Inglaterra

De sonho inédito à quedas dolorosas: Liverpool vai do céu ao inferno em semanas

Após eliminação na Copa da Inglaterra e derrota acachapante na Liga Europa, Liverpool tenta juntar os cacos e mira reabilitação na Premier League

A temporada do Liverpool virou do avesso em questão de semanas. Se antes, os Reds sonhavam com quatro títulos (algo inédito) e mostravam futebol para brigar em todas as frentes, hoje o cenário é completamente diferente. A acachapante derrota sofrida diante da Atalanta, em pleno Anfield, selou praticamente a eliminação da equipe de Jürgen Klopp na Liga Europa. Mais do que isso, o clube perdeu a liderança da Premier League no primeiro domingo de abril e deu adeus à Copa da Inglaterra.

Em janeiro, quando Klopp anunciou que deixaria o Liverpool ao final da atual temporada, muito se falou sobre o legado do técnico alemão terminar com títulos em Anfield. Torcida, jogadores e diretoria se uniram em prol desse objetivo e abraçaram o treinador que, mais do que ninguém, deseja fechar seu ciclo nos Reds com chave de ouro. Em um primeiro momento, essa meta foi alcançada. Afinal, o Liverpool bateu o Chelsea em Wembley e se sagrou campeão da Copa da Liga Inglesa. Mas parou por aí. A equipe caiu vertiginosamente de produção e sofreu reveses determinantes ao longo do caminho.

Tudo começou com um duro golpe na Copa da Inglaterra

Campeão da Copa da Inglaterra 2021/22, o Liverpool de Klopp desejava conquistar novamente o troféu mais antigo da história do futebol nesta temporada. E a jornada do time no mata-mata nacional iniciou de maneira promissora. Logo na estreia da competição, os Reds bateram o Arsenal por 2 a 0, dentro do Emirates, e passaram com moral para a próxima fase.

Na quarta rodada, um adversário bem mais simples que os Gunners. Em Anfield, o Liverpool recebeu o Norwich City e não tomou conhecimento dos Canários: atuação incontestável e vitória tranquila por 5 a 2. O roteiro se repetiu nas oitavas de final e os Reds aniquilaram o Southampton com um time recheado de garotos. Os jovens Lewis Koumas e Jayden Danns brilharam e lideraram a equipe no triunfo protocolar por 3 a 0.

E a campanha positiva do Liverpool estacionou nas quartas de final. Pela frente, o arquirrival Manchester United. Em um Old Trafford completamente lotado, os donos da casa saíram na frente com McTominay, aos 10′. Resiliente, o time de Klopp buscou a virada nos minutos finais do 1º tempo e foi para o intervalo em vantagem. Todavia, um roteiro insano estava por vir. Com 42′ no relógio da etapa complementar, Antony empatou o clássico e forçou a prorrogação.

No tempo extra, o Liverpool voltou a ficar à frente no placar graças ao gol de Harvey Elliott. Porém, não por muito tempo. O United não só empatou, bem como virou o duelo. Nos acréscimos do 2º tempo da prorrogação, Amad Diallo marcou dois tentos relâmpagos e classificou os Red Devils. Duro golpe para Jürgen Klopp e companhia.

3 a 0 para a Atalanta em Anfield ligou o alerta de Klopp

— Foi um jogo muito ruim, meu Deus. Começamos muito bem, mas não continuamos. Acabamos perdendo um pouco o enredo. Estávamos em todo lugar e em lugar nenhum. O meio-campo estava espalhado. Eu não reconheci. Foi muito estranho. Em termos de futebol, isso é disciplina tática (…) Merecemos perder e devemos sentir isso agora. Os meninos têm esta noite para se sentir mal por isso. Depois temos que construir novamente para o Crystal Palace (na Premier League, no domingo). Parabéns Atalanta, muito bem.

As palavras de Klopp após a derrota do Liverpool para a Atalanta dizem tudo. Os Reds não viram a cor da bola, e a equipe italiana, comandada pelo ótimo Gian Piero Gasperini, passou por cima em Anfield. Um 3 a 0 expressivo e marcante, que deixa o clube de Bérgamo muito perto da semifinal da Liga Europa. Se quiser ficar com a vaga sem depender dos pênaltis, o time inglês terá de vencer por quatro ou mais gols de diferença na Itália. A partida de volta está marcada para às 16h (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (18), no Estádio Atleti Azzurri d’Italia.

Reação de Van Dijk após gol da Atalanta em Anfield (Foto: Icon Sport)

Como está a situação do Liverpool na Premier League?

Ainda que tenha perdido a liderança para o Arsenal na última semana, o Liverpool segue firme e forte na briga pelo título da Premier League. Com 71 pontos conquistados, os Reds ocupam a segunda colocação do certame e só ficam atrás dos Gunners por conta dos critérios de desempate. Em terceiro lugar, aparece o Manchester City, com 70. A disputa entre os três times promete ser intensa nesta reta final de campeonato e, por isso, todo jogo daqui para frente deve ser encarado como uma decisão.

Em busca de reabilitação após resultados indigestos na Copa da Inglaterra e Liga Europa, o Liverpool recebe o Crystal Palace neste domingo (14), em duelo válido pela 33ª rodada da Premier League. A bola rola a partir das 10h (horário de Brasília), em Anfield. No mesmo dia, o líder Arsenal encara o Aston Villa, no Emirates. Já o Manchester City mede forças contra o Luton Town, no Etihad.

Calendário do Liverpool em abril

  • Liverpool x Crystal Palace – Premier League – 14/04
  • Atalanta x Liverpool – Liga Europa – 18/04
  • Fulham x Liverpool – Premier League – 21/04
  • Everton x Liverpool – Premier League – 24/04
  • West Ham x Liverpool – Premier League – 27/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo