Meia do Wolves dá soco na cara de jogador de time de Fàbregas acusado de racismo por companheiro
Em amistoso contra o time italiano Como, atacante sul-coreano do Wolverhampton alegou ter sido xingado de forma preconceituosa

Na preparação para temporada 2024/25, o Wolverhampton realizou um amistoso contra o Como, time treinado pelo ex-jogador Cesc Fàbregas e recém-promovido à Série A. O 1 a 0 no placar pouco importou, porque a partida ficou marcada por uma grave denúncia de ataque racista.
No meio do segundo tempo, já com vitória parcial via gol de Matt Doherty, o atacante sul-coreano Hwang Hee-Chan alegou ter sofrido um xingamento preconceituoso de um jogador da equipe italiana.
A alegação do atleta dos Wolves causou uma confusão generalizada no gramado, com muita irritação do lado inglês, envolvendo também os técnicos.
Em desses momentos quentes, o português Daniel Podence, colega de Hwang, desferiu um soco na cara de um zagueiro adversário e foi expulso.
A imprensa internacional ainda não trouxe a confirmação de quem teria sido racista com o atacante e não há confirmação se o jogador agredido seria o autor do insulto.
O técnico Gary O'Neil, do Wolverhampton, perguntou se Hwang queria abandonar o jogo, mas o sul-coreano quis continuar e a partida não foi interrompida.
— Channy ouviu um comentário racista, o que é realmente decepcionante. […] Perguntei se ele queria tirar o time ou sair, mas ele estava ansioso para que o time continuasse e conseguisse o trabalho necessário. É realmente decepcionante que isso tenha acontecido, que tenhamos que falar sobre isso e que tenha impactado o jogo. Não é o ideal e coisas assim não deveriam existir — lamentou o comandante dos Wolves às redes sociais do clube inglês.
O técnico irlandês reforçou como o grupo de jogadores apoiou o colega sul-coreano e destacou que é importante expor e falar sobre o tema, na frente do que foi o jogo.
— Ele [Hwang] está realmente decepcionado, é claro, e compreensivelmente. Estou orgulhoso do fato de que ele quis continuar e colocar seu time em primeiro lugar em um momento difícil para ele. Channy ficará bem. Ele terá todo o nosso apoio e nós o buscaremos de manhã e garantiremos que ele esteja bem — reforçou, emendando:
— É um grupo unido. Claro, há maneiras de lidar com isso e não queremos nos deixar aquém em campo, mas é um grupo unido. […] É um incidente lamentável com o qual temos que lidar e temos que discutir quando, idealmente, estaríamos falando sobre o jogo. É claro que, quando um incidente como esse acontece em um jogo, é a primeira coisa que discutimos.
Gary O'Neil addresses the incident that overshadowed our first pre-season training game.
?️? pic.twitter.com/YCz5sGduyM
— Wolves (@Wolves) July 15, 2024
Em seu site oficial, o clube amarelo e preto afirmou que apresentará à Uefa uma queixa formal sobre o suposto caso de racismo e repudiou.
— Racismo ou discriminação de qualquer forma são completamente inaceitáveis e nunca devem ser deixados sem contestação. – escreveu.
Até agora, o clube italiano não se posicionou sobre a acusação.
Hwang já sofreu com abuso racial antes pelos Wolves
Novamente em jogo de pré-temporada, em 2022, Hwang foi atacado por torcedores com gestos racistas após marcar o gol da vitória contra o Farense, de Portugal.
O clube inglês destacou estar “muito decepcionado” com o “abuso discriminatório” dos portugueses e também disseram que reportariam à Uefa.
— Somos todos os mesmos seres humanos. Todos nós precisamos ter uma atitude madura em relação ao prazer dos esportes. Eu realmente espero que hoje possa ser o último dia de sofrimento das pessoas por racismo. Não apenas no esporte. Mas em todos os lugares. Não ao racismo. — escreveu à época Hwang.
Wolves striker Hwang Hee-Chan has spoken out about the alleged racist abuse he suffered during Sunday’s friendly in Portugal.https://t.co/3ANnky4ZcB
— The Athletic | Football (@TheAthleticFC) August 2, 2022
Conheça o Como, clube midiático e em alta no futebol italiano
Fàbregas, além de treinar o Como, também é um dos proprietários ao lado do ex-jogador francês Thierry Henry.
A equipe, midiática por seus donos, tem buscado trazer reforços pesados com o acesso à primeira divisão italiana, trazendo o atacante Andrea Belotti e envolvido em especulações para fechar com Raphael Varane e Pepe Reina.
Na última temporada, ficou em segundo na Série B, com o ídolo espanhol assumindo a partir de novembro de 2023.
? Finalmente de volta!
O Como de Cesc Fabregas (e Thierry Henry) garantiu o acesso à Serie A após 21 anos de ausência na primeira divisão italiana https://t.co/a4KwAuuZ9h
— Trivela (@trivela) May 10, 2024