Eurocopa 2024

Mbappé vai jogar pela França contra a Polônia? Deschamps abre o jogo sobre o ‘mascarado’

Técnico da França cita melhora do atacante, mas evita cravá-lo no time titular

Na tarde desta terça-feira (25), a partir das 13h (horário de Brasília), a França enfrenta a Polônia, no Signal Iduna Park, em jogo válido pela 3ª rodada do Grupo D da Eurocopa. Principal jogador dos Bleus, Kylian Mbappé, como de praxe, foi o assunto mais comentado na véspera da partida.

O atacante do Real Madrid fraturou o nariz na estreia da França, diante da Áustria, e ficou de fora do jogo contra a Holanda. Questionado se o camisa 10 retornará aos gramados nesta terça, Didier Deschamps desconversou. Mas deu a entender que sim.

— Ele está melhorando a cada dia. Ontem esteve no treino, o inchaço diminuiu. Está se acostumando com a máscara. Ele quer jogar, já queria contra a Holanda. E quer jogar amanhã — disse o técnico francês.

Apesar de confiante na recuperação de Mbappé, Deschamps citou a dificuldade do craque em lidar com a máscara.

— Nunca precisei jogar com uma máscara, então só imagino como é. Limita um pouco a visão. A razão do uso da máscara é para proteger o nariz, evitar certos problemas. Mas imagino que prejudique a visão. O contato é o mesmo no meio ou na ponta, não importa onde vai jogar. Estamos falando de um décimo de segundo (de visão prejudicada).

Mbappé não entrou em campo no empate contra a Holanda (Foto: Icon Sport)

Mesmo mascarado, Mbappé vem participando normalmente dos treinos da seleção francesa. No último sábado (22), inclusive, marcou dois gols e concedeu duas assistências em jogo-treino fechado contra o time sub-21 do Paderborn.

Segundo o L'Équipe, o atacante participou de 60 minutos do amistoso (cada tempo teve 30 minutos), tendo como principal desafio se adaptar ao instrumento protetor no rosto.

Poupar titulares seria o ideal? Deschamps relembra Copa de 2022

Deschamps conseguiu descansar vários titulares na última partida da França na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. Os Bleus já haviam assegurado a liderança de seu grupo e, por isso, o técnico decidiu descansar as principais peças.

O cenário desta Eurocopa é um pouco diferente. Com a vitória da Espanha sobre a Albânia, França e Holanda garantiram vaga nas oitavas de final. Entretanto, os Bleus ainda querem garantir a liderança do Grupo D.

— Seria uma situação ideal para descansar os jogadores. Em Doha fiz isso talvez em excesso, mas sabíamos que já estávamos conseguindo o primeiro lugar para as oitavas de final. Mas isso é diferente (agora), porque não sabemos se terminaremos em primeiro. Não gosto de olhar para a prancheta pensando: ‘Se isso acontecer, se isso acontecer.

Com quatro pontos conquistados, o time francês ocupa a segunda colocação da chave, atrás da Holanda por conta do critério “gols marcados” (2 x 1). Sobre tal quesito, Deschamps admitiu que seu time precisa melhorar.

— É um pouco incômodo não ter marcado depois de todas as chances que tivemos, especialmente porque tendemos a controlar o jogo muito mais do que nossos adversários. Conseguimos criar cinco ou seis oportunidades nos jogos, mas não conseguimos marcar.

Didier Deschamps em treino da França (Foto: Icon Sport)

Além da França, quais seleções já estão garantidas nas oitavas?

A rodada derradeira do Grupo B, realizada nesta segunda-feira (24), definiu o primeiro confronto das oitavas de final da Euro, além de mais seleções classificadas para o mata-mata.

Itália, que arrancou empate contra a Croácia no último minuto, ficou na segunda posição e vai enfrentar a Suíça na próxima fase.

França, Holanda e Inglaterra se beneficiaram dos resultados da chave e garantiram vaga mesmo sem entrar em campo. Todas as três seleções somam quatro pontos e já não possuem mais chances matemáticas de terminarem a fase de grupos na lanterna de seus respectivos grupos.

*Vale lembrar que os quatro melhores terceiros colocados avançam de fase na Euro 2024

Estas são as seleções já garantidas nas oitavas da Euro

  • Alemanha (1ª do Grupo A)
  • Suíça (2ª do Grupo A)
  • Espanha (1ª do Grupo B)
  • Itália (2ª do Grupo B)
  • Portugal (1º do Grupo F)
  • Inglaterra (sem posição definida)
  • Holanda (sem posição definida)
  • França (sem posição definida)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo