França

Substituto de Navas no PSG é impedido de ir a França por dívida de pensão alimentícia

Matvey Safonov, de 25 anos, capitão do Krasnodar e titular da seleção russa foi o escolhido pelo PSG

O PSG acertou todos os detalhes pela contratação do goleiro russo Matvey Safonov, de 25 anos, capitão do Krasnodar (RUS), e dono da meta da seleção de seu país.

Os campeões franceses concordaram em pagar 20 milhões de euros (R$ 115,5 milhões na cotação do dia) para contar com os serviços do jogador.

Mas o que o PSG não contava é que uma questão judicial iria travar a transferência. Safonov está impedido de deixar a Rússia por causa de uma dívida de pensão alimentícia.

Matvey Safonov chegou a viajar até Paris para passar por exames médicos, sendo aprovado nos testes, mas voltou ao seu país para um amistoso da seleção russa, a qual já defendeu em 13 ocasiões.

Depois disso, um retorno à capital francesa estaria marcado para o dia 10 de junho, mas o goleiro se encontra impedido de viajar desde o último dia 6.

Safonov se encontra concentrado junto à Seleção Russa
Safonov se encontra concentrado junto à Seleção Russa – Foto: Icon Sport

Qual o valor devido por Matvey Safonov?

O Diario As, da Espanha, contou que Matvey Safonov deve 623 mil euros (aproximadamente R$ 3,6 milhões), a sua ex-mulher, Anastasia Kazachek, de quem se divorciou em 2021.

Foi determinado judicialmente que Safonov pagasse um quarto de seus rendimentos a ela, o que não aconteceu.

O advogado de Anastasia, Maxim Shilov, afirmou à Match TV que “não pode confirmar, nem negar o valor, mas que a dívida é grande”.

De acordo com a publicação, Safonov não poderá deixar o território russo “até novo aviso”.

Situação nada incomum no futebol

Problemas envolvendo pensão alimentícia não são incomuns no futebol. Recentemente, o atacante Jô, ex-Corinthians e Atlético-MG, foi preso antes de uma partida de seu clube atual, o Amazonas.

A prisão se deu por não pagamento de pensão alimentícia para um de seus oito filhos.

Jô foi detido no dia 6 de maio, sendo liberado apenas no dia seguinte, após passar a noite na cadeia.

Ida de Safonov ao PSG pode melar?

Apesar da impossibilidade de Matvey Safonov deixar a Rússia rumo a França, a transferência para o PSG segue de pé.

O goleiro, que tem contrato com o Krasnodar até 2029, além de ter recorrido da decisão judicial, pretende pagar a dívida.

Com uma decisão judicial favorável ou o pagamento da dívida, o goleiro estará livre para se mudar à Paris e defender a equipe francesa. Seu contrato com o PSG será de cinco anos.

No momento, Safonov está concentrado com a seleção russa em Minsk, capital da Bielorrúsia, onde sua equipe venceu o selecionado local nessa sexta-feira (7), por 4 a 0.

Safonov defendeu o Krasnodar em 30 ocasiões na temporada, chegando a dar uma assistência. Além disso, foram dois jogos disputados pela Seleção Russa no período.

Além disso, Safonov terminou com a menor média de gols sofridos (0,9) e foi o goleiro com mais partidas sem ser vazado (11), além de ser o quinto com mais defesas por partida (3,5). Os dados são do SofaScore.

Carreira de Safonov

Matvey Safonov foi revelado no Krasnodar, sendo este o único clube que defendeu na carreira até o momento.

Seu primeiro jogo como profissional aconteceu na temporada 2017/18, quando tinha apenas 18 anos.

Ele assumiu a titularidade de sua equipe em 2018/19 e não saiu mais. São 169 jogos com a camisa do Krasnodar.

Safonov também disputou a Euro de 2020 por sua seleção, tendo disputado duas partidas.

Ele chega no PSG para ser reserva imediato da estrela italiana Gianluigi Donnarumma, visto que Keylor Navas não continuará na França.

O costarriquenho deve assinar com algum clube da MLS.

Os outros alvos para o PSG na próxima janela

Segundo o Parisien, além de um goleiro, o PSG quer um volante de boa técnica e um ponta para a próxima temporada.

Vale citar que será a primeira temporada do clube francês sem Kylian Mbappé, que deixou a equipe de graça rumo ao Real MadridLayvin Kurzawa é outro que deixa o clube ao término do contrato, no mesmo cenário de Navas.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo