Liverpool, mas também é monitorado pelo Barcelona, Manchester United, Chelsea e Bayern de Munique;
  • Sendo assim, para evitar qualquer concorrência financeira, Thiago Motta, que vem fazendo bom trabalho no Bologna, surge como opção para assumir o comando técnico do Liverpool.

Thiago Motta ainda não renovou com o Bologna

Atual quarto colocado na Serie A e vindo de uma sequência de oito vitórias nos últimos dez jogos, o Bologna de Thiago Motta é uma grande surpresa na temporada. Não é à toa que o treinador brasileiro, naturalizado italiano e que como jogador, passou pelo PSG e também pelo Barcelona, chamou a atenção do Liverpool.

Ao contrário do que fez Xabi Alonso no Leverkusen, Thiago Motta ainda não renovou seu contrato com o time italiano. Apesar do Liverpool contar com um caminho livre para contratá-lo, a Four Four Two noticiou que a Juventus pode surgir como possível concorrente na contratação do jovem treinador caso venha sair do Bologna.

Neste cenário, o Liverpool pode levar uma vantagem, já que a competitividade da Premier League é maior do que a Serie A e também pelo enfraquecimento financeiro dos times italianos após o fim do Decreto Crescita, medida criada em 2019 que dava benefícios fiscais para contratação de trabalhadores estrangeiros, o que fortaleceu o futebol na Itália com a vinda de jogadores de outros centros.

O governo italiano decidiu pelo fim da medida no fim de 2023, o que causou preocupação aos dirigentes dos clubes que sentem que agora os melhores jogadores da Europa não se sentirão motivados a vestir a camisa de algum time no país.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo