‘Não sou Harry Potter’: ten Hag parece viver realidade paralela no Manchester United
Após a derrota merecida para o Liverpool, ten Hag se defendeu das críticas, mas Manchester United apresenta defeitos antigos
Como de costume, o Manchester United usou sua última janela de transferências para trazer reforços de peso para a nova temporada. Entretanto, os Red Devils continuam apresentando problemas semelhantes de 2023/24 — e Erik ten Hag tem sido criticado por isso.
A derrota para o Liverpool por 3 a 0 no último domingo (2), em Old Trafford, pela 3ª rodada da Premier League, foi um claro exemplo das dificuldades do Manchester United que ainda não foram resolvidas.
Criticado pela torcida e pela imprensa, o treinador neerlandês se defendeu dizendo que não é nenhum bruxo — citando até mesmo Harry Potter. Entretanto, a justificativa de ten Hag faz crer que ele vive em uma realidade paralela nos Red Devils:
Após o vice da Supercopa da Inglaterra para o Manchester City, nos pênaltis, o Manchester United venceu um e perdeu dois jogos na Premier League. Um início de temporada preocupante tendo em vista os investimentos feitos pela diretoria.
Manchester United não economizou no mercado
Se tem uma coisa que Erik ten Hag não pode reclamar é a falta de um elenco competitivo, pois o Manchester United não economizou na hora trazer reforços badalados no mercado.
Os Red Devils gastaram 214,5 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) em cinco contratações — e todos os novos atletas desembarcaram em Old Trafford com potencial para serem titulares.
Reforços do Manchester United para 2024/25
Justiça seja feita: Yoro se machucou durante a pré-temporada e deve ficar afastado por mais algum tempo. Ugarte chegou nos últimos momentos da janela de transferências e ainda não estreou. Por outro lado, de Ligt, Mazraoui e Zirkzee já estão jogando pelos Red Devils.
Ten Hag não se ajuda
Contratado em 2022, ten Hag fez uma temporada de estreia marcante no Manchester United, quando foi campeão da Copa da Liga Inglesa e garantiu vaga na Champions League. Entretanto, 2023/24 foi muito aquém.
Eliminado na última colocação de sua chave na Liga dos Campeões, os Red Devils ficaram apenas na 8ª colocação da Premier League — a pior campanha no campeonato desde 1990.
Não à toa, o treinador quase foi demitido, porém, o título da Copa da Inglaterra garantiu uma sobrevida. Além disso, as opções cogitadas pelo Manchester United para substituir o neerlandês não deram certo.
Mesmo há bastante tempo no cargo, Erik ten Hag ainda não apresenta um futebol convincente dentro de campo. Vale destacar que o técnico neerlandês chegou a discutir com um jornalista depois da exibição ruim contra o Liverpool.
O treinador foi questionado se o problema está nos jogadores ou em sua filosofia de trabalho. O neerlandês, por sua vez, transferiu a culpa para os atletas por erros individuais: