eFootball: seis meses depois do lançamento, Konami vai tentar corrigir o jogo com relançamento
DLC sairia no ano passado, mas a empresa decidiu adiar para garantir a entrega e promete estar mais perto do que os fãs queriam do jogo
A próxima quinta-feira vai marcar mais um episódio na trajetória do futebol digital da Konami, seja de maneira positiva ou negativa. Depois de pouco mais de seis meses de seu lançamento, o eFootball vai receber a atualização 1.0.0, o que significa o início da segunda fase da implementação do jogo, com partidas cruzando plataformas, modos de jogo completos e correção dos erros que fizeram com que o lançamento fosse muito abaixo da tradição da empresa japonesa neste nicho. A Trivela teve acesso rapidamente à versão 1.0 e conta aqui quais as impressões que a atualização deixou.
Lançado no dia 30 de setembro de 2022, o eFootball trouxe um novo modelo de negócio para a franquia – buscando ser gratuito e multiplataforma. Na prática, o lançamento foi um fracasso e fez com que a empresa japonesa tivesse que correr para consertar o jogo. Entre promessas de melhoria no jogo para a semana seguinte, pedidos de desculpas e desencontros internos, a Konami entregou em novembro a atualização 0.9.1, que melhorou o jogo, mas não o bastante para oferecer uma experiência agradável ao público.
Desde o começo da comunicação do novo título, a Konami explicou que o lançamento do eFootball seria feito em três etapas. No grafismo chamado de Roadmap, a empresa desenhou uma primeira fase muito similar a uma demo e com número de times limitados. A segunda fase entregaria o jogo completo através da atualização 1.0.0, mas teve que ser adiada para o 2º semestre de 2022. Antes do esperado, a Konami anunciou o conteúdo para o dia 14 de abril, buscando finalmente entregar um game à altura da tradição da franquia.
A DLC que chega nesta quinta-feira vai implementar a segunda fase do eFootball 2022, com o início das partidas entre plataformas diferentes, modo de jogo Dream Team (antigo MyClub), ligas on-line e sistema de passe de temporada. Em suma, é quando o jogo se torna completo – faltando apenas para a terceira fase o início da temporada de eSports e a integração com dispositivos móveis.
Além do previsto no Roadmap, a atualização também vai corrigir problemas enfrentados na gameplay e adicionar quatro novos recursos: Stunning Kicks (chute com mais força e precisão, que precisa de tempo maior para a execução); Pass and run (clássico um-dois, jogador toca e passa para receber); Pressure (movimento de contenção durante a defesa, seja pelo jogador selecionado ou o companheiro mais próximo) e um novo sistema de marcação ombro a ombro.
Mais do que as novidades na gameplay – que algumas são apenas reinserções de funcionalidades que antecessor Pro Evolution Soccer já possuía – a comunidade que acompanha os jogos da Konami quer, ao menos, um jogo digno e à altura do histórico da empresa. De certa forma, até os jogadores de FIFA querem um concorrente que incomode a EA Sports para melhorar os jogos de futebol digital e este segmento. A torcida digital, neste momento, espera uma bela quinta feira!