‘É difícil aceitar’: Nomes históricos do Liverpool comentam decisão de Klopp em sair do clube
Rafa Benítez, ex-técnico do Liverpool, e Van Dijk, atual capitão do clube, demonstraram respeito e celebraram Klopp
As lendas também cansam e os grandes campeões também precisam de um tempo para si. Foi com essa premissa que Jürgen Klopp decidiu deixar o Liverpool ao final da temporada, após nove anos de muito sucesso e oito títulos conquistados. Antes da sua chegada, os Reds estavam em uma segunda prateleira do futebol mundial e se reconstruiu com um trabalho muito sério, dedicado e intenso, proporcionado pelo treinador alemão. Trabalho este que esgotou o mental e físico do excepcional profissional, que vai em busca de outro desafio a partir de agora.
Dois personagens importantes para o Liverpool comentaram sobre a saída de Klopp da equipe do Liverpool. Um deles, seu homem de confiança e xerifão da defesa dos Reds durante a passagem do treinador alemão, Virgil Van Dijk. Escalado pela Trivela como um dos defensores da seleção dos sonhos da “Era Klopp” do Liverpool, o capitão do clube inglês revelou ter sido difícil aceitar a decisão do comandante. Sempre muito próximo dos jogadores, o treinador criou um vínculo com os atletas, que segundo o holandês, será muito difícil quebrar.
Van Dijk foi o primeiro jogador do Liverpool a dar a sua opinião após o anúncio oficial da saída do treinador e revelou que Klopp fez o anúncio em particular com os atletas, que agora estão determinados a correr ainda mais para terminar a temporada buscando a conquista de títulos. Vale ressaltar que o Liverpool está vivo em todas as competições que disputa. Está na liderança da Premier League, na final da Copa da Liga Inglesa.
“É difícil aceitar, porque o técnico significa muito para nós, para mim, para o clube, para toda a Premier League , eu acho. Sempre seria difícil e foi definitivamente o caso.
Ele nos contou em particular, é claro, e todos nós estávamos juntos. Como eu disse, é difícil de aceitar, mas nossa mentalidade é focar em negócios.
Ainda temos muitos objectivos a alcançar este ano e porque não terminar a temporada em alta e com comemorações também para o patrão?”, afirmou Van Dijk.
Campeão em 2005 pelo Liverpool, Rafa Benítez elogia postura de Klopp
É sempre muito difícil decidir parar um grande trabalho, principalmente quando se está no topo, prestigiado e muito bem quisto por todos em sua volta. Klopp, entretanto, está pensando em sua saúde, em sua família, que tanto ama e claro, na sequência de sua carreira como treinador. O próprio alemão teria afirmado que precisaria deste tempo para descansar, espairecer a mente, colocar as ideias no lugar e que também não era mais um garoto e neste momento não conseguia se entregar com a mesma intensidade de outrora.
Neste sentido, outro personagem importante para o Liverpool, o espanhol Rafa Benítez, campeão da Champions League com os Reds em 2005, elogiou a postura franca, corajosa e transparente de Klopp em relação a este assunto delicado e que diretamente envolve o futuro do clube para a próxima temporada. O treinador espanhol, atualmente no Celta de Vigo, disse que o alemão fez isso de forma acertada, tendo em vista que está brigando por conquistas e avisou com antecedência sobre sua saída, em um claro exemplo de organização e profissionalismo.
“É mérito que ele venha dizer isso agora porque dá tempo ao clube para se organizar. Isso é muito alemão porque avisam com antecedência e não é um choque. O mérito que ele tem é ter dito isso agora, quando estão disputando todos os títulos”, afrimou Rafa Benítez.
Similaridades no trabalho de Klopp e Benítez
Apesar das nacionalidades e estilo de jogo diferentes, Klopp e Benítez são parecidos em relação às conquistas realizadas no Liverpool. O espanhol, além de ter conquistado a Champions League em 2005, chegou nas semifinais de outras três temporadas, sendo vice-campeão em 2006-2007, perdendo a final para o Milan de Carlo Ancelotti.
O feito foi repetido somente por Klopp, que além de ter faturado a principal competição de clubes da Europa, foi vice campeão em 2017/2018 e 2021/2022.