Liga das Nações

San Marino precisou de freguês (isso mesmo) para vencer após 20 anos

Pior seleção do mundo, San Marino conseguiu a segunda vitória de história no futebol graças a seu fiel freguês

Como diria o narrador Rogerio Vaughan: “o futebol é a arte do possível”. Para quem não acredita no inacreditável, San Marino conquistou a segunda vitória de sua história e acabou com um jejum de 20 anos graças a seu fiel freguês.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Nesta quinta-feira (5), a última seleção do ranking da Fifa (210ª) venceu Liechtenstein por 1 a 0, em casa, pelo jogo de abertura da Liga D da Nations League. O gol foi marcado por Nicko Sensoli, de apenas 19 anos.

Sim, o responsável pelo triunfo sequer era nascido quando San Marino ganhou sua primeira partida. O meia atua no Sangiuliano, time semi-profissional da quarta divisão do futebol italiano.

O gol marcado por Sensoli aconteceu no início do 2º tempo, quando ele aproveitou um erro defensivo de Sandro Wieser e superou o goleiro Benjamin Buchel. Obviamente, isso desencadeou uma euforia nas arquibancadas dos donos da casa.

Foto: (Imago) - San Marino x Liechtenstein, o maior clássico do futebol alternativo
San Marino x Liechtenstein, o maior clássico do futebol alternativo (Foto: Imago)

Dali até o apito final — incluindo agonizantes oito minutos de acréscimos –, a partida ficou marcada pela tensão e até mesmo defesas desesperadas do arqueiro Edoardo Colombo, que parou o ataque de Liechtenstein.

Não à toa, reservas e comissão técnica invadiram o gramado para comemorar o feito de San Marino. Do outro lado, os visitantes desabaram no gramado — provavelmente de vergonha ou decepção.

Curiosamente, essa é a segunda vez que Liechtenstein perde para pior a seleção do mundo, cuja nação é um pequeno território dentro da Itália com cerca de 33 mil habitantes — o quinto menor país do mundo.

San Marino, o bicho-papão de Liechtenstein

Sem muita tradição no futebol, Liechtenstein ocupa apenas a 199ª colocação no ranking da Fifa. Em toda sua história, o país conquistou 17 vitórias, porém, ficará conhecido como freguês de San Marino.

A pior seleção do mundo disputou sua primeira partida oficial em 1990 e, de lá para cá, acumulou vexames. Em 2006, por exemplo, a seleção de San Marino foi goleada pela Alemanha por 13 a 0.

Poucos anos antes, em abril de 2004, a equipe fez o impossível. Em um amistoso contra Liechtenstein, San Marino contrariou todas as estatísticas e ganhou por 1 a 0 — encerrando uma sequência de 140 partidas de empates e derrotas.

Ou seja, o triunfo na Liga das Nações representa uma vitória inédita em torneios oficiais. Aparentemente, se a seleção de San Marino precisa acabar com a crise, basta marcar um jogo com Liechtenstein.

San Marino no futebol

  • Jogos: 207
  • Vitórias: 2
  • Empates: 9
  • Derrotas: 196
  • Gols sofridos: 836 (!)
  • Gols feitos: (34)

San Marino é um país sem litoral rodeado pelo nordeste da Itália, cujo território tem apenas 61 km². Seu estádio tem capacidade para 6.600 torcedores, porém, os anfitriões têm dificuldades para preencher metade dessa capacidade.

Geralmente, os visitantes que viajam ao país acabam proporcionando mais apoio das arquibancadas do que a torcida local. Só que nesta quinta-feira, nada disso importou. A Data Fifa de setembro já valeu sua pausa somente pela vitória da seleção de San Marino sobre Liechtenstein.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo