Mais jovem da Premier League, técnico do Brighton não tem vergonha de pedir conselhos
Aos 31 anos, Fabian Hürzeler deu um show de humildade ao revelar sua dinâmica com os veteranos do Brighton
Aos 31 anos, Fabian Hürzeler se tornou o técnico mais jovem da história da Premier League. Entretanto, o alemão não tem vergonha de pedir conselhos aos jogadores mais velhos do Brighton.
Antes do jogo contra o Manchester United, que acontece neste sábado (24), às 8h30 (horário de Brasília), no American Express Community's Stadium, pela 2ª rodada da Premier League, Hürzeler revelou como é sua dinâmica com os veteranos dos Seagulls.
Desde a era Roberto De Zerbi, o Brighton é conhecido por apostar em grandes promessas do futebol mundial. Mesmo assim, os Seagulls também contratam atletas experientes para auxiliar os mais novos.
James Milner, por exemplo, tem 38 anos. Danny Welbeck tem 33. Aliás, o atacante inglês está ajudando o treinador do Brighton a se preparar para a partida contra os Red Devils.
Welbeck passou quase 13 anos em Old Trafford. Portanto, ele conhece o Manchester United como a palma de sua mão. E o comandante alemão tem se apoiado no centroavante para montar uma estratégia efetiva contra os Red Devils:
Fabian Hürzeler: jovem, mas experiente
Vale lembrar que Fabian Hürzeler interrompeu sua carreira como jogador aos 23 anos devido às lesões. Para não se afastar do futebol, se tornou auxiliar técnico. Em 2022/23, assumiu o St Pauli. — então na 2. Bundesliga — de maneira efetiva após bons resultados como interino.
Na última temporada, o treinador viveu sua primeira experiência completa na área técnica. Avassalador, Hürzeler levou a equipe ao título da segunda divisão alemã e, consequentemente, o acesso à Bundesliga.
Veja abaixo a festa de comemoração dos torcedores na conquista do acesso à elite do futebol alemã:
ST PAULI PROMOTED TO BUNDESLIGA sparking pitch invasion. 🇩🇪🤎
— Men in Blazers (@MenInBlazers) May 12, 2024
Led by coaching wunderkind Fabian Hurzeler—31yo coach born in Houston—takes Kiezkicker back up to German top flight after 13 years.
pic.twitter.com/FzDGu546Rz
Mais do que isso, o técnico alemão impressionou pelo seu estilo de jogo. Não à toa, Fabian Hürzeler chamou a atenção do Brighton, que tem tudo para ser a surpresa do futebol inglês em 2024/25.
Brighton com um jogo sem meio-campistas
A Trivela já fez uma reportagem especial explicando como o Brighton de Hürzeler pode jogar sem meio-campistas. Mesmo assim, nunca é demais falar sobre a filosofia de trabalho inusitada do técnico alemão.
Pautado em um 3-4-3, os Seagulls — assim como o St Pauli. — têm um zagueiro que atua como uma espécie líbero, se posicionando à frente dos outros dois defensores. Os alas ficam bastante avançados e abertos, para dar amplitude.
Na transição ofensiva, os dois meias centrais se afastam da primeira linha, ficando nas costas do volante adversário. A ideia dessa movimentação é confundir a marcação rival.
Em seu campo de ataque, o Brighton se movimenta bastante na intenção de criar superioridade numérica, desestabilizando o adversário. Com isso, os Seagulls assumem uma postura propositiva.
Minteh and Mitoma combining. 😮💨 Our opener is the @MonsterEnergy Moment of the Match! 🔥 pic.twitter.com/UgLcUL0KXU
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) August 17, 2024
Fabian Hürzeler ainda vive seus primeiros meses comandando o Brighton. Apesar disso, o treinador alemão já está fixando seus ideais junto aos jogadores dos Seagulls — e nada como o auxílio dos medalhões para convencer os mais novos.