Liga das Nações

Rafael Leão ‘culpa’ Ronaldinho por ponto fraco de seu jogo

Atacante do Milan e da seleção portuguesa revelou dificuldade para ser mais artilheiro e decisivo

Após um começo de temporada decepcionante, Rafael Leão parece ter recuperado a boa fase no Milan. O atacante português voltou à equipe titular nas últimas duas partidas, marcou dois gols e mostrou porque é um dos jogadores mais importantes do elenco rossonero.

Leão, agora, tenta fazer a diferença na seleção. A partir das 16h45 (de Brasília) desta sexta-feira (15), Portugal enfrenta a Polônia, em jogo válido pela quinta rodada do Grupo 1 da Liga das Nações (Liga A). Escolhido para a entrevista coletiva desta quarta (13), o camisa 15 foi questionado sobre o que tem a melhorar em seu jogo.

Usando Ronaldinho Gaúcho e Robinho como exemplos de jogadores que não tinham faro de gol, Leão disse que precisa de ser “mais egoísta à frente da baliza”, e também “mais decisivo” no seu estilo de jogo.

— Muito simples, ser mais egoísta à frente da baliza. Cresci vendo Ronaldinho, Robinho, que não tinham esse faro de gol. O meu objetivo era driblar, conceder assistências. Agora o futebol mudou, é mais de estatísticas, e tenho tentado estar à altura de gols e assistências. Você pode fazer grandes jogos, e vão dizer que foi mediano. Por isso, tenho de ser mais decisivo, fazer assistências ou gols — afirmou.

Com a camisa da seleção portuguesa, Leão tem quatro gols marcados em 35 jogos. À disposição do técnico Roberto Martínez, ele vive a expectativa de ser titular contra os poloneses.

Rafael Leão em ação pela seleção portuguesa
Rafael Leão em ação pela seleção portuguesa (Foto: IMAGO Images)

Os altos e baixos de Rafael Leão na temporada

A chegada de Paulo Fonseca ao Milan causou impacto imediato no elenco rossonero. A ‘mão forte' do técnico português, que não abre mão de disciplina, comprometimento e desempenho, afetou alguns jogadores. Rafael Leão é um exemplo claro disso.

Em virtude das atuações pouco convincentes, o atacante de 25 anos passou três rodadas consecutivas da Serie A (contra Udinese, Napoli e Monza) fora do time titular.

E embora já tenha retornado ao 11 inicial de Fonseca, ele sentiu na pele o ‘modus operandi' que o compatriota planeja implementar (já vem implementando) no plantel.

Durante uma pausa para hidratação no empate por 2 a 2 contra a Lazio, há algumas semanas, Leão e Theo Hernández ficaram do outro lado do gramado enquanto Fonseca dava instruções ao resto do time. O gesto desagradou o técnico, que expôs sua insatisfação em entrevista coletiva pós-jogo.

— Para mim nenhum jogador é mais importante que a equipe, temos que assumir a responsabilidade quando cometemos erros — disse Fonseca na ocasião.

Paulo Fonseca cumprimenta Rafael Leão na saída de campo
Paulo Fonseca cumprimenta Rafael Leão na saída de campo (Foto: IMAGO Images)

Rafael Leão pelo Milan

  • 224 jogos
  • 61 gols
  • 49 assistências

Leão na temporada 2024/2024

  • 14 jogos
  • 3 gols
  • 4 assistências

Próximos jogos de Portugal

  • Portugal x Polônia — sexta-feira, 15 de novembro de 2024 — Estádio do Dragão
  • Croácia x Portugal — segunda-feira, 18 de novembro de 2024 — Estádio Poljud

Com 10 pontos conquistados em quatro rodadas — três vitórias e um empate — Portugal lidera o Grupo 1 da Liga das Nações (Liga A) de maneira isolada. Segunda colocada, a Croácia tem sete. Polônia (4) e Escócia (1) completam a chave.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo