Após começo errático, Casemiro e United têm desafios claros na temporada
Assim como o United, volante de 32 anos começou o ano abaixo do desempenho esperado
Na derrota para o Liverpool por 3 a 0 pela 3ª rodada da Premier League 2024/2025, o volante Casemiro foi o personagem negativo do Manchester United no Old Trafford.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O brasileiro de 32 anos foi muito criticado por torcedores e pela mídia inglesa – fazendo com que a sua mulher, inclusive, publicasse uma imagem nas redes sociais com os troféus conquistados por ele ao longo da carreira no futebol europeu.
Os problemas do Manchester United não passam, naturalmente, apenas por Casemiro, mas se quiser continuar como uma opção para Erik ten Hag (ou qualquer outro técnico que chegue aos Red Devils), o volante precisa superar desafios.
Casemiro tem início de temporada ruim no Manchester United
A temporada 2024/2025 não começou bem para Casemiro no Manchester United, e a derrota para o Liverpool em Old Trafford evidenciou o mau momento vivido pelo brasileiro no clube inglês.
Aos 35 do primeiro tempo, Casemiro se precipitou em um passe errado de primeira – na tentativa de acelerar o jogo -, e o rápido contra-ataque deu ao Liverpool o primeiro gol em uma cabeçada de Luis Díaz.
Com dificuldades para se encontrar no meio-campo, Casemiro falhou novamente sete minutos depois. Dessa vez, o volante é surpreendido por Luis Díaz, que rouba a bola e conclui a jogada com mais um gol.
Mal em campo, o volante foi substituído por Ten Hag no intervalo da partida, quando os Reds já venciam por 2 a 0. Nos 45 minutos finais, Salah fechou a conta com seu 10º gol no Old Trafford desde janeiro de 2021.
Logo após o final da partida, o brasileiro foi criticado por torcedores e pela imprensa local, que destacou o jogo de Casemiro como uma das suas piores atuações com a camisa do United.
“Uma das piores atuações em um primeiro tempo de um jogador do Manchester United no Old Trafford. Culpado pelos dois gols e sem esperança com a bola nos pés. Nota 1“, destacou o portal Manchester Evening News.
“Quando olho para ele (Casemiro), sinto que ele está sendo solicitado a fazer muitas coisas, como dar passes de 30 metros e ditar o ritmo do jogo. São coisas para as quais o Manchester United nunca o contrataria, porque nunca lhe pediram para fazer isso no Real Madrid.”
Números de Casemiro no Manchester United
- 87 jogos;
- 12 gols;
- 9 assistências;
- Campeão da Copa da Inglaterra (2023) e da Copa da Liga Inglesa (2024).
A saída do Real Madrid para o Manchester United foi talvez o maior desafio da carreira profissional de Casemiro, que já precisou se provar quando chegou à capital espanhola, ainda muito jovem.
Consagrado como um dos grandes nomes do clube merengue do século, Casemiro viu na Inglaterra a possibilidade de se reinventar no futebol europeu e participar da reconstrução de um clube gigante.
Os 3 grandes desafios de Casemiro na temporada 2024/2025
Desde que chegou ao United, o principal desafio de Casemiro é a adaptação ao estilo de jogo dinâmico e intenso que a Premier League exige, principalmente contra os melhores times da liga.
Ao longo da sua carreira, no Real Madrid e na Seleção, o volante sempre se encaixou em jogos posicionais que potencializam o seu futebol – com bons passes e muita força na cobertura defensiva.
Outro desafio é coletivo, e não depende apenas de Casemiro. Afinal, para que ele funcione, é preciso contar com uma engrenagem bem montada, e Erik ten Hag vem encontrando dificuldades para ajustar seu time.
Nos primeiros três jogos de Premier League, os Red Devils venceram apenas um. O técnico holandês, que renovou o contrato no final da última temporada, já está pressionado novamente no cargo.
O terceiro desafio é a briga pela titularidade. Na atual temporada, Casemiro terá que disputar a vaga entre os 11 com Ugarte, contratado junto ao PSG por 50 milhões de euros (R$ 300 milhões).
O uruguaio ainda não está com ritmo de jogo, e Erik ten Hag chegou a se irritar com jornalistas após ser questionado sobre a estreia do volante.