Craque afirma que desempenho ruim da Inglaterra é culpa de Guardiola
English Team encara a Eslováquia pelas oitavas de final da competição continental neste domingo

A Inglaterra possui uma das equipes mais talentosas desta edição da Eurocopa. No entanto, não mostrou a que veio ainda na competição, e é alvo recorrente de críticas.
As principais reclamações acerca do desempenho inglês passam principalmente pelas escolhas do técnico Gareth Southgate, e seu estilo de jogo.
Apesar de nomes como Bellingham, Foden, Kane, entre outros, o English Team jogou de forma muito reativa nestes três primeiros compromissos da equipe na Euro, irritando o torcedor, e decepcionando a imprensa.
Wayne Rooney, ídolo do Manchester United, e um dos maiores atacantes do futebol inglês, vai ainda mais longe nas críticas.
Para o jogador, o estilo de jogo de Pep Guardiola, pautado na troca de passes, é o principal culpado pelo desempenho abaixo da média da equipe inglesa.
Em entrevista para a BBC, Rooney afirmou que as jogadas pelos lados do campo não são mais direcionadas para a área. Todas as equipes tentam marcar o “gol perfeito”, sem arriscar tantas finalizações, o que prejudicaria em tese o jogo.
— Seleções como Bélgica, Inglaterra e Holanda têm o problema de que todo mundo quer jogar combinando. Mesmo com um jogador como Doku, que joga por fora, os cruzamentos não vão mais para a área. O jogo é muito mais posicional. Todo mundo tenta fazer o gol perfeito. Acho que isso é culpa do Pep (Guardiola). Ele trouxe esse pensamento — disse o ex-atacante à BBC.
Ex-jogadores da Inglaterra criticam o trabalho de Gareth Southgate
O treinador inglês compreende que seu trabalho a frente da Inglaterra está por um fio. Após a primeira fase abaixo da média, nem mesmo uma classificação para a decisão parece salvar o treinador de uma demissão eminente.
Além de Rooney, outros ex-jogadores também criticaram o trabalho do comandante da seleção inglesa durante esta Eurocopa.
Nomes como Alan Shearer e Gary Lineker também trabalham como comentaristas na BBC junto a Rooney, e concordam com a opinião do ex-atacante de que o trabalho de Southgate é ruim.

O ex-atacante do Newcastle, por exemplo, rebateu os comentários de Harry Kane, que não gostou das críticas recebidas após a primeira fase.
Na opinião de Shearer, o nível apresentado pela Inglaterra nesta primeira fase foi terrível, e ainda reiterou os comentários negativos.
A Inglaterra foi realmente pobre. Acho que a grande maioria do país sabe disso, quase não houve pontos positivos, e temos que dizer isso. Se a Inglaterra tivesse sido brilhante, diríamos que eles foram brilhantes, é assim que as coisas são”, se posicionou Alan Shearer
— A Inglaterra foi realmente pobre. Acho que a grande maioria do país sabe disso, quase não houve pontos positivos, e temos que dizer isso. Se a Inglaterra tivesse sido brilhante, diríamos que eles foram brilhantes, é assim que as coisas são — colocou Shearer.