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Gamepédia do Futebol – #16 FIFA International Soccer

O mais importante título de games de futebol inicia sua trajetória vencedora buscando reproduzir fielmente o jogo real

Dos títulos selecionados até agora para a Gamepédia, este é o primeiro que perdura até hoje no cenário de simuladores de futebol. Na nossa enciclopédia de games, utilizamos critérios de pioneirismos ou relevância frente aos concorrentes da época. Este título, em específico, reúne todos os pré-requisitos para figurar na nossa série e, além disso, é um concorrente à altura para qualquer jogo que pretenda emular uma bola rolando em um gramado verde. Também conhecido como FIFA 94, apesar deste nome não ser oficial, o FIFA International Soccer é o jogo de estreia da principal franquia de simuladores de futebol. 

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Fundada em 1982, a Electronic Arts começou sua trajetória sob o comando de Trip Hawkins, seu fundador, William Gordon e Tom Mott. Com base em Redwood City, na Califórnia, Estados Unidos, ela inicia sua produção com jogos de computadores e consoles com um jogo para Atari 800. Mas foi apenas em 1991 que a empresa decidiu criar uma divisão para simuladores esportivos, a EA Sports. Com a estratégia de buscar a chancela das principais instituições esportivas, a EA lançou NHL, Madden NFL e um terceiro título referente ao futebol. Mal sabia a empresa que o título, publicado em 1993, romperia a era dos 16 bits e continuaria a entregar um produto satisfatório até a nova geração de videogames que rodam em telas 4K. Aliás, as outras séries também.

O FIFA International Soccer apresenta a câmera diagonal isométrica – que foi destacada no nosso segundo episódio, NASL Soccer – com visão parcial do campo e scroll do ecrã de acordo com o posicionamento da bola. Para a indicação dos jogadores, há uma estrela que aparece abaixo do avatar selecionado – solução visual que aparece em vários títulos da história dos games de futebol – junto ao número da camisa do jogador. Caso perca o jogador controlado, uma seta gigante amarela aparece na tela mostrando em qual direção ele está posicionado. Ainda em aspectos visuais, chamam a atenção a representação fiel dos jogadores e da torcida e a estrelinha abaixo do avatar controlado. Fato curioso é que os torcedores utilizam diversas cores em suas camisas, não se restringindo apenas aos fardamentos das equipes em campo.

A capa de FIFA International Soccer

Em termos de gameplay, a principal característica do FIFA International Soccer – e também uma inovação – é o respeito dos jogadores ao esquema tático. Apesar de alguns títulos anteriores já apresentarem a escolha da formação, foi no jogo da EA Sports que ele de fato ditou o ritmo da partida. Atrelado a isso, a dinâmica arcade foi deixada de lado e a busca era por, de fato, simular uma partida de futebol. Tanto é que o capricho na parte sonora, a isometria e a impressão de tridimensionalidade, conseguiam construir um bom ambiente para colocar o usuário dentro de um estádio de futebol. Para a época, o FIFA foi arrasador e dominou o mercado com certa facilidade – pelo menos até 1995, quando a Konami entrou novamente no páreo.

Em termos de inovações, além das melhorias na sonoplastia e na disposição tática das equipes, o game chamou a atenção por trazer o naming rights da maior instituição do futebol – a FIFA. Especialmente na época, este quesito adicionou credibilidade ao título e passou a impressão de que aquele era, de fato, o simulador oficial do esporte. Apesar disso, como não possuía acordo com a FIFPro, todos os jogadores das 140 seleções presentes no jogo possuíam nomes fictícios. Entre eles, a lenda brasileira da camisa 11, Janco Tianno – considerado por muitos um rival à altura de Allejo como o maior jogador da história dos games de futebol. Também, adicionou replays, arbitragem em campo durante a partida e condições climáticas que alteram as condições do gramado.

Imagem do FIFA International Soccer, de 1993

Fato curioso do primeiro FIFA era a possibilidade de ficar na frente do goleiro e bloquear sua reposição de bola após um chute defendido. Este era o principal bug do jogo e, em partidas muito complicadas, valia a pena apelar e tirar proveito da bola que ia bater no atacante e, possivelmente, sobrar livre para empurrar para o gol. Além deste, o escanteio também chega com uma dinâmica curiosa no título: enquanto o cobrador aparecia em uma telinha no canto superior do ecrã, uma mira quadrada podia ser deslocada dentro da área para escolher em qual região o cruzamento cairia. 

É praticamente impossível falar sobre o simulador de futebol da EA Sports e não colocar a Konami como oposição. A questão é que, apesar da empresa japonesa já ter iniciado sua trajetória na nossa Gamepédia, apenas em 1995 ela conseguiu colocar um concorrente à altura para o FIFA. Para não queimar largada, ainda não vamos iniciar este embate e aguardamos vocês nos próximos episódios. Enquanto isso, sabe qual é o primeiro concorrente da Konami para o FIFA? Tente acertar nos comentários e, se quiser, crave também o ano de lançamento. 😉

Imagem de FIFA International Soccer
Foto de João Belline

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.
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