Fàbregas faz o impossível e leva o Como de volta à Serie A após 21 anos
Em sua primeira temporada (não oficial) como técnico, Cesc Fàbregas conquistou o acesso à Serie A com o Como
Agora, é oficial: o Como está de volta à elite do futebol italiano após 21 anos. E nada disso seria possível se não fosse por Cesc Fàbregas, que conquistou o acesso à Serie A nesta sexta-feira (10), no empate por 1 a 1 com o Cosenza, no Estádio Giuseppe, Sinigaglia, pela última rodada da Serie B. Com o resultado, os Lariani ficaram com o vice do campeonato com 73 pontos.
O Parma foi o campeão da Serie B com 76 pontos e também retorna à principal divisão do futebol italiano. O Como, por sua vez, podia até perder para garantir sua vaga na Serie A, já que o Venezia (único time que poderia ultrapassá-lo na tabela) perdeu para o Spezia por 2 a 1, na 38ª rodada do campeonato. Com isso, o time do técnico espanhol evitou os playoffs de acesso e sacramentou a subida.
E a história de Fábregas no Como é, no mínimo, curiosa, já que, oficialmente, ele não é o treinador dos Lariani. Isso porque o ex-meia, que é campeão do mundo com a Espanha e fez história no Barcelona, no Arsenal e no Chelsea, não tem a licença necessária para ser o treinador. Por conta disso, quem assina as súmulas e está registrado como comandante do Como é Osian Roberts.
Fabregas's Como are back in Serie A for the first time in 20 years.
Congratulations, Cesc! pic.twitter.com/wAOUcSQ6WY
— Vince™ (@Blue_Footy) May 10, 2024
Só que, na prática, quem treina os Lariani é Cesc Fàbregas, que longo em seu primeiro trabalho conseguiu um feito histórico. Há décadas, o Como estava preso nas divisões inferiores da Itália, chegando até mesmo a disputar a “Série D”. O espanhol, por sua vez, mudou a realidade do time (que inclusive é dono de algumas ações) e fez o que parecia impossível.
A trajetória de Fàbregas e Como até a Série A
Fàbregas chegou ao Como na temporada 2022/23 ainda como jogador. Entretanto, fez apenas 17 jogos antes de decidir se aposentar. Como é um dos proprietários dos Lariani – ao lado de Thierry Henry, por exemplo -, o espanhol decidiu manter a forma física com o time sub-19. Ele mal sabia que, poucos meses dali para frente, tudo mudaria em sua vida.
Com a demissão de Moreno Longo da equipe principal do Como no início de 2023/24 , Cesc Fàbregas recebeu o convite para assumir o comando interinamente. O espanhol não teve dúvidas e aceitou o desafio. Só que havia um problema: ele não possuia a licença de treinador, e, portanto, era proibido de assumir o cargo. Em meio a esse cenário, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) foi acionada.
A federação então permitiu que os Lariani tivessem Fàbregas como técnico por 30 dias. Nesse período, o Como conquistou quatro vitórias e perdeu apenas um jogo em cinco partidas, se colocando na briga pelo acesso na Serie B. Contudo, como combinado, o espanhol precisou deixar a função oficialmente. Osian Roberts, que já treinou Marrocos e País de Gales, foi apontado como substituto.
Cesc Fabregas on His Football DNA, Tactics, & Inspirations from Wenger and De Zerbipic.twitter.com/PRIGc1Sc7X
— MT (@MT_Analysis) May 10, 2024
Cesc Fàbregas iniciou os cursos para adquirir a licença de técnico exigida para a FIGC e espera receber o diploma em breve. A tendência é que ele esteja apto para comandar o Como na Serie A em 2024/25. Mesmo assim, o espanhol de 37 anos já tem uma história e tanto com os Lariani, que terão como objetivo evitar o rebaixamento para a segunda divisão italiana na próxima temporada.