Eurocopa 2024

Eurocopa: Espanha pode sofrer punição por conta da idade de Yamal

Lei alemã proíbe que jovens menores de 18 anos trabalhem após ás 23h

Lamine Yamal é um dos nomes mais promissores do futebol espanhol dos últimos anos. Contudo, sua idade pode trazer um problema um tanto inusitado para a seleção da Espanha durante a disputa da Eurocopa.

Acontece que o atacante do Barcelona tem apenas 16 anos. Segundo informações do jornal alemão Bild, a lei alemã, proíbe a atividade de jovens menores de 18 anos após as 20h (horário local).

O horário é estendido até às 23h no caso de atletas, caso de Lamine Yamal. Embora os jogos da Eurocopa terminem antes do horário limite (23h), outras atividades como tempo de vestiário e entrevistas podem ser inclusas, o que ultrapassaria o tempo delimitado.

Yamal foi titular nos confrontos diante da Croácia e da Itália. Nestes jogos, o jovem ultrapassou o limite de horário estipulado pela lei alemã.

No entanto, as autoridades locais ainda não tomaram nenhuma medida contra este tipo de incidente. Caso a Real Federação Espanhola seja multada por conta desta infração, terá de pagar um valor equivalente à 30 mil euros (R$ 174 mil reais aproximadamente).

Yamal é o jogador mais novo a atuar em uma Eurocopa

Apesar do problema legislativo que a presença de Yamal pode trazer, aparentemente a entidade principal do futebol espanhol parece não se importar muito, tendo em vista a qualidade apresentada pelo atacante do Barcelona.

Insinuante, criativo e muito habilidoso, Yamal é um dos principais destaques da Espanha na disputa da Eurocopa. O jogador se tornou o atleta mais novo a disputar a competição na história.

Com 16 anos e 11 meses, o jogador espanhol superou a marca do polonês Kacper Kozłowski, da Polônia, que na última Euro, em 2021, tinha 17 anos e 246 dias quando enfrentou a Espanha.

Lamine Yamal completará 17 anos no dia 13 de julho, um dia antes da data marcada para a final da atual edição. Em dois jogos na competição, o atacante contribuiu com uma assistência.

Na estreia da Espanha diante da Croácia, em vitória da Fúria por 3 a 0, o jovem do Barcelona deu bela assistência para o gol de Carvajal.

Caso Yamal marque um gol nesta Euro, baterá o recorde de jogador mais novo a balançar as redes na competição europeia.

Até o momento, o atleta mais jovem a conseguir marcar um gol na competição é o suíço Johan Vonlanthen, que na Euro de 2004, disputada em Portugal, marcou diante da França com 18 anos e 141 dias.

Desempenho de Yamal pela Seleção da Espanha

Convocado pela primeira vez para a seleção da Espanha em setembro de 2023, Lamine Yamal marcou um gol em sua estreia na goleada de 7 a 1 diante da Geórgia, em jogo válido pelas Eliminatórias da Euro.

Em nove jogos disputados pelo seu país, o atacante de 16 anos marcou dois gols e contribuiu com outras duas assistências.

Avaliado em 90 milhões de euros, Yamal é um dos jovens mais valiosos do atual cenário do futebol mundial, e trunfo do barcelona para as próximas temporadas.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo