Espanha

A declaração de Gündogan que prova a genialidade de Pep Guardiola

Novo reforço do Barcelona soltou um elogio imenso ao seu ex-treinador no Manchester City

Ilkay Gündogan trabalhou com treinadores qualificados. Em especial, Jürgen Klopp, que o contratou e o desenvolveu no Borussia Dortmund. Mas a experiência de ser comandado por Pep Guardiola foi completamente diferente, ao ponto de o meia de 32 anos ter afirmado em uma entrevista à ESPN que não sabia nada de futebol até chegar ao Manchester City. Não que isso o tenha impedido de buscar novos ares, contratado pelo Barcelona após conquistar o Campeonato Inglês, a Champions League e a Copa da Inglaterra na última temporada.

Gündogan foi uma das primeiras contratações de Guardiola no Manchester City. Chegou em 2016. Uma lesão no ligamento do joelho encurtou a sua primeira temporada. Retornou atuando bastante, gradativamente ganhando mais espaço. Embora não fosse titular todas as rodadas da Premier League, tinha a confiança de Guardiola e geralmente aparecia nos jogos decisivos. Seu auge foi em 2020/21, quando marcou 13 gols e foi artilheiro do City em um título inglês. Terminou sua passagem sendo titular com frequência e como capitão.

 – Antes de chegar ao Manchester City, achei que conhecia futebol. Eu tinha 25 ou 26 anos, havia visto muita coisa. Havia jogado uma final de Champions League. Mas agora, após sete anos da escola de Pep, eu diria que eu não sabia nada sobre futebol antes. A sua influência para o time e para mim, pessoalmente, foi imensa – disse Gündogan, campeão alemão em 2011/12 e vice-campeão europeu no ano seguinte com o Dortmund.

A decisão de jogar no Barcelona

Gündogan disse que foi um “sonho” conquistar a Tríplice Coroa com o Manchester City na última temporada, mas que sentiu a necessidade de se desafiar e sair da zona de conforto. E como muitos jogadores que acertam com o Barcelona, acrescentou que sempre teve apreço pelos catalães.

– Desde que eu era criança, eu simplesmente adorava o Barcelona. Com jogadores com Ronaldinho Gaúcho e Messi, e depois Sergio Busquets, Iniesta, Xavi… eu sempre disse para mim mesmo que, se tivesse a oportunidade um dia (de jogar no Barça), não queria desperdiçá-la – afirmou.

Se não trabalhará mais com Guardiola, será treinado por um dos seus principais discípulos. Embora Xavi Hernández tenha uma abordagem diferente, também é aluno da escola de Johan Cruyff, e Gündogan vê semelhanças entre os estilos.

– Minhas primeiras impressões foram incríveis, exatamente o que eu esperava. Conversamos antes da transferência por telefone e ele explicou algumas coisas para mim, a sua ideia, que é bem parecida com a do Manchester City. Já temos uma ligação muito forte e e ela apenas melhorará – disse Gündogan, que tem bom relacionamento com outras peças importantes do elenco.

– Conheço (Lewandowski) há muito tempo. Conheço o Marc (Ter Stegen). Há muita qualidade no time, muitos jovens jogadores com grande potencial”, afirmou. Especialmente em seu setor, que conta com os garotos Pedri e Gavi, Frenkie de Jong, um pouco mais experiente, mas ainda jovem, e o novo reforço Oriel Romeu.

– Eu acredito que meu papel é ajudá-los e permitir que possam brilhar em campo. Frenkie ainda é muito jovem. Eu acho que posso ser alguém que pode ajudá-los e guiá-los um pouco e tentar fazer com que se expressam ainda mais.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quais títulos Gündogan conquistou no Manchester City?

  • Premier League (2017/18, 2018/19, 2020/21, 2021/22, 2022/23)
  • Copa da Inglaterra (2018/19, 2022/23)
  • Copa da Liga Inglesa (2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21)
  • Champions League (2022/23)
  • Supercopa da Inglaterra (2018, 2019)
Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo