Europa

Muitas novidades: 6 times que devem mudar drasticamente em relação à última temporada

Alterações em comissão técnica, elencos e estilos de jogo prometem agitar o próximo ciclo no Velho Continente

Ao longo dos últimos dois meses, grandes equipes do cenário europeu, como Liverpool, Atlético de Madrid e Barcelona, tentaram reforçar seus times.

A janela de transferências da maioria das competições mais importantes segue aberta até o final de agosto. Até lá, alguns times estreiam mesmo sem ter fechado seus elencos. 

A partir da próxima semana, as principais ligas do mundo retornam, e com elas, a ansiedade para vermos os principais craques do planeta bola em ação.

Sendo assim, a Trivela montou uma lista com os times que prometem mais mudanças para esta temporada.

Equipes que mais prometem mudanças para a próxima temporada

Liverpool

Aqui a mudança não é relação ao elenco, haja vista que o clube inglês não anunciou nenhuma contratação até este momento.

Contudo, nos jogos de pré-temporada, pudemos observar uma versão diferente dos Reds sob o comando de Arne Slot, que substitui Jürgen Klopp após nove anos.

A equipe de Anfield Road não perdeu nenhum dos cinco amistosos que fez. Foram quatro vitórias e um empate, no último jogo diante do Las Palmas.

Exceto no jogo diante do Arsenal, em todos os outros jogos, o Liverpool acabou superior em posse de bola. Apesar de Klopp gostar de um jogo mais direto, com Slot, os Reds devem valorizar um pouco mais a construção das jogadas.

O ataque segue afiado. Nos cinco amistosos, o time marcou 10 gols, média de dois por jogo. Destaque para duas goleadas, uma diante do Manchester United por 3 a 0, e outra frente o Sevilla por 4 a 1. 

Barcelona

Aos trancos e barrancos, o Barcelona tenta ajeitar seu orçamento para reforçar seu elenco e retomar seu protagonismo na Espanha e na Europa.

A primeira mudança do time Blaugrana para esta temporada veio do banco de reservas. Saiu Xavi Hernández, entrou o alemão Hansi Flick

De cara, observamos uma mudança na abordagem do jogo do Barça. Primeiramente, o tradicional 4-3-3 deu lugar ao 4-2-3-1, formação favorita do novo técnico.

Além disso, o novo Barcelona mostrou que jogará mais diretamente, sem valorizar tanto a posse de bola, marca registrada deste time desde a era Guardiola.

Em termos de elenco, Vitor Roque deve ir embora, enquanto Dani Olmo chega. No mais, o clube catalão surge com vários jovens, e nomes que se destacaram na última Euro e Olimpíada, casos de Fermín López e Lamine Yamal.

Bayern de Munique

Um dos clubes que mais contrataram nesta janela de transferências e que também mudou de treinador. Thomas Tuchel deu lugar a Vincent Kompany e ao menos oito jogadores chegaram.

Entre eles, o volante português João Palhinha, o ponta direita francês Michael Olise, e o zagueiro Hiroki Ito, ex-Stuttgart. Além da permanência de Eric Dier, que estava emprestado pelo Tottenham na última temporada.

Bryan Zaragoza, ponta esquerda espanhol que estava no Granada, e o segundo atacante Armindo Sieb, vindo do Greuther Fürth, fecham o pacote.

Ao todo, os Bávaros gastaram 142 milhões de euros em reforços (cerca de R$ 856 milhões). Portanto, é um dos times do alto escalão que mais devem se modificar para o novo ciclo que se aproxima.

O treinador belga é adepto do estilo ofensivo, com muita posse de bola. Quando perde a posse, Kompany ordena seus jogadores a realizarem uma pressão na defesa adversária, cujo objetivo é recuperar a bola o mais rápido possível.

Bayern de Munique apostou alto nesta janela, dentro e fora de campo
Bayern de Munique apostou alto nesta janela, dentro e fora de campo. Foto: Icon Sport

Atlético de Madrid

Outro clube cuja janela assustou os demais concorrentes. Por enquanto, os Colchoneros fecharam quatro nomes: Sorloth, Robin Le Normand, Julian Alvarez e Connor Gallagher.

O estilo de jogo do time não deve mudar, já que Diego Simeone segue firme no comando do time. Apesar disso, a qualidade dos reforços promete aumentar ainda mais a competitividade do time nesta temporada.

Além disso, Cholo Simeone deve formar uma das duplas de ataque mais promissoras do próximo ciclo com Alvarez e Sorloth. Em 2023/24, o Atlético de Madrid sofreu com um sistema ofensivo pouco eficaz.

Durante a pré-temporada, o time Colchonero variou entre o 4-2-3-1 e o 3-4-3. Sendo assim, o time deve variar sua formação tática conforme o adversário.

O sistema com três zagueiros já foi utilizado na última temporada, e deve permanecer, principalmente nos confrontos contra equipes do mesmo nível.

Atlético de Madrid apostou forte nesta janela e montou ataque de respeito
Atlético de Madrid apostou forte nesta janela e montou ataque de respeito. Foto: Icon Sport

Milan

Outro clube que fez contratações interessantes e pode surpreender caso consiga investir mais. Além de Emerson Royal e Morata, o time Rossonero trocou Stefano Pioli por Paulo Fonseca para comandar a equipe.

O clube italiano também reforçou a defesa com o zagueiro sérvio Pavlovic, e o lateral esquerdo Álex Gimenez, joia do Real Madrid. Até o fim da janela, mais alguns nomes devem chegar ao San Siro.

Em termos táticos, o Milan não deve mudar do 4-2-3-1 apresentado na última temporada. No entanto, na única derrota do time na pré-temporada, o time mostrou uma formação com três zagueiros frente a Roma.

Juventus

Além das contratações de Douglas Luiz, Khéphren Thuram e Juan Cabal, um dos principais reforços da Vecchia Signora para esta temporada é o técnico Thiago Motta, que fez um trabalho mágico no Bologna.

O modelo de jogo do treinador não será nada fácil de se assimilar, e os resultados da pré-temporada provam isso. Os Bianconeros venceram apenas um jogo, contra seu próprio time de base.

Nas demais partidas, um empate contra o Brest e duas derrotas, sendo uma para o Nuremberg por 3 a 0, e no último amistoso contra o Atlético de Madrid por 2 a 0.

Apesar disso, o técnico ítalo-brasileiro já provou ser um dos nomes mais promissores de sua geração. Thiago Motta vai implementar seu inusitado 2-7-2.

No novo esquema tático da Juventus, o goleiro também fará parte da saída de bola. A Velha Senhora se pautará em um jogo de toques curtos e marcação-pressão sem a posse.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo