Expulsão abre buraco, e Galatasaray entrega classificação na Liga Europa de bandeja para Sparta Praga
Mesmo com a vantagem no jogo de ida, o Galatasaray conseguiu ser eliminado pelo Sparta Praga nos playoffs da Europa League

Nesta quinta-feira (22), o Galatasaray perdeu para o Sparta Praga por 4 x 1, na Generali Arena, pelo jogo de volta dos playoffs da Liga Europa. Com o resultado, os Aslanlar ficaram sem a vaga para as oitavas de final do torneio. Por mais que venceram os tchecos no jogo de ida por 3 x 2, na Turquia, o time de Okan Buruk perdeu por 6 x 4 no agregado e, consequentemente, foram eliminados.
Após cair na fase de grupos da Champions League, o Galatasaray chegou aos playoffs da Europa League como favorito à vaga nas oitavas. E a partida decisiva se encaminhava para uma classificação tranquila, com um empate por 1 x 1 até os 25 minutos do 2º tempo. Só que tudo mudou quando Kaan Ayhan recebeu o cartão vermelho por uma entrada desnecessária. E o buraco na defesa foi suficiente para entregar a classificação de bandeja para o Sparta Praga.
⏱️ 90. MINUTA
GÓÓÓÓL!!!! Kuchta s Lacim šli do úniku dva na jednoho, vyměnili si balon a Kuchtič zakončuje do prázdné brány!!!!! ? #acsparta | #UEL
[ACS 4:1 GAL] pic.twitter.com/ROycv0kLWf
— AC Sparta Praha (@ACSparta_CZ) February 22, 2024
Como foi Sparta Praga x Galatasaray pela Liga Europa
Em desvantagem no placar agregado dos playoffs da Liga Europa, o Sparta Praga aproveitou a força de sua torcida para ir para cima do Galatasaray. Tanto que, logo aos 10 minutos do 1º tempo, Preciado abriu o placar após receber uma linda enfiada de bola no meio-campo de Kairinen. Já dentro da grande área, ele encobriu Muslera para balançar as redes com estilo.
Contudo, os Aslanlar não demoraram muito para empatar a partida. Cinco minutos depois, Mertens cruzou uma bola na área em cobrança de falta na cabeça de Sánchez. Jensen defendeu no susto, jogando no travessão. O problema é que a zaga do Sparta não conseguiu afastar, e o rebote ficou com Bardakci, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
Preciado again ?#UEL pic.twitter.com/K3k9tX9uhu
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) February 22, 2024
Dali para frente, o jogo ficou um pouco mais equilibrado, mas ainda com o Sparta Praga um pouco mais perto de seu setor ofensivo. Somente aos 38 minutos da etapa inicial, Preciado avançou bem pela direita e, quase na linha de fundo, cruzou rasteiro para trás. A bola encontrou Olatanji, que finalizou de primeira de letra. O goleiro do Galatasaray teve tempo de reação e evitou o gol.
Na sequência, o Sparta balançou as redes, mas a jogada foi anulada. Kuchta ganhou um bolão do meio-campo e, já na grande área, chutou firme para vencer Muslera. Entretanto, ele estava impedido na hora do passe. E isso foi tudo até a ida para o intervalo. Os Aslanlar souberam administrar a vantagem no agregado para encaminhar a classificação às oitavas de Europa League. Ou pelo menos, era isso que eles pensavam.
? @abdulkerimbard1 ?#ACSvGS #UEL pic.twitter.com/JrvIGjT4dT
— Galatasaray SK (@GalatasaraySK) February 22, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Um jogador a mais faz diferença
Precisando de mais um gol para pelo menos levar a decisão da Liga Europa para a prorrogação, o Sparta Praga manteve o Galatasaray sufocado. Aos nove minutos do 2º tempo, os donos da casa quase fizeram mais um gol. Yulmaz errou o recuo de bola para o goleiro, entregando de graça para Olatunji, que saiu em velocidade rumo à grande área. Contudo, mesmo desmarcado, ele mandou pela linha de fundo.
Dali para frente, os Aslanlar conseguiram cozinhar mais o jogo, que ficou monótono. Só que tudo mudou aos 23 minutos, quando Ayhan chegou solando o tornozelo do adversário. A princípio, o árbitro tinha dado só o cartão amarelo, mas o VAR recomendou a revisão e a arbitragem percebeu a gravidade da entrada para então expulsar o lateral-direito. E o Sparta não demorou para mostrar que um jogador a mais faz a diferença.
✅ První gól za Spartu v ten nejlepší možný čas!!! Pojď tam poslat ještě jeden, Indrite!!! ? #acsparta | #UEL
[ACS 2:1 GAL] pic.twitter.com/Nh6NhMoo1z
— AC Sparta Praha (@ACSparta_CZ) February 22, 2024
Cinco minutos depois, Zeleny fez um cruzamento da esquerda que chegou na cabeça de Tuci, que colocou o Sparta Praga na frente. E a inferioridade numérica foi fatal para o Galatasaray. Já aos 34 minutos da etapa final, Tuci fez uma linda enfiada de bola para Haraslin nas costas da defesa. Ele entrou na área e bateu cruzado para balançar as redes.
Ainda deu tempo do Sparta pregar a tampa do caixão nos Aslanlar . Em contra-ataque rápido nos acréscimos, Laci entregou a bola para Kuchta, sozinho, só empurrar para o fundo do gol. E isso foi tudo até o apito final. O Sparta Praga foi para as oitavas de final da Europa League, enquanto o Galatasaray deu adeus à competição e vão ter que se contentar com a Super Lig, onde lideram com uma pequena margem para o Fenerbahçe.
??? #acsparta | #UEL pic.twitter.com/t45OjoxmDx
— AC Sparta Praha (@ACSparta_CZ) February 22, 2024