Inglaterra

Guardiola revela que ex-jogador do Manchester City pode se tornar técnico de sucesso

Pep Guardiola rasgou elogios a um ex-jogador do Manchester City, o qual considerou um dos "mais inteligentes" que treinou

Em 2023/24, Pep Guardiola conquistou algo inédito com o Manchester City: o tetracampeonato consecutivo da Premier League, algo que ninguém conseguiu desde 1992/93.

Desde que surgiu no Barcelona, no final dos anos 2000, o treinador espanhol provou que é um dos nomes mais influentes na história do futebol.

Portanto, quando Guardiola fala que um jogador tem tudo para se tornar um técnico de sucesso, é preciso dar um voto de confiança ao espanhol. E o treinador dos Citizens fez questão de elogiar um de seus ex-comandados.

Trata-se de İlkay Gündoğan, que se transferiu para o Barcelona no início da temporada. Só que, em 2016, o meia alemão foi uma das primeiras contratações de Pep Guardiola no Manchester City.

A passagem de Gündoğan pelos Citizens não poderia ser melhor: o alemão foi peça fundamental nos principais títulos recentes do Manchester City sob o comando do espanhol.

İlkay Gündoğan pelo Manchester City

  • Jogos: 304
  • Gols: 60
  • Assistências: 38 assistências
  • Títulos: 14 – cinco da Premier League, quatro da Copa da Liga Inglesa, dois da Copa da Inglaterra, duas da Supercopa da Inglaterra e um da Champions League

Mais do que os feitos dentro de campo, Guardiola se impressiona com o conhecimento tático de İlkay Gündoğan. Em entrevista à revista Stern, o treinador dos Citizens elogiou a personalidade do meia:

– İlkay (Gündoğan) não falava muito, mas quando o fazia, toda mundo escutava, incluindo eu como treinador. Era claro e direto, é um jogador muito inteligente, um dos mais inteligentes que já treinei. Foi a chave do nosso sucesso.

Foto: (IconSport) - Pep Guardiola acredita que İlkay Gündoğan pode se tornar um grande técnico
Foto: (IconSport) – Pep Guardiola acredita que İlkay Gündoğan pode se tornar um grande técnico

Por que Guardiola acha que Gündoğan pode ser um grande técnico?

Ao longo dos anos em que trabalharam juntos, Pep Guardiola e İlkay Gündoğan construíram uma relação de amizade que ultrapassava as quatro linhas dos gramados.

Com um contato pessoal (além do profissional), o técnico do Manchester City percebeu que o meia alemão tem características fundamentais para se tornar um grande treinador:

– Me lembro das nossas conversas. A sua visão de jogo, as suas ideias… Era um prazer falar de tática com İlkay (Gündoğan). Ele vê o panorama geral e as sutilezas, as células que compõem um jogo de futebol. Estou convencido de que algum dia será um grande treinador.

Por ora, o foco está no Barcelona e na Alemanha

Se Gündoğan vai seguir o conselho de Guardiola no futuro, ainda não dá para saber. Aos 33 anos, o meia está completamente focado no Barcelona e na Alemanha.

Em sua temporada de estreia no Barça, İlkay Gündoğan assumiu a responsabilidade e se tornou uma das referências técnicas de Xavi Hernández – que foi demitido e substituído por Hansi Flick.

İlkay Gündoğan pelo Barcelona em 2023/24

  • Jogos: 51
  • Gols: 5
  • Assistências: 14

Agora, o meia está concentrado com a seleção alemã à espera da estreia da Eurocopa 2024, cujo jogo contra a Escócia acontece nesta sexta-feira (14), às 16h (horário de Brasília), na Allianz Arena.

Gündoğan é o capitão da Nationalelf e um dos homens de confiança de Julian Nagelsmann. Para ser campeão com a Alemanha, o meia pode usar tudo o que aprendeu sobre futebol com Pep Guardiola.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo