Eurocopa 2024

‘Sublime’: Golaço de Lamine Yamal faz imprensa francesa se render ao seu brilhantismo

Atacante de apenas 16 anos marcou seu nome na história como jogador mais jovem a anotar em uma Eurocopa

O que você, caro leitor, estava fazendo aos 16 anos? Estudando? Jogando bola na rua com os amigos, ou mesmo aquele vídeo-game em casa? Pois bem, Lamine Yamal nesta mesma idade bateu mais um recorde em sua carreira. 

A pintura marcada diante da França pela semifinal da Eurocopa rendeu a joia do Barcelona o posto de jogador mais jovem a marcar um gol na competição. 

E não foi um gol qualquer. Yamal recebeu da entrada da área, cortou para a perna esquerda, e colocou a bola no ângulo do ótimo goleiro Maignan.

Como se tivesse jogado a bola com as mãos, o gol empatou o jogo contra os franceses e abriu o caminho para a vitória da Fúria por 2 a 1.

O resultado classificou a equipe do técnico Luis de la Fuente para a decisão da Eurocopa após 12 anos. Agora, o time espanhol aguarda pela outra semifinal entre Holanda e Inglaterra para descobrir seu adversário.

A imprensa francesa se impressionou com o gol marcado por Yamal, assim como elogiou o desempenho do jovem na competição europeia.

O tradicional RMC classificou o golaço do atacante como “sublime”. Para a publicação, o empate espanhol da forma como ocorreu desestabilizou o time francês.

— Os Les Bleus foram eliminados da Euro 2024 por uma Roja superior, mas com alguns arrependimentos. O gol de Yamal foi sublime, o que quebrou os franceses, que não souberam recuperar depois do intervalo — pontuou o veículo.

Franceses destacam exibição de Lamine Yamal contra Mbappé

Outro importante jornal francês, o Le' Equipé chamou a atenção para o embate entre Mbappé e Yamal, dois protagonistas jovens do futebol mundial.

Os torcedores que acompanharam o encontro entre França e Espanha, nesta terça-feira (10), tiveram um gostinho do que está por vir.

Mbappé vestirá a camisa do Real Madrid na próxima temporada, enquanto Lamine Yamal é um dos maiores ativos do Barcelona. Portanto, os clássicos envolvendo as duas potências do futebol espanhol prometem ser quentes em campo.

Em relação ao confronto pela Eurocopa, o jornal francês destacou a idade do jogador do Barcelona, que com 16 anos chamou a responsabilidade do confronto.

Apesar da França ter aberto o placar com Kolo Muani, em bela assistência de Mbappé, os comandados de Deschamps não tiveram a eficiência para buscar o empate.

Lamine Yamal comemora golaço contra a França
Lamine Yamal comemora golaço contra a França. Foto: Icon Sport

Já o Le Parisien resumiu que os Les Bleus caíram em um confronto complicado, considerando a Espanha um time muito melhor. A coluna Le Figaro destacou que a Fúria era muito superior à equipe francesa.

Além disso, a publicação pontuou que Lamine Yamal fez Mbappé parecer um jogador cansado e já velho, pela dificuldade do futuro atacante do Real Madrid em marcá-lo.

— A Espanha era muito forte, o milagre francês (logicamente) acabou. La Roja foi muito melhor e a França foi logicamente varrida. Os espanhóis eram mais técnicos, mais criativos, mais brilhantes, mais frescos e mais talentosos. Lamine Yamal, por exemplo, com 16 anos, fez Mbappé, de 25, parecer um velho veterano — pontuou o jornal.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo