Premier League
Tendência

Guardiola exalta o líder silencioso Gündogan: “Ele não fala muito, mas quando ele fala, todo mundo ouve”

Com contrato apenas até o fim da temporada, Gündogan foi destaque do Manchester City na vitória sobre o Everton

O Manchester City venceu o Everton com facilidade por 3 a 0 e o grande destaque foi o meio-campista Ilkay Gündogan. O técnico Pep Guardiola rodou o elenco e o alemão foi o capitão do time na partida. Ele foi o destaque técnico, com dois gols e dando a assistência para o gol de Erling Haaland. Com contrato apenas até o fim da temporada, o jogador foi elogiado por Guardiola, que pediu ao clube que renove o contrato do jogador.

“Ele não fala muito, mas quando ele fala, todo mundo ouve, esse é o poder de um líder”, afirmou Pep Guardiola sobre o meio-campista alemão, que vestiu a braçadeira de capitão na partida. “Ele mostra em cada sessão de treino a sua liderança, chega na hora, vive o trabalho. Ele pode jogar como meio-campista defensivo também em jogos como contra o Burnley na temporada passada, quando era necessária mais força física”.

“Ele é muito inteligente, tão esperto, e pode lidar com a pressão muito bem”, continuou Guardiola. Aos 32 anos, o jogador chegou a 300 jogos pelo Manchester City, clube que defende há sete anos. Com os dois gols que marcou contra o Everton, ele chega a quatro gols nos últimos dois jogos pela Premier League.

“Todo jogo é crucial, como uma final. Nos últimos anos, este lugar tem sido muito duro para nós. Sentimos que esta é uma grande vitória”, disse o técnico do Manchester City sobre jogar no Goodison Park, casa do Everton.

“Temos um time muito experiente e não é uma situação nova para nós, competir nos jogos finais da temporada com outra equipe. A margem é muito pequena e sabemos disso, mas vivemos esses momentos no passado e isso nos ajuda muito”, disse o treinador, ainda sobre a disputa do título.

O Manchester City está na disputa pela Tríplice Coroa, a conquista da Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League. É o grande favorito na Premier League, com uma vantagem que se tornou confortável após o tropeço do Arsenal, está na final da Copa da Inglaterra contra o rival Manchester United e vai decidir uma vaga na final da Champions League contra o Real Madrid na próxima quarta-feira.

A final da Champions seria o último jogo da temporada, se o time chegar até lá, e pode ser a despedida de Gündogan. Isso porque o contrato do meio-campista acaba ao final desta temporada, no dia 30 de junho. Ele é especulado para se transferir para o Barcelona, que se interessa pelo seu futebol.

“Ele pode mostrar de novo e de novo e de novo a qualidade, importância e seu compromisso com todos nós”, disse Guardiola. “Não apenas marcando gols, ele tem o ímpeto e pode fazer tudo”, continuou o treinador, que pediu ao clube que mantenha o jogador. “Eu disse ao clube. Ninguém sabe o que irá acontecer. Espero que ele fique”.

O Manchester City volta a campo nesta quarta-feira, dia 17, contra o Real Madrid jogando no seu estádio, o Etihad. No próximo fim de semana, no domingo, dia 21, o Manchester City enfrentará o Chelsea, pela Premier League. Depois, na quarta-feira, dia 24, o time faz o jogo a menos que tem na tabela contra o Brighton, fora de casa. Por fim, fecha a Premier League contra o Brentford, novamente fora de casa. No dia 3 de junho, fará a final da Copa da Inglaterra contra o Manchester United. Se chegar à final da Champions League, a partida será no dia 10 de junho.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo