Games

eFootball: seis meses depois do lançamento, Konami vai tentar corrigir o jogo com relançamento

DLC sairia no ano passado, mas a empresa decidiu adiar para garantir a entrega e promete estar mais perto do que os fãs queriam do jogo

A próxima quinta-feira vai marcar mais um episódio na trajetória do futebol digital da Konami, seja de maneira positiva ou negativa. Depois de pouco mais de seis meses de seu lançamento, o eFootball vai receber a atualização 1.0.0, o que significa o início da segunda fase da implementação do jogo, com partidas cruzando plataformas, modos de jogo completos e correção dos erros que fizeram com que o lançamento fosse muito abaixo da tradição da empresa japonesa neste nicho. A Trivela teve acesso rapidamente à versão 1.0 e conta aqui quais as impressões que a atualização deixou.

Lançado no dia 30 de setembro de 2022, o eFootball trouxe um novo modelo de negócio para a franquia – buscando ser gratuito e multiplataforma. Na prática, o lançamento foi um fracasso e fez com que a empresa japonesa tivesse que correr para consertar o jogo. Entre promessas de melhoria no jogo para a semana seguinte, pedidos de desculpas e desencontros internos, a Konami entregou em novembro a atualização 0.9.1, que melhorou o jogo, mas não o bastante para oferecer uma experiência agradável ao público.

Desde o começo da comunicação do novo título, a Konami explicou que o lançamento do eFootball seria feito em três etapas. No grafismo chamado de Roadmap, a empresa desenhou uma primeira fase muito similar a uma demo e com número de times limitados. A segunda fase entregaria o jogo completo através da atualização 1.0.0, mas teve que ser adiada para o 2º semestre de 2022. Antes do esperado, a Konami anunciou o conteúdo para o dia 14 de abril, buscando finalmente entregar um game à altura da tradição da franquia.

A DLC que chega nesta quinta-feira vai implementar a segunda fase do eFootball 2022, com o início das partidas entre plataformas diferentes, modo de jogo Dream Team (antigo MyClub), ligas on-line e sistema de passe de temporada. Em suma, é quando o jogo se torna completo – faltando apenas para a terceira fase o início da temporada de eSports e a integração com dispositivos móveis. 

Além do previsto no Roadmap, a atualização também vai corrigir problemas enfrentados na gameplay e adicionar quatro novos recursos: Stunning Kicks (chute com mais força e precisão, que precisa de tempo maior para a execução); Pass and run (clássico um-dois, jogador toca e passa para receber); Pressure (movimento de contenção durante a defesa, seja pelo jogador selecionado ou o companheiro mais próximo) e um novo sistema de marcação ombro a ombro.

Mais do que as novidades na gameplay – que algumas são apenas reinserções de funcionalidades que antecessor Pro Evolution Soccer já possuía – a comunidade que acompanha os jogos da Konami quer, ao menos, um jogo digno e à altura do histórico da empresa. De certa forma, até os jogadores de FIFA querem um concorrente que incomode a EA Sports para melhorar os jogos de futebol digital e este segmento. A torcida digital, neste momento, espera uma bela quinta feira!

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo