Inglaterra

Mais jovem da Premier League, técnico do Brighton não tem vergonha de pedir conselhos

Aos 31 anos, Fabian Hürzeler deu um show de humildade ao revelar sua dinâmica com os veteranos do Brighton

Aos 31 anos, Fabian Hürzeler se tornou o técnico mais jovem da história da Premier League. Entretanto, o alemão não tem vergonha de pedir conselhos aos jogadores mais velhos do Brighton.

Antes do jogo contra o Manchester United, que acontece neste sábado (24), às 8h30 (horário de Brasília), no American Express Community's Stadium, pela 2ª rodada da Premier League, Hürzeler revelou como é sua dinâmica com os veteranos dos Seagulls.

Desde a era Roberto De Zerbi, o Brighton é conhecido por apostar em grandes promessas do futebol mundial. Mesmo assim, os Seagulls também contratam atletas experientes para auxiliar os mais novos.

James Milner, por exemplo, tem 38 anos. Danny Welbeck tem 33. Aliás, o atacante inglês está ajudando o treinador do Brighton a se preparar para a partida contra os Red Devils.

Foto: (Imago) - Danny Welbeck pelo Manchester United
Foto: (Imago) – Danny Welbeck tem uma longa história no Manchester United

Welbeck passou quase 13 anos em Old Trafford. Portanto, ele conhece o Manchester United como a palma de sua mão. E o comandante alemão tem se apoiado no centroavante para montar uma estratégia efetiva contra os Red Devils:

Esse é um dos meus estilos de liderar -– ouço os jogadores experientes porque também posso aprender com eles. Isso é algo muito aberto e os jogadores sabem disso. No final, eles viveram mais coisas em campo do que eu –- não tenho medo de dizer isso porque é verdade. Posso aprender com eles e ouvir as suas opiniões para me ajudar a preparar um jogo contra o Manchester United. Danny Welbeck jogou lá e talvez tenha mais conhecimento sobre o clube e sobre o comportamento de seus jogadores. Eu seria bobo se não o usasse.

Fabian Hürzeler: jovem, mas experiente

Vale lembrar que Fabian Hürzeler interrompeu sua carreira como jogador aos 23 anos devido às lesões. Para não se afastar do futebol, se tornou auxiliar técnico. Em 2022/23, assumiu o St Pauli. — então na 2. Bundesliga — de maneira efetiva após bons resultados como interino.

Na última temporada, o treinador viveu sua primeira experiência completa na área técnica. Avassalador, Hürzeler levou a equipe ao título da segunda divisão alemã e, consequentemente, o acesso à Bundesliga.

Veja abaixo a festa de comemoração dos torcedores na conquista do acesso à elite do futebol alemã:

Mais do que isso, o técnico alemão impressionou pelo seu estilo de jogo. Não à toa, Fabian Hürzeler chamou a atenção do Brighton, que tem tudo para ser a surpresa do futebol inglês em 2024/25.

Brighton com um jogo sem meio-campistas

A Trivela já fez uma reportagem especial explicando como o Brighton de Hürzeler pode jogar sem meio-campistas. Mesmo assim, nunca é demais falar sobre a filosofia de trabalho inusitada do técnico alemão.

Pautado em um 3-4-3, os Seagulls — assim como o St Pauli. — têm um zagueiro que atua como uma espécie líbero, se posicionando à frente dos outros dois defensores. Os alas ficam bastante avançados e abertos, para dar amplitude.

Na transição ofensiva, os dois meias centrais se afastam da primeira linha, ficando nas costas do volante adversário. A ideia dessa movimentação é confundir a marcação rival.

Em seu campo de ataque, o Brighton se movimenta bastante na intenção de criar superioridade numérica, desestabilizando o adversário. Com isso, os Seagulls assumem uma postura propositiva.

Fabian Hürzeler ainda vive seus primeiros meses comandando o Brighton. Apesar disso, o treinador alemão já está fixando seus ideais junto aos jogadores dos Seagulls — e nada como o auxílio dos medalhões para convencer os mais novos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo