Os frutos de Cotia: São Paulo repete estratégia do masculino em reconstrução do elenco feminino
Em evento no MorumBIS, São Paulo apresenta elenco do time principal feminino com 12 jogadoras da base para 2024
O time masculino do São Paulo vem de um 2023 histórico em que conquistou o título inédito da Copa do Brasil muito graças ao talento lapidado em Cotia e colocado em campo por Lucas Beraldo, Pablo Maia e Rodrigo Nestor. Deu certo, mas tão certo que o clube pretende repetir esta estratégia para colher frutos também na equipe feminina em 2024.
Mais do que nunca, as categorias de base estão no centro do planejamento do Tricolor para a temporada. E isso ficou bastante evidente nesta quinta-feira (14), quando o São Paulo apresentou o elenco feminino para 2024 à imprensa em um evento no MorumBIS. Do plantel com 30 jogadoras, 12 saíram da base são-paulina – exatos 40%.
Além disso, a própria estrutura de organização do clube foi “feita em casa”. Cléo Prado assume como diretora do time principal feminino após anos nas categorias de base. O mesmo vale para o técnico Thiago Viana, que passou anos comando as equipes de categorias inferiores antes de assumir a equipe de cima.
?️ Dia de apresentação no MorumBIS!
Nossa equipe principal foi apresentada nesta quinta-feira no estádio tricolor, com entrevista coletiva do treinador Thiago Viana e das atletas Camilinha e Dudinha.#FutebolFemininoTricolor#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/kH1FbDJz2S
— São Paulo Feminino (@SaoPauloFC_Fem) March 14, 2024
O clube pretende colher os frutos de campanhas vitoriosas recentes nas categorias de base agora no time profissional. Recentemente, a equipe conquistou um título estadual sub-17, além de um torneio sub-16 organizado pela Conmebol. Em 2024, a equipe sub-20 foi eliminada pelo Flamengo na semifinal da Copinha.
– Sempre nos preocupamos na linha do ser humano. Na organização da modalidade, trazer as meninas para dentro do projeto e da filosofia que o São Paulo estava querendo implementar. Na subida para o profissional, começamos dentro dessa linha aproveitando esse trabalho vitorioso da base. Fizemos três anos fantásticos. Não faz muito sentido você ter uma base tão vitoriosa e essas meninas não subirem na quantidade adequada que entendemos como adequada para o sucesso e futuro. Estamos com 12 atletas no time principal (que são da base). Nosso projeto é de reestruturação. Sempre falo para as atletas que a função do diretor nesse meio é ser o órgão facilitador – afirmou Cléo Prado durante o evento.
“Estou no São Paulo desde 2020, esse ano assinei dois anos, isso mostra minha confiança no São Paulo, no Viana. Desde quando cheguei, o meu treinador foi o Viana. Temos profissionais que nos ajudam a cada dia. As atletas no grupo fazem com que nós mais novas evoluamos bastante com a experiência e o acolhimento delas”. (Dudinha, meia de 18 anos)
São Paulo reformula estrutura do departamento
Além da aposta na base, o São Paulo também trabalhou para melhorar a estrutura de trabalho das atletas ao longo da temporada. O primeiro passo foi a contratação de um psicólogo fixo para a equipe feminina, além de um acompanhamento mais individualizado do setor de fisioterapia. O clube também unificou o seu departamento médico para a equipe profissional e a base.
– Isso tudo é um grande facilitador. E como todo início de trabalho temos a meta que sonhamos, e o sonhar é possível. Porque temos um time muito trabalhador – ressalta a diretora.
São Paulo quer dar passo a mais com título em 2024
O São Paulo considera que fez em 2023 a sua melhor temporada desde a reativação do futebol feminino, em 2019, ano em que conquistou a Série A2 do Brasileirão para subir para a elite nacional. Mesmo que a última cena do ano tenha sido a da goleada por 4 a 1 e do vice-campeonato para o Corinthians no Campeonato Paulista, o clube entende que os resultados alcançados mostram que o Tricolor pode, sim, dar um salto para quem sabe ser campeão em 2024.
O tão sonhado título pode não ter vindo – nem no Paulistão, nem no Brasileirão, em que a equipe parou na Ferroviária na semifinal. O jejum de estaduais persiste desde 1999. Mas a avaliação interna é de que o clube só foi eliminado por equipes com projetos mais longos (Corinthians e Ferroviária) no ano passado. Por isso, há o entendimento de que o São Paulo está no caminho para enfim conquistar títulos.
– Fomos semifinalistas (no Brasileirão), perdemos nos pênaltis, e chegamos à final do Campeonato Paulista também. Acabamos enfrentando duas equipes que têm um tempo de trabalho no profissional mais longo do que o São Paulo nessa retomada. Sabemos que isso faz diferença, ter anos para ir evoluindo o projeto, melhorar o elenco. Essas duas equipes já tinham vivido esse processo que estamos vivendo. Estamos em evolução também. Sabemos que em cada temporada que conseguirmos evoluir como projeto e trabalho vamos estar batendo mais em finais. Naturalmente os títulos vão vir. Ano passado desde a reativação foi a melhor temporada da equipe, mas queremos mais. Temos de pensar em títulos, em conquistas, e temos certeza de que nesse ano temos totais condições de chegar lá – garante o técnico Thiago Viana.
O São Paulo estreia oficialmente em 2024 neste sábado (16), às 16h (horário de Brasília). A equipe enfrenta o Cruzeiro fora de casa pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.