Sorte nossa, azar deles: com chance de pegar amadores, Rennes e Marseille duelam por avanço na Copa da França
Rennes e Marseille repetem confronto da última temporada, com Rennes buscando revanche e vaga na próxima fase da Copa da França
Não é segredo que a Copa da França é o torneio mais inclusivo do mundo, permitindo que equipes amadoras e times de todos os territórios franceses, como Guiana Francesa e Taiti, participem. A abrangência faz com que times de todos os níveis do futebol local possam tentar chegar longe no torneio, como é o caso do Le Puy Foot 43 Auvergne, que avançou às oitavas de final neste sábado (20).
Só que mesmo com tantas equipes de divisões menores, ainda existe a possibilidade de que times da primeira divisão se encontrem bem cedo. É o caso de Rennes e Olympique de Marseille, que jogam neste domingo (21), às 17h05 (horário de Brasília), brigando por uma vaga nas oitavas de final do torneio.
Curiosamente, o jogo é uma repetição de um confronto da mesma fase na última temporada. Em Marseille, os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Matteo Guendouzi, que deixou o Marseille para a Lazio ao fim da última temporada.
Finalizado
1 (9)
-1 (8)
Rennes - Marseille
France Cup - Roazhon Park
5° Turno
Rennes bem em campo, mas vive problema com veterano
Dentro de campo, o Rennes vem de um excelente resultado na última rodada da Ligue 1, ao bater o Nice, a sensação do início da temporada, por 2 a 0, com gols de Benjamin Bourigeaud, de pênalti, e Arnaud Kalimuendo, que marcou três gols nos últimos dois jogos.
Já fora de campo, a situação é diferente. Principal reforço para a atual temporada, o volante Nemanja Matic não está satisfeito com seus minutos e busca sair do clube. O sérvio chegou a limpar sua área do vestiário e deixar a cidade de Rennes, mas voltou e pediu desculpas. No entanto, mesmo assim, ele não deve retornar ao time titular, com uma pequena lesão. O capitão Benjamin Bourigeaud e o jovem Enzo Le Fée devem ocupar o setor.
Um desfalque importante para o confronto é Arthur Theate. O zagueiro da seleção belga está suspenso por acumulação de cartões amarelos na competição. Além dele, Christopher Wooh está defendendo Camarões na Copa Africana de Nações.
Entre envie et détermination, prêts pour ce défi face à l'OM. ?#ToutDonner pic.twitter.com/N81Fg0wiAe
— Stade Rennais F.C. (@staderennais) January 20, 2024
- Provável escalação do Rennes: Gauthier Gallon; Guéla Doué, Warmed Omari, Jeanuël Belocian, Adrien Truffert; Benjamin Bourigeaud, Enzo Le Fée, Baptiste Santamaria, Désiré Doué; Arnaud Kalimuendo, Martin Terrier
Marseille tenta lidar com desfalques causados pela CAN para vencer novamente o Rennes
Sob o comando de Gennaro Gattuso, o Olympique de Marseille vem em uma boa campanha, com apenas uma derrota nos últimos dez jogos, incluindo uma vitória contra o próprio Rennes no início de dezembro, por 2 a 0, com gols de Pierre-Emerick Aubameyang e Azzedine Ounahi.
Em janeiro, a equipe de Gattuso precisa lidar com um grande problema, sendo o time francês mais afetado pela Copa Africana de Nações, com sete jogadores convocados pelas seleções que disputam o torneio: Simon Ngapandouetnbu (Camarões), Chancel Mbemba (Congo DR), Azzedine Ounahi (Marrocos), Amine Harit (Marrocos), Iliman Ndiaye (Senegal), Ismaila Sarr (Senegal) e Pape Gueye (Senegal). Até a primeira contratação do OM na janela de janeiro não está com a equipe por estar na CAN: Faris Moumbagna, de 23 anos, chega do Bodo/Glimt, da Noruega, mas se juntará ao elenco apenas após a eliminação de Camarões no torneio.
Durante a entrevista coletiva pré-jogo, Gattuso lamentou a saída de Renan Lodi, que foi negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas ressaltou que não tinha muito o que fazer em relação aos números oferecidos pelos sauditas.
— Quando temos um jogador que recebe uma oferta de salário três vezes maior do que ele recebe no OM, é difícil mantê-lo. É algo que muda a vida do jogador. Tenho grande respeito por Lodi e tenho um ótimo relacionamento com ele, mas tem coisas na vida que você não consegue controlar — afirmou Gattuso.
A saída de Lodi fez com que o Marseille se mexesse no mercado para contratar Ulisses Garcia, lateral esquerdo do Young Boys, da Suíça. Segundo Gattuso, a experiência em jogos continentais foi crucial para que o OM identificasse o português como alvo.
Veille de @coupedefrance pour nos ????????? ! ⏳? #SRFCOM pic.twitter.com/ygZ3mAT3jM
— Olympique de Marseille (@OM_Officiel) January 20, 2024
- Provável escalação do Marseille: Ruben Blanco; Bamo Meïté, Samuel Gigot, Leonardo Balerdi; Jonathan Clauss, Jordan Veretout, Bilal Nadir, Jean Onana, Amir Murillo; Vitinha, Pierre-Emerick Aubameyang.