Copa do Mundo Feminina

Com recordes, audiência da Copa Feminina comprova que o público abraçou a modalidade

Quase 50 milhões de pessoas acompanharam só a fase de grupos da Copa do Mundo Feminina pela TV

A Copa do Mundo Feminina ganhou um novo capítulo no Brasil em 2023. Mesmo com a campanha ruim da seleção canarinho, a competição ganhou destaque no noticiário e teve um crescimento significativo na repercussão em relação à edição anterior. Com direito a recorde nos números, a audiência expressiva comprova que o público geral abraçou de vez o futebol de mulheres.

Neste domingo (20), por exemplo, a transmissão da final Espanha x Inglaterra, pela TV Globo, teve a melhor audiência do ano para o dia e faixa horário. A emissora liderou o Ibope em todo o Brasil na média nacional (+35%). No Rio de Janeiro, houve um crescimento de 20%, enquanto São Paulo registrou um aumento de 37%, em relação à média da faixa nos quatro domingos anteriores.

A CazéTV, canal do YouTube que transmitiu todos os 64 jogos da Copa, teve um crescimento meteórico neste período, principalmente por ter transmitido muitas partidas exclusivas. Mais de uma vez, ao longo do mês, o canal ultrapassou 1 milhão de dispositivos conectados simultaneamente.

Quase 50 milhões de espectadores só na fase de grupos

Por mais que a Rede Globo tenha transmitido uma quantidade limitada de partidas do Mundial, os números da fase de grupos da Copa rendeu bons resultados.

Considerando os jogos do Brasil, a audiência média mais do que dobrou o patamar da faixa de horário durante a fase de grupos. Já o Sportv teve crescimento superior a 1308% na faixa. Os dois canais alcançaram no acumulado um total de 49,8 milhões de pessoas diferentes, e tanto TV Globo quanto Sportv registraram recorde de participação na comparação com as outras Copas que foram transmitidas no Brasil. 

Desde o início do torneio, o Sportv lidera o ranking da TV paga no total do dia, com audiência 20% superior ao segundo colocado. Ao fim da exibição dos primeiros 22 jogos a que tem direito, o canal a cabo se consolidou para o público como uma opção que oferece experiência completa, com pré-jogo, extensa cobertura em toda sua programação e excelência nas transmissões. Nos jogos do Brasil, o canal pago alcançou 3,4 milhões de pessoas, média de 1,5 milhões por jogo. 

Queda da Seleção não impediu boa audiência

O último jogo da Seleção nesta edição da Copa registrou, no PNT, a maior audiência de uma partida de futebol feminino (17 pontos) na TV Globo desde a final da Copa Feminina de 2019. O Sportv também registrou a maior participação do ano (57%) entre os canais de TV por assinatura com a partida que decretou a queda do Brasil. 

Nos outros jogos, sem seleção brasileira, foram 6,1 milhões de pessoas que passaram pelo Sportv, com média de 600 mil por jogo. Houve crescimento de 200% na faixa da madrugada, das 0h às 6h, comparando ao período antes do início da Copa.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
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