Copa da Inglaterra

Garotada do Liverpool mostra serviço (de novo) e elimina o Southampton da Copa da Inglaterra

Com gols dos jovens Lewis Koumas e Jayden Danns, Liverpool se impõe no segundo tempo e vence Southampton em Anfield

Uma equipe completamente alternativa e recheada de garotos. Foi desse jeito que o Liverpool entrou em campo nesta quarta-feira (28), para enfrentar o Southampton, em Anfield, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra. Assim como na vitória sobre o Chelsea, na final da Copa da Liga Inglesa, Jürgen Klopp precisou recorrer a base por conta do acúmulo de lesões no elenco. E não é que o técnico alemão conseguiu fazer ‘mágica' novamente com seus meninos em ação. Com gols dos jovem Lewis Koumas e Jayden Danns (2x), os Reds venceram os Saints por 3 a 0 e garantiram vaga nas quartas do mata-mata nacional.

Southampton é superior no primeiro tempo, mas foi o Liverpool que abriu o placar

O Southampton certamente esfregou as mãos quando viu a escalação inicial do Liverpool. Salah, Darwin Núñez, Endo, Alexander-Arnold, Szoboszlai, Jota. Nenhum deles foi relacionado para o duelo e os Saints buscaram se aproveitar disso, sobretudo nos minutos iniciais, quando surpreenderam a jovem equipe de Klopp. O time visitante chegou a carimbar a trave e obrigou Kelleher, um dos heróis do título do último domingo (25), a trabalhar duas vezes em um curto espaço de tempo.

Nervoso, afoito e ansioso. Este foi o Liverpool durante boa parte da etapa inicial. Raça, vontade e disposição não faltaram para a juventude dos Reds. E nem poderia, já que Klopp costuma exigir dedicação máxima de seus jogadores. Mas a desorganização e o desentrosamento falaram mais alto. Os donos da casa até tiveram mais a bola e tentaram triangulações no campo de ataque, contudo esbarraram na encaixada marcação do Southampton e pouco produziram ofensivamente. Tudo caminhava para um empate sem gols, até que Lewis Koumas, um dos crias da base, resolveu entrar em ação. Já no apagar das luzes do primeiro tempo, o atacante de 18 anos recebeu na entrada da área, mostrou bom controle de bola e personalidade ao clarear a jogada e arrematar fraquinho, de maneira precisa, no cantinho de Lumley.

Apesar do caminhão de desfalques do Liverpool, o Southampton não pagou para ver e adotou estratégia reativa. Os Saints abriram mão da posse de bola e apostaram em escapadas rápidas de contra-ataque. É verdade que o gol não saiu e a equipe visitante acabou punida por Koumas no final. Porém, a atuação corajosa e arrojada dos comandados de Russell Martin merece destaque. O resultado parcial definitivamente não retratou o que foram os 45′ iniciais. Fazer o que? Futebol quase nunca é sobre justiça, mas sim efetividade.

Jayden Danns (anotem este nome) matou o jogo para o Liverpool

Atrás no placar, o Southampton se viu obrigado a aumentar a intensidade ofensiva no segundo tempo. E foi isso que fez. Logo no começo, Sulemana perdeu excelente oportunidade. Cara a cara com Kelleher, o ponta-esquerda ganês — jogador mais perigoso dos Saints na partida — parou no arqueiro irlandês. A pressão continuou e o Liverpool se segurou como pôde. Konaté entrou no lugar de Van Dijk e deu uma verdadeira aula de defesa. O zagueiro francês venceu todos seus duelos e deu belo exemplo para seus companheiros que estão iniciando a carreira.

Com o resultado positivo, os Reds tiveram mais tranquilidade e espaço para produzirem no ataque. Ainda que tenha sofrido blitz dos visitantes na etapa complementar, a jovem equipe de Klopp esbanjou segurança e maturidade para matar o jogo e alcançar a classificação. O talentoso Jayden Danns, que havia acabado de entrar em campo, recebeu passe primoroso de Elliot e com uma cavadinha ousada, encobriu Lumley.

O instinto artilheiro de Danns estava aflorado e o atacante (também de 18 anos de idade) foi às redes mais uma vez antes do apito final. Após defesa parcial de Lumley em chute de Bradley, o camisa 76 provou que tem o perfume que a bola gosta, pegou o rebote e sacramentou a vitória e classificação do Liverpool.

Garotada seguirá sendo importante para o Liverpool nos próximos jogos

O Liverpool continuará precisando de seus jovens para os próximos compromissos. A lista atual de baixas conta com Alisson, Alexander-Arnold, Matip, Bajcetic, Curtis Jones, Gravenberch, Thiago Alcântara, Ben Doak e Diogo Jota. Endo, Szoboszlai, Darwin Núñez e Mohamed Salah também estão sob os cuidados do departamento médico, porém o quarteto tem boas chances de retornar já na partida deste domingo (2), contra o Nottingam Forest.

Como o próprio título deste texto bem diz, a garotada do Liverpool deu conta do recado mais uma vez. Depois de uma suada e gigantesca vitória (e título) sobre o Chelsea, os crias dos Reds mostraram serviço diante de um competitivo Southampton e deram claro recado a Klopp e ao sucessor do técnico alemão no clube. Eles têm talento e estarão sempre prontos para ajudar a instituição Liverpool Football Club.

Próximos jogos do Liverpool

  • Nottingham Forest x Liverpool – Premier League – 02/03
  • Sparta Praga x Liverpool – Liga Europa – 07/03
  • Liverpool x Manchester City – Premier League – 10/03
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo