França

Por que Luis Enrique disse ‘não’ a Gyokeres no PSG?

Sporting espera receber 100 milhões de euros pelo atacante de 23 gols em 17 jogos, mas valor é considerado alto para o treinador Luis Enrique

23 gols em 17 jogos na temporada, três desses gols anotados na goleada por 4 a 1 contra o Manchester City, na Champions League. 18 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Estes são os números do atacante Viktor Gyokeres, do Sporting.

Não à toa, o sueco de 26 anos é um dos alvos mais cobiçados entre os maiores clubes do continente, que vão fazer (quase) tudo para garantir o atacante. E a sua saída do time de Lisboa não deve demorar.

Entre os principais concorrentes a novo clube para Gyokeres está o PSG, time comandado por Luis Enrique. Mas não parece que o espanhol está tão disposto a pagar tudo que o Benfica pede pelo atacante.

Segundo reportagem do jornal francês L'Équipe, o treinador do líder do Campeonato Francês considera os 100 milhões de euros (cerca de R$ 610 milhões) um valor pouco viável para a negociação.

Apesar do time estar sofrendo sem um grande goleador desde a saída de Mbappé para o Real Madrid, o valor é maior do que o treinador estaria disposto a desembolsar para um atacante na próxima janela.

Viktor Gyokeres, atacante do Sporting. Foto: Imago
Viktor Gyokeres, do Sporting, é o principal goleador da temporada. Atacante sueco anotou 23 gols em 17 jogos. Foto: Imago

O PSG quer, mas não quer pagar 100 milhões de euros por Gyokeres

A cláusula de 100 milhões de euros no contrato de Gyokeres, que assinou até junho de 2028, é o principal motivo que impede o PSG de avançar na contratação do sueco já na próxima janela do meio da temporada, que abre em janeiro.

O PSG, no entanto, está longe de desistir de contratar o atacante e agora trabalha na negociação de um valor “mais em conta” com a diretoria do Sporting.

As diretorias dos dois clubes, além dos representantes dos jogadores, inclusive, já sentaram algumas vezes para negociar os valores que agradem tanto aos portugueses, quanto ao treinador Luis Enrique.

O PSG não tem pressa, mesmo com o começo ruim na Champions League, com apenas quatro pontos em quatro jogos, o pior desempenho entre os clubes franceses.

Situação bem diferente do Sporting, que só perdeu uma na temporada, e é o vice-líder, da Champions League, com 10 pontos. Boa parte desse bom momento, sem dúvida, estão na conta do atacante, que anotou quase metade dos 52 gols da equipe na temporada.

Curiosamente, a diferença de gols entre PSG e Sporting é de 20 gols, três a menos do que Gyokeres anotou na temporada.

PSG tem concorrência de peso por Gyokeres

Apesar de ser a equipe com o interesse mais aparente, o PSG não é o único que está sonha com o atacante do Sporting. Manchester City, FC Barcelona e Bayern de Munique estão entre os principais concorrentes.

O Manchester United, porém, pode ser o principal rival. E por alguns motivos. Gyokeres pode ser o centroavante que o time tanto procura. Primeiro que o sueco já tem uma certa experiência na Premier League, dos seus tempos de Brighton.

Viktor Gyokeres e Rúben Amorim. Foto: Imago
Gyokeres e Rúben Amorim dividiram o vestiário do Sporting nas últimas duas temporadas. O treinador, porém, deixou o time português rumo ao Manchester United. Foto: Imago

Segundo, mas não menos importante, o novo comandante do Manchester United será, justamente, Rúben Amorim, que treinou o atacante nos últimos dois anos no Sporting e conhece muito bem o seu talento.

Após a goleada do seu quase ex-time para cima do mais novo rival Manchester City, o treinador português foi perguntado sobre um possível interesse do Manchester United no jogador.

— Se eu começar a brincar sobre a situação do Gyokeres, vou ter problemas. Essa é minha cidade, meu país, estão vou respeitar. Viktor tem que ficar até o final da temporada e então provavelmente irá para outro lugar — disse o novo treinador do Manchester United.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo