O futebol é uma caixinha de surpresas, mas se tem algo que não deixa dúvidas no universo do esporte é que se tem janela de transferências aberta, terão especulações do atacante Neymar, de 31 anos, fora do PSG. O camisa 10 tem contrato com o clube francês até junho de 2027.
A mais nova página deste livro passou a ser escrita nesta segunda-feira (7), após o jornal francês L’Equipe publicar que o jogador teria comunicado ao presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, sobre o desejo de deixar o clube nesta janela. Confira a entrevista sobre a transferência de Neymar para a Premier League Brasil.
Como tudo que envolve o jogador, a notícia explodiu rapidamente, ganhando muita repercussão principalmente no Brasil, Inglaterra e Espanha. A repercussão brasileira acontece de forma natural, pela nacionalidade do jogador. Em terras inglesas, a notícia aumentou os rumores de que o camisa 10 do PSG poderia reforçar o Chelsea. No futebol espanhol, como de praxe, a informação agitou a Catalunha, já que grande parte da torcida do Barcelona sonha com o retorno do jogador, que teve passagem marcante pelo clube.
+LEIA MAIS: Os obstáculos que Neymar precisará superar para ser crucial ao PSG
Pai de Neymar nega informação
Neymar da Silva Santos, pai e agente de Neymar, falou com exclusividade à Trivela e à PL Brasil, negando categoricamente os rumores. Segundo o empresário, o pedido de transferências “não aconteceu”. Ele ainda chamou o jornal L’Equipe, que veiculou a matéria, de “L’Efake”, em referência a “fake news”, termo utilizado para denominar notícias falsas.
— Não tenho como confirmar uma notícia que não aconteceu. L'Equipe sendo L'Efake” — escreveu Neymar da Silva Santos.
O pai do jogador indicou a possibilidade de existirem interesses por trás da publicação da reportagem.
— (A suposta informação) veio de algum lugar, vamos tentar entender a intenção — escreveu.
🚨EXCLUSIVA
Conversei nesta tarde com o Neymar Pai, que negou a informação veiculada no jornal francês L'Equipe de que Neymar Jr teria entregado um pedido formal de transferências ao PSG. Para a @plbrasil1 e @trivela. Leia mais 👇 https://t.co/8JZ2wolIuW
— Maic Costa (@omaiccosta) August 7, 2023
Neymar voltou a atuar pelo PSG recentemente, após se recuperar de uma lesão no tornozelo sofrida em fevereiro, na vitória por PSG Lille por 4 a 3, pelo Campeonato Francês. O acontecido tirou o camisa 10 do do restante da temporada. O brasileiro acumula 11 lesões desde que foi contratado pela equipe parisiense, em 2017.
O retorno do jogador aos gramados aconteceu na última quinta-feira (3), na vitória do PSG por 3 a 0 sobre o Jeonbuk, da Coreia do Sul. A partida foi amistoso da pré-temporada do clube francês, realizada no país asiático. Neymar foi o grande destaque do confronto, marcando duas vezes e dando uma assistência.
O que disse o L’Equipe?
De acordo com a matéria do L’Equipe, o suposto pedido de transferência aconteceu por Neymar ter ficado incomodado com os protestos dos Ultras do PSG em frente a sua casa no último mês de maio. Na ocasião, jogador e clube francês viviam momentos conturbados. O camisa 10 estava machucado e não pôde ajudar sua equipe a evitar a eliminação precoce nas oitavas de final da Champions League, para o Bayern de Munique. No Campeonato Francês, apesar da liderança parisiense, uma sequência de tropeços irritou os torcedores.
Trivela e PL Brasil tentaram contato com o L'Équipe após as declarações de Neymar Pai, mas até a publicação da matéria ainda não haviam obtido resposta. Em caso de retorno do veículo francês, o texto será atualizado.
+LEIA MAIS: Mbappé vive problema criado pelos superclubes que inflacionaram o mercado
O trio dos sonhos do PSG pode se desfazer por inteiro?
Além das especulações envolvendo Neymar, o PSG também convive com a possibilidade de perder mais um de seus principais jogadores. O craque francês Kylian Mbappé foi colocado à venda pelo PSG depois de se recusar a renovar o seu contrato com o clube. Se o PSG não o vender nesta janela, a partir de janeiro ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube e poderá deixar o clube em junho de 2024 sem custos.
A disputa começou já nas férias, quando o jogador oficializou o que ele disse que o clube já sabia: que ele não exerceria a opção de renovação do vínculo que tem com o clube, que acaba em 2024 e poderia ir até 2025 se ele assim quisesse. Ele não quis e o clube considera que não pode perder o jogador de graça. Então, o colocou a venda.
A preferência do clube era que ele renovasse o contrato e já mostrou que estaria disposto a chegar a basicamente qualquer valor que o atacante quiser. O problema é que Mbappé não quer. E a essa altura, ele pondera jogar mais um ano pelo PSG e sair, tranquilamente e sem custos, em junho de 2024 para onde quiser. Mbappé ganhou um poder enorme com o seu contrato e virou um fruto da política do PSG, comum aos superclubes, que inflacionaram um mercado e criaram um problema para eles mesmos.
+LEIA MAIS: PSG x Mbappé: clube exclui jogador de treinamento para forçar sua saída
Outro grande nome que não permaneceu no PSG para a temporada 2023/24 foi o argentino Lionel Messi. Contratado em 2021 para formar o “trio dos sonhos” com Neymar, seu ex-companheiro de Barcelona, e Mbappé, um dos grandes nomes do futebol mundial, a lenda argentina jamais conseguiu cair nas graças da torcida francesa, deixando o clube após o fim de seu contrato, no último mês de junho, para se aventurar na MLS, com a camisa do Inter Miami.
Messi está se divertindo em Miami ✨👽 O gênio do futebol rapidamente transformou um péssimo time, lanterna da MLS, em uma equipe competitiva que venceu todas as partidas com ele em campo. Ele sobra e faz o que quer nos gramados estadunidenses 🙌
Efeito Lionel Messi 🔟🇦🇷 pic.twitter.com/4AcaH7wP6h
— Trivela (@trivela) August 3, 2023
Caso Mbappé realmente deixe o PSG nesta janela, Neymar será o único que restou daquele que foi um dos ataques mais badalados do futebol mundial. Se os rumores recorrentes de uma saída do camisa 10 do clube se confirmarem, o endinheirado clube parisiense teria que lidar, pela primeira vez em seis anos, com um time sem as principais referências.
Agora resta esperar qual será o próximo capítulo de uma novela eterna. É impossível ter a certeza do futuro de Neymar. Mas o que é possível cravar é que se ele seguir no PSG após o fechamento da janela de verão, em janeiro estaremos aqui novamente.