Liga Europa

Resumão da Liga Europa: Mais um show do Leverkusen e a virada fantástica da St. Gilloise

O Bayer Leverkusen ofereceu a grande atuação da rodada na Liga Europa, com show em especial de Alejandro Grimaldo e Florian Wirtz nos 5 a 1 sobre o Qarabag

A Liga Europa conta com algumas campanhas bastante sólidas nestas primeiras rodadas da fase de grupos. Uma delas é do Bayer Leverkusen. Líder da Bundesliga, a equipe de Xabi Alonso também sustenta os 100% de aproveitamento num grupo nivelado para baixo. Roma e Liverpool são outros times que venceram todas as suas partidas até o momento. Numa rodada em que times como Brighton e Olympiacos ganharam jogos de peso, destaque ainda à emocionante virada da Union St. Gilloise no fim. Abaixo, um resumão.

Grupo A

O Olympiacos conquistou um resultado valoroso em Pireu, com a vitória por 2 a 1 sobre o West Ham no Estádio Karaiskakis. Foi importante a maneira como os alvirrubros construíram o placar no primeiro tempo. Kostas Fortounis anotou o primeiro aos 33, num grande lance em que limpou a marcação e soltou a bomba de longe. Rodinei ampliou numa batida cruzada que contou com o desvio de Angelo Ogbonna. O desconto dos Hammers veio somente aos 42, e numa pintura de Lucas Paquetá, num pombo sem asa da entrada da área. Porém, foi um sinal de vida demasiado tardio.

A outra partida da rodada teve um bom resultado do Freiburg na Sérvia, ao ganhar do TSC Backa Topola por 3 a 1. Nemanja Petrovic abriu o placar aos anfitriões, mas Vincenzo Grifo deu show no segundo tempo. Empatou de pênalti, ampliou de falta e fechou o placar com categoria, ao dominar e fuzilar dentro da área. Freiburg e West Ham têm seis pontos, com quatro para o Olympiacos e um para o TSC.

Grupo B

O Brighton conquistou sua primeira vitória em competições europeias na história. E não foi qualquer resultado, com os 2 a 0 sobre o Ajax – um gigante continental, ainda que em severa crise. As Gaivotas tiveram amplo domínio no Estádio Amex e, mais uma vez, contaram com a contribuição de João Pedro. O brasileiro fez o primeiro aos 42, num rebote de Kaoru Mitoma. Na volta para o segundo tempo, um passe na medida de Simon Adingra permitiu a Ansu Fati concluir o triunfo.

O pressionado Olympique de Marseille também correspondeu, com os 3 a 1 sobre o AEK Atenas dentro do Vélodrome. Vitinha deu a vitória parcial no primeiro tempo, aos 27 minutos, só cutucando na pequena área o passe de Amine Harit. Orbelín Pineda deixou tudo igual no início da segunda etapa. O problema é que, logo depois, o goleiro Cican Stankovic cometeu pênalti, em lambança na saída de bola, e foi expulso. Harit retomou a vantagem e Jordan Veretout fez outro de pênalti. O placar dos marselheses poderia ser até maior. O Olympique lidera com cinco pontos, mas Brighton e AEK vêm com quatro, enquanto o Ajax não está morto com dois.

Grupo C

Faltaram gols para animar o Grupo C. Numa quinta-feira magra, quem se deu bem foi o Betis. Os verdiblancos viajaram ao Chipre e venceram por 1 a 0 o Aris Limassol. Mesmo com o domínio, os beticos precisaram esperar até os 30 do segundo tempo por seu gol. No rebote de uma bola no travessão, Ayoze Pérez estava atento para decidir. Os cipriotas, que tinham mandado uma bola na trave pouco antes do tento, também esbarraram no ferro em sua tentativa de empate no final.

Já a outra partida acabou em 0 a 0, no duelo entre Sparta Praga e Rangers na República Tcheca. Ainda foi uma noite com muitas ocasiões de gol, com 28 finalizações, 16 dos tchecos e 12 dos escoceses. O Sparta massacrou no primeiro tempo e desperdiçou muitas chances, enquanto a superioridade clara dos Gers na segunda etapa não rendeu nada além de uma bola na trave. O Betis tem seis pontos na dianteira. Sparta e Rangers ficam com quatro, contra três do Aris.

Grupo D

O Sporting saiu no lucro da Polônia, com o empate por 1 a 1 contra o Raków Czestochowa. Viktor Gyökeres deixou os leoninos com um jogador a menos aos oito minutos, depois de um pisão na intermediária que rendeu o vermelho direto. Ao menos Sebastián Coates abriu o placar logo depois, aos 14, de cabeça. O Raków pressionou bastante, até empatar aos 34 do segundo tempo, num avanço concluído por Fabian Piasecki na infiltração.

O outro empate da chave aconteceu na Áustria, com o Sturm Graz 2×2 Atalanta. Os austríacos deram um passo à frente aos 13 minutos, quando Alexander Prass anotou o primeiro num chute desviado por Rafael Tolói. A virada da Atalanta saiu no primeiro tempo. Luis Muriel igualou aos 34, num chute rasteiro, e fez outro nos acréscimos de pênalti. O jogo parecia resolvido quando o Sturm Graz ficou com um a menos, diante da expulsão de Stefan Hierländer pelo segundo amarelo, aos sete da etapa final. No entanto, a equipe da casa segurou os visitantes e empatou num pênalti convertido por Szymon Wlodarczyk, aos 35. A Atalanta fica com sete pontos. Sturm e Sporting têm quatro. Já o Raków somou seu primeiro ponto.

Grupo E

O Liverpool passeou em Anfield. Poupou forças e ainda assim goleou o Toulouse por 5 a 1. Diogo Jota arrancou para assinalar o primeiro aos nove. Thijs Dallinga até empatou ao Toulouse, partindo sozinho no campo de ataque aos 16. Contudo, os Reds fariam mais dois antes do intervalo. Wataru Endo guardou o seu de cabeça aos 30 e Darwin Núñez fuzilou aos 34. O Toulouse perdeu um gol feito sem goleiro e pagou por isso. O quarto do Liverpool, aos 19, poderia ser um golaço de Darwin. O uruguaio driblou até o goleiro e, com a meta aberta, carimbou a trave. Ryan Gravenberch estava atento no rebote e balançou as redes. Por fim, Mohamed Salah veio do banco e fez o seu com estilo, ao fintar o beque e bater no alto, tocando o travessão.

Mais emocionante foi o outro duelo da noite, com a agonizante virada da Union St. Gilloise, ao ganhar do LASK Linz por 2 a 1 na Bélgica. Os austríacos saíram na frente aos 24 minutos, num chute de primeira de Moses Usor. O empate da USG saiu somente aos 39 do segundo tempo, num pênalti que Cameron Puertas converteu. Puertas deu a assistência para o gol da virada, aos 49, numa falta que Christian Burgess desviou para dentro. O Liverpool tem nove pontos. Toulouse e USG aparecem com quatro, enquanto o LASK não pontuou.

Grupo F

O Grupo F contou com apenas uma partida, já que Villarreal x Maccabi Haifa acabou adiado para o começo de dezembro, em decorrência dos conflitos na Faixa de Gaza. Melhor para o Rennes, que assumiu a liderança ao vencer o Panathinaikos por 2 a 1 em Atenas. Amine Gouiri anotou o primeiro dos franceses aos sete minutos, oportunista na área. Arnaud Kalimuendo ampliou no início da segunda etapa, num desvio de calcanhar muito bonito. Fotis Ioannidis diminuiu de pênalti, mas os gregos não passaram disso. O Rennes tem seis pontos, contra quatro de Panathinaikos e três de Villarreal. O Maccabi Haifa é o lanterna, com um ponto.

Grupo G

A Roma pode ter seus problemas na Serie A, mas está com 100% de aproveitamento na Liga Europa. O time de José Mourinho resolveu rapidamente o triunfo por 2 a 0 no confronto direto com o Slavia Praga, com duas assistências de Stephan El Shaarawy. O primeiro tento saiu logo aos 45 segundos, numa bola roubada pelo Faraó, que Edoardo Bove mandou no ângulo em chute de fora da área. Já aos 17, Romelu Lukaku também deixou sua marca, num passe açucarado após jogadaça de El Shaarawy. A diferença poderia ter sido maior, mas El Shaarawy parou no travessão quando tentou o seu.

Na Transnístria, Sheriff Tiraspol e Servette empataram por 1 a 1. Os suíços eram mais agressivos fora de casa e fizeram o primeiro com Enzo Crivelli, aos 41. O Sheriff só igualou aos 35 do segundo tempo, numa boa bola do brasileiro Ricardinho para David Ankeye guardar. A Roma disparou com nove pontos, enquanto o Slavia ficou com seis. Servette e Sheriff só têm um ponto cada.

Grupo H

Uma chuva de gols aconteceu no Grupo H. E os 5 a 1 do Bayer Leverkusen contra o Qarabag nem surpreendem, diante do momento do time de Xabi Alonso, que lidera a Bundesliga e não tira o pé no torneio continental. O caminho se abriu aos cinco minutos, com Florian Wirtz dando uma mostra do que faria na noite, livre após o cruzamento de Alejandro Grimaldo. O Qarabag empatou de pênalti aos 16, com Tural Bayramov. Mas o jogo voltaria aos eixos aos 29, quando Grimaldo recebeu o passe de Wirtz como elemento surpresa na área e retomou a dianteira. Victor Boniface também deixou o seu, claro, num chute impressionante de fora da área. Dominou e, com a bola no ar, soltou a pancada. Grimaldo vive uma fase impressionante e também garantiu o quarto, aos nove do segundo tempo, num chute caprichoso da entrada da área. Três minutos depois, Edmond Tapsoba fechou a conta, num contra-ataque que ele iniciou e guardou no rebote. Antes do fim, Grimaldo ainda cobrou uma falta no travessão. Seria outro golaço.

O Molde não ficou muito atrás na Noruega, com os 5 a 1 no duelo escandinavo contra o Häcken. Fredrik Gulbrandsen fez o primeiro aos alviazuis num passe rápido e os aurinegros até empataram com Momodou Sonko, ao encarar a marcação e chutar de fora. Aos 27, Magnus Eikrem fez, num chute certeiro, o segundo do Molde, que já guardou o terceiro aos 30, graças a Emil Breivik, numa chapada indefensável. No segundo tempo, Eikrem assinalou mais um e Martin Bjornbak encerrou o baile nos acréscimos. O Leverkusen chega aos nove pontos, com seis do Qarabag. O Molde soma os primeiros três e deixa o Häcken no zero.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo