Liga Europa

Com um a menos, o Sturm Graz empatou com a Atalanta e se manteve vivo na Liga Europa

Mesmo em desvantagem com os dois gols de Luis Muriel e a expulsão de seu capitão, o Sturm Graz foi valente e buscou o empate com a Atalanta

Jogar com um jogador a mais desde o início do segundo tempo, estando em vantagem no placar e sendo considerada a equipe favorita e com mais qualidade técnica do confronto é quase sinônimo de vitória, menos na partida entre Sturm Graz e Atalanta desta quinta-feira (26). Em Graz, na Áustria, os donos da casa abriram o placar com Alexander Prass, mas levaram a virada ainda no primeiro tempo com dois gols de Luis Muriel. Mas, mesmo com a expulsão do capitão Stefan Hierlander logo depois do intervalo, se mantiveram vivos no jogo e buscaram o empate em 2 a 2 na reta final, em pênalti cobrado por Szymon Wlodarczyk.

O resultado não só acabou com os 100% de aproveitamento da Atalanta nesta Liga Europa como manteve o Sturm Graz na briga por uma vaga no mata-mata. Com quatro pontos conquistados após três rodadas, o alvinegro está em terceiro lugar no Grupo D com a mesma pontuação do Sporting, que tropeçou e empatou com o lanterna Rakow Częstochowa, da Polônia. Já a Dea é a líder isolada, com sete pontos.

O próximo desafio do Sturm Graz na Liga Europa será novamente contra a Atalanta, mas dessa vez em Bérgamo. Um resultado positivo pode encaminhar o time austríaco à, ao menos, uma vaga na Conference League, já que na sequência enfrentará o Częstochowa dentro de casa e terá um confronto direto com o Sporting na última rodada, em Portugal.

Sturm Graz abre o placar, mas veterano Muriel vira

O Sturm Graz não ligou muito para o fato de ser o azarão diante da Atalanta e partiu para o ataque nos minutos iniciais do jogo, fazendo valer o apoio da torcida e abrindo o placar logo na primeira chance que criou. Aos 12 minutos, um erro de passe no campo de ataque visitante culminou em um contra-ataque da equipe austríaca, que terminou arrancada de Otar Kiteishvili até a intermediária e passe para Alexander Prass, que dominou pela esquerda, aproveitou o espaço dado por Zappacosta ao cortar para direita e, dentro da área, finalizou. A bola desviou no zagueiro ítalo-brasileiro Rafael Tolói e encobriu o goleiro Musso antes de entrar.

Os donos da casa ainda tiveram a oportunidade de ampliar em cabeçada do volante Jon Stankovic após cruzamento da esquerda de Kiteishvili, mas Musso estava atento e fez grande defesa. Já a Atalanta, que sofreu muito com os contra-ataques adversários, teve seu primeiro lance de perigo em jogada ensaiada em cobrança de falta pela direita, mas o bonito chute de Ademola Lookman após dominar de coxa e não deixar a bola cair foi bloqueado pela defesa.

Coube então ao veterano Luis Muriel, de 32 anos, salvar os italianos. Aos 33 minutos, o atacante colombiano recebeu entre os volantes e os zagueiros do Sturm Graz, dominou driblando o marcador e bateu com muita categoria da entrada da área para acertar o canto esquerdo inferior da meta do goleiro Kjell Scherpen. Foi o primeiro tento na temporada do camisa 9, que foi importantíssimo para Atalanta num passado recente, mas hoje costuma ser opção no banco de reservas.

Parecia que o empate permaneceria até o intervalo, mas nos acréscimos Zappacosta invadiu a área e tentou finalizar de pé esquerdo, acertando o braço de Stankovic. O árbitro não viu o toque em campo, mas revisou o lance no monitor e, depois de alguma demora, marcou o pênalti. Muriel foi o encarregado para a cobrança e, com muita categoria, marcou pela segunda vez no jogo ao deslocar Scherpen e mandar rasteiro no lado direito.

Capitão é expulso, mas Sturm Graz se mantém vivo e busca o empate

Difícil saber qual era o plano do Sturm Graz para a segunda etapa, mas ele certamente ficou mais difícil com a expulsão do capitão Stefan Hierlander aos cinco minutos. O meio-campista já havia recebido o cartão amarelo por pisar na marca do pênalti e tentar estragar o gramado antes da cobrança de Luis Muriel, e acabou levando o segundo por matar uma tentativa de contra-ataque pouco promissora.

A infantilidade do capitão poderia ter custado caro para os austríacos. A Atalanta pouco vez no segundo tempo, se limitando a controlar o jogo e ter mais posse de bola, oferecendo bem menos chances que nos primeiros 45 minutos. Mas, aos 33, o domínio de letra de Tomi Horvat após cobrança de lateral surpreendeu Kolasinac, que estava próximo da linha da área e não conseguiu tirar o braço da trajetória da bola. Novamente, o pênalti só foi marcado após intervenção do VAR, e a cobrança de Szymon Wlodarczyk lembrou a de Muriel: bola rasteira no lado direito e goleiro pulando para o lado esquerdo.

O 2 a 2 inflamou a torcida na Merkur Arena, mas nenhuma outra grande oportunidade apareceu no fim da partida. Sendo assim, o empate persistiu e foi muito comemorado pelo Sturm Graz. Por outro lado, a Atalanta lamentou bastante os dois pontos que deixou pelo caminho.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo