Eurocopa 2024

Southgate parece viver realidade paralela, e isso ficou claro em mais uma coletiva bizarra

Técnico da Inglaterra reagiu com seriedade aos protestos dos torcedores após nova decepção na Euro

Apesar de Gareth Southgate, a Inglaterra avançou às oitavas de final da Eurocopa 2024 na liderança do Grupo C. Nesta terça-feira (25), o English Team deu mais um show de monotonia e empatou sem gols com a Eslovênia.

A falta de repertório ofensivo da seleção inglesa novamente chamou atenção. Jornais britânicos destacaram a frustração dos torcedores com a atuação pobre diante dos eslovenos, e Southgate, como de praxe, foi o alvo número um dos adeptos.

Copos plásticos de cerveja foram jogados contra o treinador após o apito final. Além disso, Southgate escutou uma sonora vaia ao agradecer o apoio dos presentes no RheinEnergieStadion. Mas nada disso parece o assustar.

Durante entrevista coletiva pós-jogo, o técnico da Inglaterra disse entender a reação dos torcedores contra ele. Porém, pediu para que o público continue apoiando a seleção no mata-mata da Euro.

— Eu entendo. Eu não desistirei disso. O mais importante é continuarmos com a equipe. Entendo a narrativa para mim. Isso é melhor para a equipe do que para eles, mas está criando um ambiente incomum para operar. Não vi nenhuma outra equipe se qualificar e receber algo semelhante (…) Qualquer que seja o sentimento que eles sentem por mim, eu entendo, estou na Inglaterra há 20 anos, já vi isso. Meu trabalho é orientar a equipe nesse processo e tirar o melhor proveito dela — disse Southgate.

Solicitado a explicar por que o clima na Euro deste ano é diferente dos torneios de temporadas passadas, Soutghate afirmou que a Inglaterra lida com maiores expectativas.

— Tornamos a Inglaterra divertida novamente e tem sido muito, muito divertido para os jogadores. Temos que ter cuidado para que continue assim.

Orgulhoso dos jogadores

Southgate se mostrou satisfeito com a postura de seus jogadores em meio a um ambiente de pressão. O técnico elogiou a atuação da Inglaterra e ressaltou o fato da equipe não ter sido vazada pela segunda vez nessa Euro. Por outro lado, lamentou a inoperância do ataque.

— Estou muito orgulhoso dos jogadores. Mantiveram a postura num ambiente realmente desafiador. Controlamos totalmente o 2º tempo, criamos algumas boas oportunidades que, infelizmente, não conseguimos concretizar, mas mantivemos a solidez defensiva (…) Penso que os jogadores que entraram tiveram um impacto muito bom no jogo. Mantivemos a baliza a zero, o que acabou significando a liderança do grupo.

Em três jogos realizados até aqui na edição da Euro 2024, a Inglaterra marcou dois gols — um contra a Sérvia e outro diante da Dinamarca. Jude Bellingham e Harry Kane foram os responsáveis pelos tentos.

Southgate cumprimenta Bukayo Saka após empate contra Eslovênia (Foto: Icon Sport)

Quem a Inglaterra enfrentará nas oitavas de final da Euro?

Classificada na liderança de sua chave, a Inglaterra jogará as oitavas de final em Gelsenkirchen no próximo domingo (30).

Dependendo dos resultados dos jogos desta quarta-feira (26) no Grupo F, o English Team poderá enfrentar a Holanda. Os outros possíveis adversários são do Grupo E: Romênia, Bélgica, Eslováquia ou Ucrânia — terceiro colocado desta chave.

Ainda sem adversário definido, a Inglaterra entra em campo a partir das 13h (horário de Brasília) de domingo (30), na Veltins-Arena.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo